Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

PROTEÇÃO ANIMAL

Novo sistema
Nossa visão sobre alimentação ‘justa’ não se restringe ao ‘ato’ de ‘alimentar-se’, a ‘prática’ da alimentação é decorrente de uma visão global relacionada com justiça como condição imprescindível para a paz.”
Nossa visão sobre alimentação ‘justa’ não se restringe ao ‘ato’ de ‘alimentar-se’, a ‘prática’ da alimentação é decorrente de uma visão global relacionada com justiça como condição imprescindível para a paz.”
“A Publicidade é um cadáver que nos sorri” do famoso fotógrafo e publicitário Oliviero Toscani,
consciência animal.
temos a função de limitar o número de animais que vêm a um mundo que não os recebe bem.
Porque nós não vamos direto à raiz e dizemos que o problema é a própria Máquina que é esse sistema social. O que eu quero dizer é que as máquinas são manifestações físicas do sistema social e o que uma máquina faz é converter materiais brutos em poder em contraste com seres vivos convertendo materiais brutos em vida e o que uma máquina faz é converter materiais brutos em poder e é isso o que toda essa cultura faz. É por isso que essa cultura tem subjugado outras culturas.
comida de Frankestein,
Ingrid Newkirk, presidente da PETA, a maior organização dos direitos animais no mundo.
"Carne não é necessária ou saudável. Nós não precisamos comer," diz Amy Lanou, PhD, cientista senior de nutrição para o Comitê de Físicos para a Medicina Responsável em Washington DC. "Se nós como um país não dermos os maiores passos em evitar alimentos com base animal, nós não iremos ver pessoas mais saudáveis ou um declínio nas doenças crônicas." "Carne não é necessária ou saudável. Nós não precisamos comer," diz Amy Lanou, PhD, cientista senior de nutrição para o Comitê de Físicos para a Medicina Responsável em Washington DC. "Se nós como um país não dermos os maiores passos em evitar alimentos com base animal, nós não iremos ver pessoas mais saudáveis ou um declínio nas doenças crônicas." Toda esta tierra sobreexplotada se utiliza para alimentar animales".
O psicólogo Fernando Carneiro Travi, um dos maiores nomes do higienismo no país, pensa da seguinte maneira: "A pessoa que morre doente é obrigada a entregar o corpo antes da hora, mas aquele que vive de acordo com as leis da natureza vai até o fim e morre saudável".
OS ANIMAIS, OS NOVOS ESCRAVOS, SUCEDEM O PROLETARIADO
Desenvolvendo o tema inicial, a Peta, em outra página, fala dos índios americanos como mote: "Colonos vieram para a América para escapar da tirania, mas imediatamente começaram a tiranizar os povos nativos americanos. Hoje nós casualmente exterminamos e desterramos animais que não querem nada além de continuar a construir os seus lares e criar as suas famílias nas terras que eles têm habitado por milhares de anos.""O Novo Abolicionismo: Capitalismo, Escravismo e Liberação Animal", que começa explicitando suas bases teóricas gerais: "Organizado em torno do lucro e dos imperativos do poder, o capitalismo é um sistema de escravidão, exploração, hierarquia de classes, desigualdade, violência e trabalho forçado".
Best dá o pulo do gato: "Porém, mais de um século após a libertação dos negros nos anos 1880, a escravidão novamente emergiu como um ponto de debate e luta, enquanto a preocupação da sociedade transita de escravos humanos para animais, e um novo abolicionismo, que busca a libertação dos animais, surge como um ponto de ignição para a evolução moral e a transformação social"."bem-estar") animal: "Não é incomum que um racista argumente que a escravidão foi benéfica para os negros porque eles eram biologicamente despreparados para a liberdade. De modo similar, gestores de grandes fazendas dizem que porcos, bezerros e frangos estão melhores em condições de confinamento intenso do que estariam em seu habitat natural".
cinco princípios éticos para uma escolha consciente na hora das refeições: transparência, equilíbrio, humanidade, responsabilidade social e necessidade.
Como reclamar da violência que assola o planeta, se ela começa durante o nosso simples almoço de cada dia? Pense nisso, para um mundo melhor para os animais, para nós e nossos filhos e para o planeta.
— Ninguém decide desmatar de uma hora para a outra. É uma morte anunciada. A gente sabe para onde eles estão indo. É nos municípios onde mais se desmata — São Félix do Xingu, Conceição do Araguaia, Marabá, Redenção, Cumaru do Norte, Ourilândia, Palestina do Pará — que se encontra o cinturão da carne — comenta Beto.
— São Félix do Xingu é um caso muito interessante: a cidade é uma das maiores criadoras de gado, é recordista em desmatamento acumulado e uma das recordistas em ação de trabalho escravo — diz Leonardo Sakamoto, da ONG Repórter Brasil. Ele registra que 62% dos casos de trabalho escravo acontecem nas fazendas de pecuária.
Que o peixe morre pela boca todo o mundo sabe
A comida industrializada é uma fábrica de doenças. Isso por conta dos aditivos, corantes, açúcares e gorduras adicionadas no processo.

DIVULGAR

Convite
Uma nova ética é possível!
Agencia Humanidade, Prevenção à Violência e o Bem Estar Social, tem o prazer de comunicarlhe o lançamento de seu site www.agenciahumanidade.com
E convida a comunidade a participar do mesmo agenciahumanidade@gmail.com
Atenciosamente, Dario Correa.
fa[1]
[1] Fazer cartaze e distribuilo nos ciber e comercio e escolas e universidade.

PESQUISA VIRTUAL

“O Sistema”
Mercosul: integração de mercadorias, não de pessoas
Talvez seja só um detalhe, mas se as pessoas comessem mais lentamente e mastigassem os alimentos por mais tempo, a quantidade de alimentos necessários seria muito menor. Nossa visão sobre alimentação ‘justa’ não se restringe ao ‘ato’ de ‘alimentar-se’, a ‘prática’ da alimentação é decorrente de uma visão global relacionada com justiça como condição imprescindível para a paz.”
No Brasil, as estatísticas tratam do ‘ano agrícola 2003-2004’. Dependendo da região, o plantio é realizado nos meses de setembro a dezembro, e a colheita nos meses de março a maio. Os dados sobre desmatamento são coletados no mesmo período. Em 2003-2004: 26.130 km2; em 2002-2003: 24.597 km2. O pior ano para a floresta amazônica foi: 1994-1995, com 29 mil km2 de desmatamento. No ‘ano de desmatamento’ 2003-2004, mais de 70% dos cortes de árvores ocorreu no período de maio a julho de 2004. Quase metade do desmatamento foi realizado no Mato Grosso, ‘reino’ do imperador da soja Blairo Maggi: 12.576 km2 para sermos exatos. Somente 4.176 km2 destes foram autorizados pelo governo federal.
[‘Sugestões para uma alimentação justa e saudável’
[Para quem quer ir passo a passo: De uma alimentação consumidora de terra e energia, poluidora do ar e do solo, que nos fazem adoecer, para uma alimentação restauradora e pura’] 1995.
Do abrigo antinuclear para a esterqueira
continuamos a gastar combustível para transportar – por todo o globo – as matérias-primas para ração animal, depois a carne produzida e, por fim, o esterco ‘in natura’ ou na forma de adubo orgânico granulado.
fez, e continua fazendo, um excelente trabalho de desmascaramento. Leia,
nosso tema: soja, soja e mais soja!
é um centro espiritual-ecológico único. Nesta tarde vamos falar sobre nossa ‘pegada’ ecológica, tendo como exemplo o consumo excessivo de carne e o uso de carros particulares.
como óleo para frituras, mas para os caminhões da cooperativa agrícola.”
O fato é que o senhor Diesel fez rodar seu primeiro veículo usando como combustível óleo vegetal…
O fato é que o senhor Diesel fez rodar seu primeiro veículo usando como combustível óleo vegetal…
E viva a (agro)biodiversidade!
38,6 milhões de brasileiros estão acima do peso. Isto representa 40,6% da população adulta. Cerca de 10,5 milhões de pessoas já podem ser consideradas realmente obesas. O tema vem sendo explorado há várias semanas no programa dominical ‘Fantástico’.
Mesmo sendo o Brasil a terra da soja, os produtos de soja continuam tendo um baixo consumo na média dos domicílios. Na classe média, a utilização de produtos de soja fica abaixo de 5%. Entre os pobres, o consumo é praticamente zero,
Uma outra tendência no Brasil é alimentar-se de maneira cada vez menos saudável do que o habitual. Há séculos os brasileiros consomem muito açúcar e doces.
“Um jovem pesquisador no Rio Grande do Sul descobriu que a adição de soja ao chocolate reduz o envelhecimento. E… não engorda!”
“Um jovem pesquisador no Rio Grande do Sul descobriu que a adição de soja ao chocolate reduz o envelhecimento. E… não engorda!”
governo (fraco e ausente)
O assassinato da irmã Dorothy Stang colocou o fenômeno ‘grilagem’, de maneira dolorosa, de volta na agenda política. Segundo o governo federal, 12% do território nacional teria sido ocupado ilegalmente. Isto representa cerca de 100 milhões de hectares, comparável com toda a América Central e México juntos.
O modo ideal de eliminar a madeira excedente ou ilegal é, simplesmente, botar fogo em tudo. Cerca de 74% de todo o CO2 emitido pelo Brasil é oriundo de incêndios florestais, queima de pastos e da cana-de-açúcar.
Plantadores de soja: “Nós não temos nada com os desmatamentos!”
mudado de ‘sustentável’ para ‘responsável’
a soja acelera o desmatamento.
Moacir Pires, assessor para Meio Ambiente no Mato Grosso: “Plantar soja é como garimpar ouro. Quando o preço do ouro sobe, as pessoas são atraídas para o garimpo. O mesmo fenômeno ocorre com a soja.”
Legalmente eles têm que manter 20% da área com florestas.
Vamos manter as esperanças, contra o desespero e a falta de tempo.

Eu odeio celulares
leio num jornal regional: “50 milhões de brasileiros precisam sobreviver com menos de R$ 100 ao mês.”
Hidrelétricas e miséria social
poderá produzir 18 litros de suco de soja com um quilo de grãos. O resíduo protéico entrará, em até 30%, na composição do pão e do macarrão. Logo o macarrão será composto em 50% desta proteína de soja. No futuro, o suco de soja será misturado com suco de frutas.
Itaipu – que desde 1985, já provocou uma série de problemas ambientais e sociais –
a maioria desconversa e apresenta o argumento surrado de sempre: “precisamos produzir mais para acabar com a fome do mundo”.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957): “Às vezes é preciso mudar alguma coisa para que tudo fique como está.” Em espanhol, também se usa ‘gatoverdismo’ – propor pequenas mudanças, trocando seis por meia dúzia.
Em tupi-guarani, itaipu significa ‘pedra que canta’. Pela construção da barragem de Itaipu, porém, a pedra ‘itaipu’ foi submersa, bem como a bela região de Sete Quedas. Os Guarani foram expulsos e milhares de agricultores perderam suas terras. Este foi um dos fatos que levou à criação, em 1984, do MST. Tal destruição só pôde ser idealizada por uma ditadura militar. Um objetivo secundário dos militares era, portanto, estratégico-militar: se abrissem totalmente as comportas da barragem, seria possível inundar a cidade Buenos Aires, localizada milhares de quilômetros rio abaixo.
Os brasileiros continuam possuindo um traço megalomaníaco. Assim como os norte-americanos, eles gostam de ser o ‘Número Um’. Agora, com uma nova barragem, a China ameaça desbancá-los nesta corrida pelo primeiro lugar. Por isso estão sendo construídos mais dois gigantescos geradores, que entrarão em funcionamento em setembro de 2005. É claaaaro que é por causa do aumento na demanda de energia.!?
Luc Vankrunkelsven
“Qual é o sonho de um agricultor?”
“Isso mesmo: um trator, uma colhedeira e muita produção! O homem médio quer produzir para o mercado e, se possível, para o mercado internacional.”
A agroecologia representa preservação e recuperação da diversidade da natureza e da agrodiversidade na propriedade.
policultura’ do que ‘monocultura’.”
pensando em agrobiodiversidade na policultura,
Não, produção para consumo próprio é o primeiro passo fundamental na luta contra o capitalismo.
No modelo dominante, soja é a cultura da morte. Vocês defendem a cultura da vida! Sua terra deve estar viva, não morta.
a ligação entre a indústria da guerra e a agricultura baseada em produtos químicos. (3)
são necessários quatro quilos de ração para um quilo de carne;
“Após a 1a Guerra Mundial havia um grande excedente de explosivos e resíduos da guerra química. Estes produtos foram, massivamente, convertidos para uso agrícola, fazendo com que, nos 20 anos seguintes, houvesse um excedente na produção e alimentos e os preços despencassem. Este cenário foi uma das principais causas da depressão econômica da década de 30 do século XX.
E por que tanto alimento? Quando você aplica, pela primeira vez, adubos químicos (especialmente adubos nitrogenados) num solo rico em matéria orgânica, estes ‘queimam’ o húmus, resultando em produções elevadas. Depois de dois a três anos ocorre um declínio, mas aí o agricultor já está dependente da adubação química para manter as produções.
“Após a 2a Guerra Mundial aconteceu o mesmo, mas nesta ocasião a ciência já havia avançado na química molecular. Eis que podiam ser criados os agrotóxicos. Pois, o que é que acontece quando você fornece adubos químicos nitrogenados à planta? Além de crescer mais, a planta produz maior quantidade de aminoácidos, o que aumenta o ataque dos insetos e doenças, que são especializados no consumo de aminoácidos.
A fome no mundo é um problema político e falta de distribuição de renda.
Eles drenam as áreas e plantam soja até nas margens dos rios. Se você diz que isso é ilegal, eles riem na tua cara. Lucro imediato é a única coisa que interessa. E agora, sobraram para nós os rios envenenados e secos.”
‘não comer carne’ é muito ameaçador numa cultura carnívora, da qual a cultura gaúcha é uma representante por excelência.”
‘não comer carne’ é muito ameaçador numa cultura carnívora, da qual a cultura gaúcha é uma representante por excelência.”
Como um peixe não se dá conta de que está vivo graças à água que o rodeia, assim o brasileiro de classe média está mergulhado na abundância que seu país o oferece.
além de carne, os brasileiros consomem muitos doces.
além de carne, os brasileiros consomem muitos doces.
Por exemplo, a quantidade de terras e alimentos necessária, por ano, para manter uma vaca daria para alimentar 40 pessoas.
O DVD ‘O Ouro Verde’, da Articulação Soja da Holanda, mostra, de maneira contundente, a relação entre o avanço dos megaplantios de soja e a expulsão da população autóctone. As imagens mostram os povos encurralados, ainda vivem na floresta – mas a floresta está rodeada de lavouras de soja. Lavouras de soja que envenenam os rios dos quais essas pessoas dependem para viver.
Muitos grupos foram simplesmente expulsos por grandes empresas, freqüentemente estrangeiras. Pessoas como Dom Pedro Casaldáliga tentaram, durante anos, denunciar esta situação para o mundo.
Crianças que morrem cercadas por um mar de proteínas.
Será que um outro mundo não é possível?
Por exemplo, um mundo no qual a soja seja utilizada para consumo humano sem destruir as condições de vida de povos inteiros?

Acho que eu não conseguiria escrever uma crônica sobre esse tema. Se bem que…
A ‘Folha de S. Paulo’ informou hoje que o ‘excedente de mulheres’ tem aumentado assustadoramente. Em 1992, havia – numa população de 145 milhões de brasileiros – um excedente de 2,7 milhões de mulheres; já em 2003, ‘sobram’ 4,3 milhões de mulheres numa população de 174 milhões de pessoas. Um crescimento de 57%.
Razão: os homens são mais vitimados por acidentes e crimes. Não se trata de um ‘excedente de mulheres’ numa população mais velha. Ao contrário, na faixa etária de 20 a 24 anos, a causa de morte por atores externos (assassinato, acidente ou outros) cresceu 52,1% no período de 1980 a 2003 (de 121 para 184 vítimas a cada 100 mil homens).

‘Dumping’
China e Brasil estão se tornando – cada vez mais – vasos comunicantes: na China falta terra e água para alimentar a população; o Brasil possui ambos em abundância.
O Brasil tem um excedente de mulheres? Sem problema! A China tem um excedente de homens.
O Brasil tem minério de ferro. A China vem construir as ferrovias, através da cordilheira dos Andes, para que a soja chegue mais barata a seus frangos, patos e suínos.
E Carlos Heitor Cony?
Em sua coluna, ele se indignou porque ninguém mais se indignava. Enquanto nos outros anos as escolas de samba representaram a importância da Amazônia, este ano foi a vez do ‘Samba do desmatamento’. Do agronegócio. Para criar, nas cidades, aceitação da invasão do agronegócio no campo. Carlos indignou-se com o fato de que fazendeiros, grileiros e madeireiros, no Pará, podem simplesmente derrubar a floresta em terras que pertencem à União. Assim, sem mais nem menos. “Por que não existe um dia nacional da indignação?” exclamou ele.
Alguns dias depois, neste mesmo Pará, foi assassinada a freira norte-americana Dorothy Stang. Assim como, semanalmente, são assassinados brasileiros anônimos. Seus nomes mal são lembrados...
Oscar Niemeyer, 97 anos, comunista, amigo de Fidel Castro, ainda trabalhando como arquiteto. Ele ensinou o povo a morar.
Para Coca-Cola, o Brasil é o terceiro mercado consumidor, depois dos Estados Unidos e do México.
o lençol freático em Santa Catarina – a “Suíça brasileira” – está gravemente ameaçado.
A legislação é ótima, mas a fiscalização é pequena.
Um país que conta com boa legislação ambiental, mas cujo cumprimento não é fiscalizado.
‘religare’ significa reunir. Reunir-se com homens, com animais, com a natureza, com os elementos. Com o Sagrado. Vida, enraizada na terra. Terra. Com os pés no chão.
Tudo pelo deus ‘dólar’, com seu lema orgulhoso: ‘In God we trust’ [Confiamos em Deus].
2004-05
Ninguém fala das montanhas desprovidas de vegetação. Afinal, os gregos já permitiram – há 2500 anos – que suas terras férteis fossem parar no mar e, sim, a Península Ibérica também já foi desmatada há 2 mil anos atrás!
Antropocêntrico?
É, o homem como o centro, mas o homem empreendedor, que subjuga as pessoas com menos recursos e a natureza indefesa. Transforma-os em escravos e os explora.
Eurocêntrico?
Sim, a Europa como o centro: a Europa que ‘descobriu’ outros continentes e, em seguida, os usou para seu próprio enriquecimento.
Será que ouço você suspirar: “Isto é história. Passado!”?
… Será que não há algo como escravidão de sementes, água, solo, árvores, ervas, ar, insetos, bactérias, ecossistemas, cavalos, vacas, galinhas?
Julgar, aprender a julgar: analisar sem buscar culpados.
Agir, aprender a agir: entrar em ação de coração, de corpo e alma.
Mas não se preocupem: o agronegócio é o setor que mais cresce na economia brasileira.
Só no estado do Paraná, morreram no mesmo período – janeiro a julho de 2004 – 19 pessoas devido ao uso excessivo de agrotóxicos.
Os portugueses eram, primariamente, piratas que queriam dominar os sete mares, lutando contra os holandeses, franceses, espanhóis e ingleses.
devido à união da cruz e da espada, eles haviam batizado a terra, inicialmente, de ‘Terra da Santa Cruz’. Depois de terem derrubado praticamente toda a madeira, foram feitos, no Nordeste, grandes plantações de cana-de-açúcar.
Oficialmente, o Brasil somente aboliu a escravidão em 1888.
O Brasil tem hoje 180 milhões de habitantes. É de se perguntar se os trabalhadores rurais e os 44 milhões de brasileiros subnutridos estão em melhor situação do que os escravos no século XIX. Afinal, um escravo era um investimento e era bem tratado, como um cavalo é bem cuidado para que possa realizar seu trabalho.
Agora, em 2004, observa-se os pobres revirarem as latas de lixo à procura de comida ou latinhas para reciclar.
Escravidão de corpos humanos e do corpo Terra
Atualmente, cerca de 90% da soja neste estado é transgênica. O cultivo de soja orgânica tornou-se quase impossível. Além disso, eles sentem a compulsão missionária de divulgar, para todo o Brasil, os benefícios da soja. Como descendentes de europeus – principalmente, de alemães e italianos – eles se sentem enviados. Como ‘missionários’, eles derrubam as florestas desde o Centro-Oeste até a Amazônia.
Alienação completa e generalizada.
Será que um outro mundo realmente é possível?
Cordiais saudações,
Luc Vankrunkelsven”
ASIL – o governo Lula tem como meta ser auto-suficiente em energia até 2006.
5555555555555555555555555555555555555555555555555555555
Eu sou a favor dos DA bem como os direitos humanos. Esse é o caminho de um ser humano completo. Abraham Lincoln (Décimo sexto presidente americano)
[Dias chegarão em que] toda as formas de vida ... vão poder participar de um julgamento - o pica-pau bem como o coiote e o urso, os lemingues bem como a truta nos rios. William O. Douglas (recente juiz da Suprema Corte americana)
Comida vegetariana reduz aquecimento global, diz Paul McCartney
seminário Alimentação Ética, Sustentável e Saudável.
palestras sobre meio ambiente, direitos animais e vegetarianismo.
Marly Winckler
nossos governantes deviam levar em conta a vantagem de baixar o índice de casos de diabetes, câncer e doenças cardíacas e, assim, ter um SUS menos sobrecarregado.
“Às vezes a gente se move pela dor, às vezes pelo amor. Mas tanto faz, quando se chega no mesmo lugar”,
Produtos Orgânicos e Agroecologia
Edivar Lavratti, diretor regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Ribeirão Preto, conta que, na época dos barões do café, algumas pessoas ainda eram mantidas no campo como pequenos arrendatários que cuidavam da lavoura. “A partir do Programa Brasileiro de Álcool (PROÁLCOOL) essa realidade se transformou por duas vias: uma foi a retirada das colônias das fazendas e outra a migração de nordestinos. Ribeirão Preto sofreu um impacto muito grande na década de 1980. Houve uma enxurrada de pessoas para cá em busca de serviço. Atualmente, não só houve um aumento do número de favelas, mas também das agrovilas do agronegócio”, denuncia.
São necessários de 7 a 9 quilos de soja para produzir 1 quilo de carne. Essa é uma dieta que tem um desperdício embutido muito grande num mundo onde existe fome. Um quinto da população é desnutrida e tem muita morte por causa da fome. A cada dois segundos morre uma criança de fome. Isto é uma realidade. Hoje, temos abundância de alimentos. É uma questão mais política de distribuição.
“...a dieta baseada na carne tem um desperdício muito grande num mundo onde existe fome”.


Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Karl MaNão é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Karl Marxrx
Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.

"Minha missão aqui na Terra é, antes de tudo, promover o vegetarianismo como saída para a salvação da economia e da saúde."
Minha missão aqui na terra é, antes de tudo, promover um projeto de lei como saída para salvação da economia e da saúde.
o espírito de Deus está em cada coisa viva - nas árvores, nos animais, na natureza. Estou sempre do lado dos bichos. Sabe por quê? O homem será sempre um cretino quando tiver dinheiro envolvido. E uma coisa é certa: se todo mundo fosse vegetariano, resolveríamos os problemas do mundo, pois mudaríamos a economia para melhor.
Não dá para mudar o mundo sem filosofia e ética.
Em termos genéricos, é menos eficiente produzir carne que produzir vegetais.
. A partir do momento em que se admite que comer carne é desnecessário, e que é uma crueldade matar um animal quando na verdade você não precisa fazer isso, surge um posicionamento moral diferente.
No momento, o maior motivo para deixar de consumir carne é a destruição da Floresta Amazônica. O desmatamento está servindo ao plantio de soja e outros grãos. Sendo que 80% da soja brasileira é destinada à alimentação animal. Essencialmente, estamos financiando a destruição da Floresta Amazônica ao comer o máximo de carne que conseguimos. Se nos preocupamos com a preservação da floresta e com o aquecimento global, devemos limitar o consumo de carne.
Porque eu sinto que a comida vegetariana é melhor, de melhor qualidade. Nós comemos carne porque é esta a forma como fomos educados
poderíamos dizer que não fomos nada humanos.
Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio. Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio. Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Se tornar vegetariano também por razões éticas?
A ética é parte da razão
Caça, que por definição é somente perseguir e matar animais, é evidentemente, completamente anti-ético. Caça, que por definição é somente perseguir e matar animais, é evidentemente, completamente anti-ético. Pergunta: De onde o sr. acha que se origina esse tratamento brutal dispensado aos animais. Resposta: Vem do baixo nível de conscientização das pessoas. Animais são criaturas vivas com sentimentos.
As religiões falam freqüentemente do respeito à vida, mas somente a vida humana e as vezes nem esta.
Contemplando a Idade Média, os católicos proclamaram por um longo período que os Índios Pele Vermelha, escravizados pelos espanhóis e portugueses não possuíam alma. Isto significa que eles não eram tratados como criaturas vivas com sentimentos. Depois mudaram de idéia proclamando que os negros não tinham alma. Seguiram-se séculos de escravidão negra. Tudo isso aconteceu com a benção da Igreja.
Resposta: Jesus viraria na cova ao saber que uma matança em massa de animais estaria em andamento a cada ano em seu nome. Sua libertação está baseada no respeito absoluto pela vida e é muito difícil imaginar que ele aceitaria que milhões de criaturas vivas seriam mortas em sua honra. Tolstoi disse “Enquanto houver abatedouros haverá guerras”.
Resposta: Se a consciência de uma pessoa for altamente desenvolvida, ela não matará nem será cruel para com os animais. Você não espera que alguém assim vá para a guerra ou que mate por lucro. Pessoas que não matam e não se alimentam de animais tem uma chance maior de achar um meio de viver em paz e harmonia. Tudo está interconectado na consciência. Num nível mais elevado uma coisa vem com a outra. É na conscientização das pessoas que está a chave.
Pergunta: Como que os políticos vêem isto? Resposta: Os políticos não têm mais consciência disso do que a maioria das pessoas. Tenho notado que em muitos casos pessoas comuns estão à frente dos políticos. Vemos muitas organizações não governamentais patrocinando causas que não são prioridades dos governos. Seja na nossa forma de lidar com animais, meio ambiente ou mudanças climáticas. Essa iniciativa para mudar vem de pessoas comuns da sociedade. Quando a massa crítica da sociedade aceita uma idéia, quando a maioria do povo espera e exige mudanças, os políticos responderão. Infelizmente, os políticos não são os que encorajam as pessoas a se conscientizarem, ao contrário, eles seguem a opinião pública do momento. Quando eles percebem perda de apoio popular eles reavaliam suas prioridades.
Pergunta: Existem pessoas que se dizem amantes dos animais, mas ao mesmo tempo comem carne. Será que elas realmente podem amar os animais? Resposta: Eu acho que as pessoas amam os animais, seus bichos de estimação, mas de alguma forma automática comem outros animais. Se elas tivessem de abater uma vaca para ter um bife, pensariam duas vezes. Os produtos feitos de carne são tão alterados na sua aparência que as pessoas não os associam com verdadeiros animais. O vegetarianismo aumentaria a chance de sobrevida da humanidade à longo prazo
Dr. Janez Drnovšek, Presidente da Republica da Eslovênia, fala sobre vegetarianismo e direito dos animais.
Nina Rosa - Até pouco tempo atrás se considerava que os negros escravos não tinham alma, nem direitos. Afinal, eles eram criados para ser escravos.Lógico que esses conceitos e idéias provêm dos que estão lucrando com o agronegócio. Será que uma criança da Nigéria tem direitos e necessidades diferentes de uma criança de qualquer outra nacionalidade ou cor? Todas sentem fome, medo, dor, igualmente. O mesmo com todas as espécies de animais senscientes, das quais fazemos parte.
Nina Rosa - O texto explicativo é extenso, vou apenas transcrever que "por serem vistas voando livres, as abelhas são consideradas isentas das crueldades comuns na indústria agrícola. No entanto, elas passam por rotina de exames e manejos, regimes alimentares artificiais, drogas e tratamentos por pesticidas, manipulação genética, inseminação artificial, transporte (por ar, trilhos ou estradas) e morte. As abelhas rainhas são inseminadas artificialmente com esperma obtido de abelhas decapitadas. Têm as asas cortadas para prevenir os enxames, que são a maneira natural de reprodução..." Francamente, prefiro o melado de cana!
"não como carne, pelos animais". N
"Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por "Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por motivos éticos ou higiênicos.
"Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por motivos éticos ou higiênicos.
Assim, bens mundanos terão menos apelo ao monge e "ele terá maior liberdade espiritual para dedicar-se às coisas do Espírito e de Deus". A abstinência de carne era considerada mais importante nos tempos antigos; atualmente não é parte essencial da vida cisterciense. Nos países onde outros alimentos básicos são mais difíceis de obter do que a carne, como na Argentina, por exemplo, e partes da África, os monges comem carne normalmente.
Numerodos outros líderes do cristianismo, como São David, patrono do País de Gales, que morreu em cerca de 588, São Francisco de Asis, que morreu em 1226 e Santa Clara, que morreu em 1253; não comiam carne. Entretanto o peixe nunca foi proibido.
Mais tarde, no capítulo50, o peixe é mencionado: "Mas o santo bispo Dewi, prevendo isto com espírito profético, disse aos irmãos: "No dia de hojem meus irmãos, homens muito santos estão nos visitando. Acolham-nos alegremente e para sua refeição preparem peixe além de pão e água".Excertos de The English: A Social History 1066-1945, de C. Hibbert, Grafton Books. Este foi um período em que o monasticismo floresceu de forma vantajosa e rentosa na Inglaterra, muitos monastérios eram centros de aprendizado e de arte, Neles nobres crônicas eram compiladas e belamente iluminadas; caridade e hospitalidade eram dispensadas; abades eram chamados para emprestar sua sabedoria aos governantes do país; reis e nobres doavam terras e dinheiro para casas respeitadas e esperavam em troca salvar suas almas; edifícios esplêndidos foram erguidos; a indústria da lã se espandiu, pois as ovelhas, sob os cuidados dos monges, cobriam as pastagens dos vales.
Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano.
Não sou vegetariano e gostaria q todo mundo se tornasse vegetariano.
Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano. Deveríamos criar uma regra que nenhuma comida não-vegetariana deveria fazer parte do cardápio das universidades, pois matar e praticar a violência em nome da alimentação é tão feio e desumano que não se pode esperar que essas pessoas se comportem de uma maneira amorosa, sensível, humana. A alimentação não-vegetariana é uma das causas básicas de toda a sociedade estar em uma luta praticamente contínua. Ela o torna insensível, duro, como uma rocha, e cria raiva e violência em você, o que pode ser facilmente evitado. Há milhões de pessoas que nunca pensaram no vegetarianismo. Desde a infância elas contribuem com o assassinato de animais. Isso não é diferente do canibalismo. E, desde Charles Darwin, é um fato absolutamente científico que o ser humano evoluiu dos animais; então, você está matando seus próprios antepassados, e os devorando com alegria. Não faça algo tão maldoso!
Vocês cresceram em famílias que não se preocupavam com o que vocês comiam. Desde o começo, tudo o que lhes era dado, vocês aceitavam. Vocês se acostumaram com isso. Essa é uma das razões de que o maior número de iluminados aconteceu na Índia, pois este é o único país em que as pessoas são vegetarianas. Na Índia, também existem não-vegetarianos, mas, de não-vegetarianos, nenhuma pessoa se iluminou.
O caso é semelhante no Ocidente. Isto fere seus condicionamentos, mas a verdade é que Moisés, Elias e Jesus não são nada, comparados com Gautama Buda, Vardhamana, Mahavira, Shankara e Nagarjuna, simplesmente nada. Seu florescimento, sua elevação... A distância entre Jesus e Gautama Buda é tão grande pela simples razão de que essas pessoas, Jesus, Moisés e Elias, são todas grosseiras, não são sensíveis o suficiente para se tornarem iluminadas. E porque elas não puderam se tornar iluminadas, não puderam ensinar o vegetarianismo a seus seguidores. Se eles tivessem se iluminado, a primeira coisa a lhes ensinar teria sido o vegetarianismo.
Se você faz isso, então qual é a diferença entre você e os canibais? Na verdade, os canibais dizem que a carne mais deliciosa é a de humanos. Dessa maneira, se o sabor é o fator decisivo, por que não matarem uns aos outros, por que não matar o seu filho, a sua esposa? E é isso o que você está fazendo ao ser conivente com a morte de um animal – você está matando um marido, um filho, uma esposa, um pai, uma mãe.
Buda disse a seus discípulos para não comerem carne, pois não se trata apenas de uma questão de reverência à vida. Também é uma questão de que, se você não estiver repleto de reverência à vida, seu coração se tornará enrijecido; seu amor se tornará falso, sua compaixão será apenas uma palavra. A preocupação de Mahavira e de Gautama Buda era a de que o ser humano não deveria comer apenas para viver; ele deveria comer para crescer em uma consciência mais pura. Um comedor de carne permanece inconsciente, acorrentado à terra; ele não pode voar pelo céu da consciência. As duas coisas não podem coexistir: você estar se tornando mais e mais consciente e não estar nem mesmo consciente do que está fazendo, e apenas para satisfazer o paladar, o que é impossível sem matar. Você pode se alimentar de comidas vegetarianas deliciosas; então, comer carne é absolutamente desnecessário, um hábito apodrecido do passado.The Messiah, volume 1, capítulo 12
O jainismo é a primeira religião que tornou o vegetarianismo uma necessidade fundamental para a transformação da consciência, e eles estão certos. Matar apenas para comer torna a sua consciência pesada, insensível, e você precisa de uma consciência muito sensível, muito leve, muito amorosa, muito compassiva. É muito difícil para um não-vegetariano ser compassivo, e, sem ser compassivo e amoroso, você estará freando seu próprio progresso. O vegetarianismo simplesmente significa: não destrua a vida; vida é Deus. Evite destruí-la, senão você estará destruindo a própria ecologia.
O vegetarianismo funciona como uma purificação. Quando você come animais, fica pesado, é puxado mais em direção à terra. Quando você é vegetariano, fica leve, está mais sob a lei da graça, sob a lei do poder e começa a ser puxado em direção ao céu. Sua comida não é apenas comida, ela é você. O que você come, você se torna. Se você come algo que esteja fundamentalmente baseado em assassinato, em violência, não pode se elevar acima da lei da necessidade. Você se tornará mais ou menos um animal. O humano nasce quando você começa a se mover acima dos animais, quando começa a fazer algo a si mesmo que nenhum animal pode fazer.
quem é inimigo das criaturas de Deus também não pode ser amigo de Deus. Se você destruir uma pintura de Picasso, não pode ser respeitoso para com Picasso, é impossível. Todas as criaturas pertencem a Deus; Deus vive nelas, respira nelas. Elas são sua manifestação, assim como você. Elas são irmãos e irmãs. Quando você vê um animal, se a idéia de irmandade não lhe surgir, você não sabe o que é prece, nunca saberá o que é prece. E é tão feia a própria idéia de que apenas por comida, apenas pelo paladar, você pode destruir a vida. É impossível acreditar que o ser humano siga fazendo isso.
As acções positivas ou negativas de uma pessoa determinam as condições de vida futura. Uma pessoa cujas acções forem excessivamente negativas continuará a entrar no ciclo das existências; pelo contrário, aqueles que tenham levado uma vida plena de boas acções poderão experimentar uma futura vida agradável ou poderão mesmo libertar-se do ciclo de morte e renascimento.
confucionistas, seguir os cinco preceitos (não matar, não roubar, não cometer adultério, não tomar substâncias intoxicantes e não usar palavras agressivas) e levar uma alimentação vegetariana durante dez dias de um mês.
do ponto de vista ético contemporâneo, são questionáveis.

Matar um animal para consumi-lo, seja por qual método for, jamais será humanitário, porque o “matar” é intrinsecamente cruel, não importa de que forma se faça.
proteção aos fracos e pequeninos (animais) responsável pelos incessantes sofrimentos de partir o coração de nossos companheiros mudos"...
nossos companheiros mudos"...
gigantesco egoísmo humano jamais desenvolvido pelo cérebro humano, sem uma palavra em favor ou para a proteção do pobre animal. Muito pelo contrário. Pois a teologia, sublinhando uma frase do capítulo jeovístico da "Criação", a interpreta como uma prova de que os animais, como todo o resto, foram criados para o homem! Ergo — o esporte se tornou um dos mais nobres divertimentos da aristocracia. Daí os pobres pássaros inocentes feridos, torturados e mortos a cada outono aos milhões em todos os países cristãos, para recreação do homem. Daí, também, a crueldade desapiedada, muitas vezes a sangue-frio, na juventude, com cavalos e novilhos, a brutal indiferença com sua sorte, quando a idade os torna incapazes para o trabalho, e a ingratidão após anos de árduo trabalho a serviço do homem. Em todo país que o europeu entra começa o assassinato de animais e sua inútil dizimação.
"quem se mistura com porcos come lavagem"
Carne vermelha dobra risco de câncer de mama, diz estudo
Um novo estudo divulgado por cientistas americanos indica que consumir carne vermelha pode quase dobrar o risco de câncer de mama em mulheres que ainda não chegaram à menopausa.
Nunca pretendi provocar ninguém - gosto mesmo é de importunar os hipócritas. Não escrevo contra a Colômbia: somente a retrato.
O escritor colombiano Fernando Vallejo
Uma pesquisa da FAO, divisão da ONU que cuida de assuntos ligados à agricultura e alimentação, aponta que a criação de gado é a principal responsável pelo aumento do efeito estufa, por conta da emissão de gases provocada pelos rebanhos e do desmatamento de florestas para abertura de pastos.


"A maior parte dos animais que mata em busca de alimento não conseguiria sobreviver se não o fizesse, enquanto nós não temos necessidade de comer carne animal.
Por que tornar-se vegetariano?
Se você tiver oportunidade de salvar uma vida, ou milhares de vidas, você não aproveitaria? Retirar os produtos animais de seu cotidiano é uma coisa bem simples de fazer com efeitos de longo alcance. Dizem que os animais humanos são tão evoluídos, com tantos dons... Não deveríamos usar o dom da compaixão para salvar outros animais? - Lise
Para redimir-se da culpa de saber que algum animal morreu por você. Isso não basta? Mas para os céticos, é também um hábito saudável. - Lauren
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos que a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram. Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraçosSérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraços
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos que a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram. Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraçosSérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
Sérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram.
O "agribusiness" é uma atividade competitiva em que não há mais lugar para sentimentos ou integração com plantas, animais e com a natureza. Os métodos adotados cortam custos e aumentam a produção. Animais são tratados como máquinas que convertem rações baratas em carne, ovos e leite mais caros.
Sob esses métodos, os animais vivem vidas miseráveis do nascimento ao abate. As galinhas têm a má sorte de servirem aos humanos de duas maneiras: pela sua carne e pelos seus ovos.
Fecho deixando esta reflexão:
"Todo homem e todo ser vivo aspiram alcançar a paz e a felicidade. As pessoas procuram vários caminhos para experimentar a bem-aventurança duradoura. Todos aspiram conhecer o objetivo da vida, mas não conseguem obter sucesso em seus esforços. Uma pessoa em um milhão persistirá com forte determinação e não desistirá até atingir a meta. Os comuns mortais não farão esforço algum nessa direção, já que pensam que isso é algo além do seu alcance. Eles gastam suas vidas na busca de prazeres físicos e efêmeros, e estão sob a ilusão de que a comida, o vestuário e o abrigo são os três objetivos principais da vida humana. Eles não percebem que há um propósito mais elevado na vida". Sai Baba.
* É escritor e jornalista em Natal/RN
-- Seja feliz, Flávio Rezende 9902 0092Casa do Bem - Ajude a Construir !Acesse: http://www.casadobem.org.br/
Retomando: já que pesquisas científicas comprovam ser suficiente para a nutrição humana, já que nós temos alternativa – porque continuarmos financiando este injusto processo de transformação da vida animal em produto? Já que o homem, desde os primórdios, aprendeu a cultivar os frutos da terra, que nos saciam organicamente, porque continuamos submetendo a este processo, seres vivos que possuem uma dimensão a ser podada, castrada, reprimida, como ocorre com os animais? As plantas, segundo a sua gênese, por não possuírem dimensões físicas (estruturas) que possibilitariam a sensação, a consciência, a memória associativa e a inteligência prática (elas não possuem cérebro nem sistema nervoso), - características estas, todas presentes nos animais - não seriam, então, o alimento mais adequado nesta tentativa ávida que o homem perfaz todos os dias e a cada dia mais intensamente, na sua busca por justiça e paz? É “só” pararmos para pensar a respeito. Então vamos lá.
* Informe-se sobre o desmatamento da Amazônia, que tem a pecuária como seu maior responsável.
fim de satisfazer a dieta carnívora da humanidade, são executados em todo o mundo aproximadamente 57 bilhões de animais anualmente. Além disso, o número de carnívoros tende a aumentar, conforme o assim-chamado terceiro mundo melhora progressivamente suas condições de vida e é atraído para a idolatria da alimentação carnívora como sinal de prestígio ou condição social superior.
Números gigantes como esses 57 bilhões são difíceis de compreender na sua grandeza prática, por isso podemos lembrar que isso equivale a aproximadamente 6 milhões de animais abatidos por hora, ou aproximadamente 1.800 animais abatidos por segundo.
o preconceito de que o homem necessita de carne para alimentar-se, quando inúmeros estudos científicos têm comprovado que uma boa saúde se obtém através de uma dieta baseada em produtos vegetais, limpos, puros e ricos em nutrientes.

ABAIXO O PRECONCEITO COM OS ANIMAIS DARIO CORREA EDUCADOR SOCIAL PESQUISADOR

PESQUISA VIRTUAL

“O Sistema”
Mercosul: integração de mercadorias, não de pessoas
Talvez seja só um detalhe, mas se as pessoas comessem mais lentamente e mastigassem os alimentos por mais tempo, a quantidade de alimentos necessários seria muito menor. Nossa visão sobre alimentação ‘justa’ não se restringe ao ‘ato’ de ‘alimentar-se’, a ‘prática’ da alimentação é decorrente de uma visão global relacionada com justiça como condição imprescindível para a paz.”
No Brasil, as estatísticas tratam do ‘ano agrícola 2003-2004’. Dependendo da região, o plantio é realizado nos meses de setembro a dezembro, e a colheita nos meses de março a maio. Os dados sobre desmatamento são coletados no mesmo período. Em 2003-2004: 26.130 km2; em 2002-2003: 24.597 km2. O pior ano para a floresta amazônica foi: 1994-1995, com 29 mil km2 de desmatamento. No ‘ano de desmatamento’ 2003-2004, mais de 70% dos cortes de árvores ocorreu no período de maio a julho de 2004. Quase metade do desmatamento foi realizado no Mato Grosso, ‘reino’ do imperador da soja Blairo Maggi: 12.576 km2 para sermos exatos. Somente 4.176 km2 destes foram autorizados pelo governo federal.
[‘Sugestões para uma alimentação justa e saudável’
[Para quem quer ir passo a passo: De uma alimentação consumidora de terra e energia, poluidora do ar e do solo, que nos fazem adoecer, para uma alimentação restauradora e pura’] 1995.
Do abrigo antinuclear para a esterqueira
continuamos a gastar combustível para transportar – por todo o globo – as matérias-primas para ração animal, depois a carne produzida e, por fim, o esterco ‘in natura’ ou na forma de adubo orgânico granulado.
fez, e continua fazendo, um excelente trabalho de desmascaramento. Leia,
nosso tema: soja, soja e mais soja!
é um centro espiritual-ecológico único. Nesta tarde vamos falar sobre nossa ‘pegada’ ecológica, tendo como exemplo o consumo excessivo de carne e o uso de carros particulares.
como óleo para frituras, mas para os caminhões da cooperativa agrícola.”
O fato é que o senhor Diesel fez rodar seu primeiro veículo usando como combustível óleo vegetal…
O fato é que o senhor Diesel fez rodar seu primeiro veículo usando como combustível óleo vegetal…
E viva a (agro)biodiversidade!
38,6 milhões de brasileiros estão acima do peso. Isto representa 40,6% da população adulta. Cerca de 10,5 milhões de pessoas já podem ser consideradas realmente obesas. O tema vem sendo explorado há várias semanas no programa dominical ‘Fantástico’.
Mesmo sendo o Brasil a terra da soja, os produtos de soja continuam tendo um baixo consumo na média dos domicílios. Na classe média, a utilização de produtos de soja fica abaixo de 5%. Entre os pobres, o consumo é praticamente zero,
Uma outra tendência no Brasil é alimentar-se de maneira cada vez menos saudável do que o habitual. Há séculos os brasileiros consomem muito açúcar e doces.
“Um jovem pesquisador no Rio Grande do Sul descobriu que a adição de soja ao chocolate reduz o envelhecimento. E… não engorda!”
“Um jovem pesquisador no Rio Grande do Sul descobriu que a adição de soja ao chocolate reduz o envelhecimento. E… não engorda!”
governo (fraco e ausente)
O assassinato da irmã Dorothy Stang colocou o fenômeno ‘grilagem’, de maneira dolorosa, de volta na agenda política. Segundo o governo federal, 12% do território nacional teria sido ocupado ilegalmente. Isto representa cerca de 100 milhões de hectares, comparável com toda a América Central e México juntos.
O modo ideal de eliminar a madeira excedente ou ilegal é, simplesmente, botar fogo em tudo. Cerca de 74% de todo o CO2 emitido pelo Brasil é oriundo de incêndios florestais, queima de pastos e da cana-de-açúcar.
Plantadores de soja: “Nós não temos nada com os desmatamentos!”
mudado de ‘sustentável’ para ‘responsável’
a soja acelera o desmatamento.
Moacir Pires, assessor para Meio Ambiente no Mato Grosso: “Plantar soja é como garimpar ouro. Quando o preço do ouro sobe, as pessoas são atraídas para o garimpo. O mesmo fenômeno ocorre com a soja.”
Legalmente eles têm que manter 20% da área com florestas.
Vamos manter as esperanças, contra o desespero e a falta de tempo.

Eu odeio celulares
leio num jornal regional: “50 milhões de brasileiros precisam sobreviver com menos de R$ 100 ao mês.”
Hidrelétricas e miséria social
poderá produzir 18 litros de suco de soja com um quilo de grãos. O resíduo protéico entrará, em até 30%, na composição do pão e do macarrão. Logo o macarrão será composto em 50% desta proteína de soja. No futuro, o suco de soja será misturado com suco de frutas.
Itaipu – que desde 1985, já provocou uma série de problemas ambientais e sociais –
a maioria desconversa e apresenta o argumento surrado de sempre: “precisamos produzir mais para acabar com a fome do mundo”.
Giuseppe Tomasi di Lampedusa (1896-1957): “Às vezes é preciso mudar alguma coisa para que tudo fique como está.” Em espanhol, também se usa ‘gatoverdismo’ – propor pequenas mudanças, trocando seis por meia dúzia.
Em tupi-guarani, itaipu significa ‘pedra que canta’. Pela construção da barragem de Itaipu, porém, a pedra ‘itaipu’ foi submersa, bem como a bela região de Sete Quedas. Os Guarani foram expulsos e milhares de agricultores perderam suas terras. Este foi um dos fatos que levou à criação, em 1984, do MST. Tal destruição só pôde ser idealizada por uma ditadura militar. Um objetivo secundário dos militares era, portanto, estratégico-militar: se abrissem totalmente as comportas da barragem, seria possível inundar a cidade Buenos Aires, localizada milhares de quilômetros rio abaixo.
Os brasileiros continuam possuindo um traço megalomaníaco. Assim como os norte-americanos, eles gostam de ser o ‘Número Um’. Agora, com uma nova barragem, a China ameaça desbancá-los nesta corrida pelo primeiro lugar. Por isso estão sendo construídos mais dois gigantescos geradores, que entrarão em funcionamento em setembro de 2005. É claaaaro que é por causa do aumento na demanda de energia.!?
Luc Vankrunkelsven
“Qual é o sonho de um agricultor?”
“Isso mesmo: um trator, uma colhedeira e muita produção! O homem médio quer produzir para o mercado e, se possível, para o mercado internacional.”
A agroecologia representa preservação e recuperação da diversidade da natureza e da agrodiversidade na propriedade.
policultura’ do que ‘monocultura’.”
pensando em agrobiodiversidade na policultura,
Não, produção para consumo próprio é o primeiro passo fundamental na luta contra o capitalismo.
No modelo dominante, soja é a cultura da morte. Vocês defendem a cultura da vida! Sua terra deve estar viva, não morta.
a ligação entre a indústria da guerra e a agricultura baseada em produtos químicos. (3)
são necessários quatro quilos de ração para um quilo de carne;
“Após a 1a Guerra Mundial havia um grande excedente de explosivos e resíduos da guerra química. Estes produtos foram, massivamente, convertidos para uso agrícola, fazendo com que, nos 20 anos seguintes, houvesse um excedente na produção e alimentos e os preços despencassem. Este cenário foi uma das principais causas da depressão econômica da década de 30 do século XX.
E por que tanto alimento? Quando você aplica, pela primeira vez, adubos químicos (especialmente adubos nitrogenados) num solo rico em matéria orgânica, estes ‘queimam’ o húmus, resultando em produções elevadas. Depois de dois a três anos ocorre um declínio, mas aí o agricultor já está dependente da adubação química para manter as produções.
“Após a 2a Guerra Mundial aconteceu o mesmo, mas nesta ocasião a ciência já havia avançado na química molecular. Eis que podiam ser criados os agrotóxicos. Pois, o que é que acontece quando você fornece adubos químicos nitrogenados à planta? Além de crescer mais, a planta produz maior quantidade de aminoácidos, o que aumenta o ataque dos insetos e doenças, que são especializados no consumo de aminoácidos.
A fome no mundo é um problema político e falta de distribuição de renda.
Eles drenam as áreas e plantam soja até nas margens dos rios. Se você diz que isso é ilegal, eles riem na tua cara. Lucro imediato é a única coisa que interessa. E agora, sobraram para nós os rios envenenados e secos.”
‘não comer carne’ é muito ameaçador numa cultura carnívora, da qual a cultura gaúcha é uma representante por excelência.”
‘não comer carne’ é muito ameaçador numa cultura carnívora, da qual a cultura gaúcha é uma representante por excelência.”
Como um peixe não se dá conta de que está vivo graças à água que o rodeia, assim o brasileiro de classe média está mergulhado na abundância que seu país o oferece.
além de carne, os brasileiros consomem muitos doces.
além de carne, os brasileiros consomem muitos doces.
Por exemplo, a quantidade de terras e alimentos necessária, por ano, para manter uma vaca daria para alimentar 40 pessoas.
O DVD ‘O Ouro Verde’, da Articulação Soja da Holanda, mostra, de maneira contundente, a relação entre o avanço dos megaplantios de soja e a expulsão da população autóctone. As imagens mostram os povos encurralados, ainda vivem na floresta – mas a floresta está rodeada de lavouras de soja. Lavouras de soja que envenenam os rios dos quais essas pessoas dependem para viver.
Muitos grupos foram simplesmente expulsos por grandes empresas, freqüentemente estrangeiras. Pessoas como Dom Pedro Casaldáliga tentaram, durante anos, denunciar esta situação para o mundo.
Crianças que morrem cercadas por um mar de proteínas.
Será que um outro mundo não é possível?
Por exemplo, um mundo no qual a soja seja utilizada para consumo humano sem destruir as condições de vida de povos inteiros?

Acho que eu não conseguiria escrever uma crônica sobre esse tema. Se bem que…
A ‘Folha de S. Paulo’ informou hoje que o ‘excedente de mulheres’ tem aumentado assustadoramente. Em 1992, havia – numa população de 145 milhões de brasileiros – um excedente de 2,7 milhões de mulheres; já em 2003, ‘sobram’ 4,3 milhões de mulheres numa população de 174 milhões de pessoas. Um crescimento de 57%.
Razão: os homens são mais vitimados por acidentes e crimes. Não se trata de um ‘excedente de mulheres’ numa população mais velha. Ao contrário, na faixa etária de 20 a 24 anos, a causa de morte por atores externos (assassinato, acidente ou outros) cresceu 52,1% no período de 1980 a 2003 (de 121 para 184 vítimas a cada 100 mil homens).

‘Dumping’
China e Brasil estão se tornando – cada vez mais – vasos comunicantes: na China falta terra e água para alimentar a população; o Brasil possui ambos em abundância.
O Brasil tem um excedente de mulheres? Sem problema! A China tem um excedente de homens.
O Brasil tem minério de ferro. A China vem construir as ferrovias, através da cordilheira dos Andes, para que a soja chegue mais barata a seus frangos, patos e suínos.
E Carlos Heitor Cony?
Em sua coluna, ele se indignou porque ninguém mais se indignava. Enquanto nos outros anos as escolas de samba representaram a importância da Amazônia, este ano foi a vez do ‘Samba do desmatamento’. Do agronegócio. Para criar, nas cidades, aceitação da invasão do agronegócio no campo. Carlos indignou-se com o fato de que fazendeiros, grileiros e madeireiros, no Pará, podem simplesmente derrubar a floresta em terras que pertencem à União. Assim, sem mais nem menos. “Por que não existe um dia nacional da indignação?” exclamou ele.
Alguns dias depois, neste mesmo Pará, foi assassinada a freira norte-americana Dorothy Stang. Assim como, semanalmente, são assassinados brasileiros anônimos. Seus nomes mal são lembrados...
Oscar Niemeyer, 97 anos, comunista, amigo de Fidel Castro, ainda trabalhando como arquiteto. Ele ensinou o povo a morar.
Para Coca-Cola, o Brasil é o terceiro mercado consumidor, depois dos Estados Unidos e do México.
o lençol freático em Santa Catarina – a “Suíça brasileira” – está gravemente ameaçado.
A legislação é ótima, mas a fiscalização é pequena.
Um país que conta com boa legislação ambiental, mas cujo cumprimento não é fiscalizado.
‘religare’ significa reunir. Reunir-se com homens, com animais, com a natureza, com os elementos. Com o Sagrado. Vida, enraizada na terra. Terra. Com os pés no chão.
Tudo pelo deus ‘dólar’, com seu lema orgulhoso: ‘In God we trust’ [Confiamos em Deus].
2004-05
Ninguém fala das montanhas desprovidas de vegetação. Afinal, os gregos já permitiram – há 2500 anos – que suas terras férteis fossem parar no mar e, sim, a Península Ibérica também já foi desmatada há 2 mil anos atrás!
Antropocêntrico?
É, o homem como o centro, mas o homem empreendedor, que subjuga as pessoas com menos recursos e a natureza indefesa. Transforma-os em escravos e os explora.
Eurocêntrico?
Sim, a Europa como o centro: a Europa que ‘descobriu’ outros continentes e, em seguida, os usou para seu próprio enriquecimento.
Será que ouço você suspirar: “Isto é história. Passado!”?
… Será que não há algo como escravidão de sementes, água, solo, árvores, ervas, ar, insetos, bactérias, ecossistemas, cavalos, vacas, galinhas?
Julgar, aprender a julgar: analisar sem buscar culpados.
Agir, aprender a agir: entrar em ação de coração, de corpo e alma.
Mas não se preocupem: o agronegócio é o setor que mais cresce na economia brasileira.
Só no estado do Paraná, morreram no mesmo período – janeiro a julho de 2004 – 19 pessoas devido ao uso excessivo de agrotóxicos.
Os portugueses eram, primariamente, piratas que queriam dominar os sete mares, lutando contra os holandeses, franceses, espanhóis e ingleses.
devido à união da cruz e da espada, eles haviam batizado a terra, inicialmente, de ‘Terra da Santa Cruz’. Depois de terem derrubado praticamente toda a madeira, foram feitos, no Nordeste, grandes plantações de cana-de-açúcar.
Oficialmente, o Brasil somente aboliu a escravidão em 1888.
O Brasil tem hoje 180 milhões de habitantes. É de se perguntar se os trabalhadores rurais e os 44 milhões de brasileiros subnutridos estão em melhor situação do que os escravos no século XIX. Afinal, um escravo era um investimento e era bem tratado, como um cavalo é bem cuidado para que possa realizar seu trabalho.
Agora, em 2004, observa-se os pobres revirarem as latas de lixo à procura de comida ou latinhas para reciclar.
Escravidão de corpos humanos e do corpo Terra
Atualmente, cerca de 90% da soja neste estado é transgênica. O cultivo de soja orgânica tornou-se quase impossível. Além disso, eles sentem a compulsão missionária de divulgar, para todo o Brasil, os benefícios da soja. Como descendentes de europeus – principalmente, de alemães e italianos – eles se sentem enviados. Como ‘missionários’, eles derrubam as florestas desde o Centro-Oeste até a Amazônia.
Alienação completa e generalizada.
Será que um outro mundo realmente é possível?
Cordiais saudações,
Luc Vankrunkelsven”
ASIL – o governo Lula tem como meta ser auto-suficiente em energia até 2006.
5555555555555555555555555555555555555555555555555555555
Eu sou a favor dos DA bem como os direitos humanos. Esse é o caminho de um ser humano completo. Abraham Lincoln (Décimo sexto presidente americano)
[Dias chegarão em que] toda as formas de vida ... vão poder participar de um julgamento - o pica-pau bem como o coiote e o urso, os lemingues bem como a truta nos rios. William O. Douglas (recente juiz da Suprema Corte americana)
Comida vegetariana reduz aquecimento global, diz Paul McCartney
seminário Alimentação Ética, Sustentável e Saudável.
palestras sobre meio ambiente, direitos animais e vegetarianismo.
Marly Winckler
nossos governantes deviam levar em conta a vantagem de baixar o índice de casos de diabetes, câncer e doenças cardíacas e, assim, ter um SUS menos sobrecarregado.
“Às vezes a gente se move pela dor, às vezes pelo amor. Mas tanto faz, quando se chega no mesmo lugar”,
Produtos Orgânicos e Agroecologia
Edivar Lavratti, diretor regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Ribeirão Preto, conta que, na época dos barões do café, algumas pessoas ainda eram mantidas no campo como pequenos arrendatários que cuidavam da lavoura. “A partir do Programa Brasileiro de Álcool (PROÁLCOOL) essa realidade se transformou por duas vias: uma foi a retirada das colônias das fazendas e outra a migração de nordestinos. Ribeirão Preto sofreu um impacto muito grande na década de 1980. Houve uma enxurrada de pessoas para cá em busca de serviço. Atualmente, não só houve um aumento do número de favelas, mas também das agrovilas do agronegócio”, denuncia.
São necessários de 7 a 9 quilos de soja para produzir 1 quilo de carne. Essa é uma dieta que tem um desperdício embutido muito grande num mundo onde existe fome. Um quinto da população é desnutrida e tem muita morte por causa da fome. A cada dois segundos morre uma criança de fome. Isto é uma realidade. Hoje, temos abundância de alimentos. É uma questão mais política de distribuição.
“...a dieta baseada na carne tem um desperdício muito grande num mundo onde existe fome”.


Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Karl MaNão é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Karl Marxrx
Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.

"Minha missão aqui na Terra é, antes de tudo, promover o vegetarianismo como saída para a salvação da economia e da saúde."
Minha missão aqui na terra é, antes de tudo, promover um projeto de lei como saída para salvação da economia e da saúde.
o espírito de Deus está em cada coisa viva - nas árvores, nos animais, na natureza. Estou sempre do lado dos bichos. Sabe por quê? O homem será sempre um cretino quando tiver dinheiro envolvido. E uma coisa é certa: se todo mundo fosse vegetariano, resolveríamos os problemas do mundo, pois mudaríamos a economia para melhor.
Não dá para mudar o mundo sem filosofia e ética.
Em termos genéricos, é menos eficiente produzir carne que produzir vegetais.
. A partir do momento em que se admite que comer carne é desnecessário, e que é uma crueldade matar um animal quando na verdade você não precisa fazer isso, surge um posicionamento moral diferente.
No momento, o maior motivo para deixar de consumir carne é a destruição da Floresta Amazônica. O desmatamento está servindo ao plantio de soja e outros grãos. Sendo que 80% da soja brasileira é destinada à alimentação animal. Essencialmente, estamos financiando a destruição da Floresta Amazônica ao comer o máximo de carne que conseguimos. Se nos preocupamos com a preservação da floresta e com o aquecimento global, devemos limitar o consumo de carne.
Porque eu sinto que a comida vegetariana é melhor, de melhor qualidade. Nós comemos carne porque é esta a forma como fomos educados
poderíamos dizer que não fomos nada humanos.
Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio. Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio. Não que as pessoas sejam más, elas simplesmente não pensam nisso. Quando o produto final está na frente delas num prato, elas não pensam no que aconteceu e como ele chegou até este estágio. se tornar vegetariano também por razões éticas?
A ética é parte da razão
Caça, que por definição é somente perseguir e matar animais, é evidentemente, completamente anti-ético. Caça, que por definição é somente perseguir e matar animais, é evidentemente, completamente anti-ético. Pergunta: De onde o sr. acha que se origina esse tratamento brutal dispensado aos animais. Resposta: Vem do baixo nível de conscientização das pessoas. Animais são criaturas vivas com sentimentos.
As religiões falam freqüentemente do respeito à vida, mas somente a vida humana e as vezes nem esta.
Contemplando a Idade Média, os católicos proclamaram por um longo período que os Índios Pele Vermelha, escravizados pelos espanhóis e portugueses não possuíam alma. Isto significa que eles não eram tratados como criaturas vivas com sentimentos. Depois mudaram de idéia proclamando que os negros não tinham alma. Seguiram-se séculos de escravidão negra. Tudo isso aconteceu com a benção da Igreja.
Resposta: Jesus viraria na cova ao saber que uma matança em massa de animais estaria em andamento a cada ano em seu nome. Sua libertação está baseada no respeito absoluto pela vida e é muito difícil imaginar que ele aceitaria que milhões de criaturas vivas seriam mortas em sua honra. Tolstoi disse “Enquanto houver abatedouros haverá guerras”.
Resposta: Se a consciência de uma pessoa for altamente desenvolvida, ela não matará nem será cruel para com os animais. Você não espera que alguém assim vá para a guerra ou que mate por lucro. Pessoas que não matam e não se alimentam de animais tem uma chance maior de achar um meio de viver em paz e harmonia. Tudo está interconectado na consciência. Num nível mais elevado uma coisa vem com a outra. É na conscientização das pessoas que está a chave.
Pergunta: Como que os políticos vêem isto? Resposta: Os políticos não têm mais consciência disso do que a maioria das pessoas. Tenho notado que em muitos casos pessoas comuns estão à frente dos políticos. Vemos muitas organizações não governamentais patrocinando causas que não são prioridades dos governos. Seja na nossa forma de lidar com animais, meio ambiente ou mudanças climáticas. Essa iniciativa para mudar vem de pessoas comuns da sociedade. Quando a massa crítica da sociedade aceita uma idéia, quando a maioria do povo espera e exige mudanças, os políticos responderão. Infelizmente, os políticos não são os que encorajam as pessoas a se conscientizarem, ao contrário, eles seguem a opinião pública do momento. Quando eles percebem perda de apoio popular eles reavaliam suas prioridades.
Pergunta: Existem pessoas que se dizem amantes dos animais, mas ao mesmo tempo comem carne. Será que elas realmente podem amar os animais? Resposta: Eu acho que as pessoas amam os animais, seus bichos de estimação, mas de alguma forma automática comem outros animais. Se elas tivessem de abater uma vaca para ter um bife, pensariam duas vezes. Os produtos feitos de carne são tão alterados na sua aparência que as pessoas não os associam com verdadeiros animais. O vegetarianismo aumentaria a chance de sobrevida da humanidade à longo prazo
Dr. Janez Drnovšek, Presidente da Republica da Eslovênia, fala sobre vegetarianismo e direito dos animais.
Nina Rosa - Até pouco tempo atrás se considerava que os negros escravos não tinham alma, nem direitos. Afinal, eles eram criados para ser escravos.Lógico que esses conceitos e idéias provêm dos que estão lucrando com o agronegócio. Será que uma criança da Nigéria tem direitos e necessidades diferentes de uma criança de qualquer outra nacionalidade ou cor? Todas sentem fome, medo, dor, igualmente. O mesmo com todas as espécies de animais senscientes, das quais fazemos parte.
Nina Rosa - O texto explicativo é extenso, vou apenas transcrever que "por serem vistas voando livres, as abelhas são consideradas isentas das crueldades comuns na indústria agrícola. No entanto, elas passam por rotina de exames e manejos, regimes alimentares artificiais, drogas e tratamentos por pesticidas, manipulação genética, inseminação artificial, transporte (por ar, trilhos ou estradas) e morte. As abelhas rainhas são inseminadas artificialmente com esperma obtido de abelhas decapitadas. Têm as asas cortadas para prevenir os enxames, que são a maneira natural de reprodução..." Francamente, prefiro o melado de cana!
"não como carne, pelos animais". N
"Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por "Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por motivos éticos ou higiênicos.
"Além disso, que o uso da carne seja concedido aos doentes que estiverem muito fracos para recuperar as forças, mas quando estiverem convalescidos, que todos se abstenham de carne como sempre".A Regra de São Bento é a principal regra do monaquismo ocidental, usada pelos beneditinos e também pelos cistercienses. Até hoje os cistercienses se abstêm de carne, não por motivos éticos ou higiênicos.
Assim, bens mundanos terão menos apelo ao monge e "ele terá maior liberdade espiritual para dedicar-se às coisas do Espírito e de Deus". A abstinência de carne era considerada mais importante nos tempos antigos; atualmente não é parte essencial da vida cisterciense. Nos países onde outros alimentos básicos são mais difíceis de obter do que a carne, como na Argentina, por exemplo, e partes da África, os monges comem carne normalmente.
Numerodos outros líderes do cristianismo, como São David, patrono do País de Gales, que morreu em cerca de 588, São Francisco de Asis, que morreu em 1226 e Santa Clara, que morreu em 1253; não comiam carne. Entretanto o peixe nunca foi proibido.
Mais tarde, no capítulo50, o peixe é mencionado: "Mas o santo bispo Dewi, prevendo isto com espírito profético, disse aos irmãos: "No dia de hojem meus irmãos, homens muito santos estão nos visitando. Acolham-nos alegremente e para sua refeição preparem peixe além de pão e água".Excertos de The English: A Social History 1066-1945, de C. Hibbert, Grafton Books. Este foi um período em que o monasticismo floresceu de forma vantajosa e rentosa na Inglaterra, muitos monastérios eram centros de aprendizado e de arte, Neles nobres crônicas eram compiladas e belamente iluminadas; caridade e hospitalidade eram dispensadas; abades eram chamados para emprestar sua sabedoria aos governantes do país; reis e nobres doavam terras e dinheiro para casas respeitadas e esperavam em troca salvar suas almas; edifícios esplêndidos foram erguidos; a indústria da lã se espandiu, pois as ovelhas, sob os cuidados dos monges, cobriam as pastagens dos vales.
Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano.
Não sou vegetariano e gostaria q todo mundo se tornasse vegetariano.
Sou vegetariano e gostaria que todo o mundo se tornasse vegetariano. Deveríamos criar uma regra que nenhuma comida não-vegetariana deveria fazer parte do cardápio das universidades, pois matar e praticar a violência em nome da alimentação é tão feio e desumano que não se pode esperar que essas pessoas se comportem de uma maneira amorosa, sensível, humana. A alimentação não-vegetariana é uma das causas básicas de toda a sociedade estar em uma luta praticamente contínua. Ela o torna insensível, duro, como uma rocha, e cria raiva e violência em você, o que pode ser facilmente evitado. Há milhões de pessoas que nunca pensaram no vegetarianismo. Desde a infância elas contribuem com o assassinato de animais. Isso não é diferente do canibalismo. E, desde Charles Darwin, é um fato absolutamente científico que o ser humano evoluiu dos animais; então, você está matando seus próprios antepassados, e os devorando com alegria. Não faça algo tão maldoso!
Vocês cresceram em famílias que não se preocupavam com o que vocês comiam. Desde o começo, tudo o que lhes era dado, vocês aceitavam. Vocês se acostumaram com isso. Essa é uma das razões de que o maior número de iluminados aconteceu na Índia, pois este é o único país em que as pessoas são vegetarianas. Na Índia, também existem não-vegetarianos, mas, de não-vegetarianos, nenhuma pessoa se iluminou.
O caso é semelhante no Ocidente. Isto fere seus condicionamentos, mas a verdade é que Moisés, Elias e Jesus não são nada, comparados com Gautama Buda, Vardhamana, Mahavira, Shankara e Nagarjuna, simplesmente nada. Seu florescimento, sua elevação... A distância entre Jesus e Gautama Buda é tão grande pela simples razão de que essas pessoas, Jesus, Moisés e Elias, são todas grosseiras, não são sensíveis o suficiente para se tornarem iluminadas. E porque elas não puderam se tornar iluminadas, não puderam ensinar o vegetarianismo a seus seguidores. Se eles tivessem se iluminado, a primeira coisa a lhes ensinar teria sido o vegetarianismo.
Se você faz isso, então qual é a diferença entre você e os canibais? Na verdade, os canibais dizem que a carne mais deliciosa é a de humanos. Dessa maneira, se o sabor é o fator decisivo, por que não matarem uns aos outros, por que não matar o seu filho, a sua esposa? E é isso o que você está fazendo ao ser conivente com a morte de um animal – você está matando um marido, um filho, uma esposa, um pai, uma mãe.
Buda disse a seus discípulos para não comerem carne, pois não se trata apenas de uma questão de reverência à vida. Também é uma questão de que, se você não estiver repleto de reverência à vida, seu coração se tornará enrijecido; seu amor se tornará falso, sua compaixão será apenas uma palavra. A preocupação de Mahavira e de Gautama Buda era a de que o ser humano não deveria comer apenas para viver; ele deveria comer para crescer em uma consciência mais pura. Um comedor de carne permanece inconsciente, acorrentado à terra; ele não pode voar pelo céu da consciência. As duas coisas não podem coexistir: você estar se tornando mais e mais consciente e não estar nem mesmo consciente do que está fazendo, e apenas para satisfazer o paladar, o que é impossível sem matar. Você pode se alimentar de comidas vegetarianas deliciosas; então, comer carne é absolutamente desnecessário, um hábito apodrecido do passado.The Messiah, volume 1, capítulo 12
O jainismo é a primeira religião que tornou o vegetarianismo uma necessidade fundamental para a transformação da consciência, e eles estão certos. Matar apenas para comer torna a sua consciência pesada, insensível, e você precisa de uma consciência muito sensível, muito leve, muito amorosa, muito compassiva. É muito difícil para um não-vegetariano ser compassivo, e, sem ser compassivo e amoroso, você estará freando seu próprio progresso. O vegetarianismo simplesmente significa: não destrua a vida; vida é Deus. Evite destruí-la, senão você estará destruindo a própria ecologia.
O vegetarianismo funciona como uma purificação. Quando você come animais, fica pesado, é puxado mais em direção à terra. Quando você é vegetariano, fica leve, está mais sob a lei da graça, sob a lei do poder e começa a ser puxado em direção ao céu. Sua comida não é apenas comida, ela é você. O que você come, você se torna. Se você come algo que esteja fundamentalmente baseado em assassinato, em violência, não pode se elevar acima da lei da necessidade. Você se tornará mais ou menos um animal. O humano nasce quando você começa a se mover acima dos animais, quando começa a fazer algo a si mesmo que nenhum animal pode fazer.
quem é inimigo das criaturas de Deus também não pode ser amigo de Deus. Se você destruir uma pintura de Picasso, não pode ser respeitoso para com Picasso, é impossível. Todas as criaturas pertencem a Deus; Deus vive nelas, respira nelas. Elas são sua manifestação, assim como você. Elas são irmãos e irmãs. Quando você vê um animal, se a idéia de irmandade não lhe surgir, você não sabe o que é prece, nunca saberá o que é prece. E é tão feia a própria idéia de que apenas por comida, apenas pelo paladar, você pode destruir a vida. É impossível acreditar que o ser humano siga fazendo isso.
As acções positivas ou negativas de uma pessoa determinam as condições de vida futura. Uma pessoa cujas acções forem excessivamente negativas continuará a entrar no ciclo das existências; pelo contrário, aqueles que tenham levado uma vida plena de boas acções poderão experimentar uma futura vida agradável ou poderão mesmo libertar-se do ciclo de morte e renascimento.
confucionistas, seguir os cinco preceitos (não matar, não roubar, não cometer adultério, não tomar substâncias intoxicantes e não usar palavras agressivas) e levar uma alimentação vegetariana durante dez dias de um mês.
do ponto de vista ético contemporâneo, são questionáveis.

Matar um animal para consumi-lo, seja por qual método for, jamais será humanitário, porque o “matar” é intrinsecamente cruel, não importa de que forma se faça.
proteção aos fracos e pequeninos (animais) responsável pelos incessantes sofrimentos de partir o coração de nossos companheiros mudos"...
nossos companheiros mudos"...
gigantesco egoísmo humano jamais desenvolvido pelo cérebro humano, sem uma palavra em favor ou para a proteção do pobre animal. Muito pelo contrário. Pois a teologia, sublinhando uma frase do capítulo jeovístico da "Criação", a interpreta como uma prova de que os animais, como todo o resto, foram criados para o homem! Ergo — o esporte se tornou um dos mais nobres divertimentos da aristocracia. Daí os pobres pássaros inocentes feridos, torturados e mortos a cada outono aos milhões em todos os países cristãos, para recreação do homem. Daí, também, a crueldade desapiedada, muitas vezes a sangue-frio, na juventude, com cavalos e novilhos, a brutal indiferença com sua sorte, quando a idade os torna incapazes para o trabalho, e a ingratidão após anos de árduo trabalho a serviço do homem. Em todo país que o europeu entra começa o assassinato de animais e sua inútil dizimação.
"quem se mistura com porcos come lavagem"
Carne vermelha dobra risco de câncer de mama, diz estudo
Um novo estudo divulgado por cientistas americanos indica que consumir carne vermelha pode quase dobrar o risco de câncer de mama em mulheres que ainda não chegaram à menopausa.
Nunca pretendi provocar ninguém - gosto mesmo é de importunar os hipócritas. Não escrevo contra a Colômbia: somente a retrato.
O escritor colombiano Fernando Vallejo
Uma pesquisa da FAO, divisão da ONU que cuida de assuntos ligados à agricultura e alimentação, aponta que a criação de gado é a principal responsável pelo aumento do efeito estufa, por conta da emissão de gases provocada pelos rebanhos e do desmatamento de florestas para abertura de pastos.


"A maior parte dos animais que mata em busca de alimento não conseguiria sobreviver se não o fizesse, enquanto nós não temos necessidade de comer carne animal.
Por que tornar-se vegetariano?
Se você tiver oportunidade de salvar uma vida, ou milhares de vidas, você não aproveitaria? Retirar os produtos animais de seu cotidiano é uma coisa bem simples de fazer com efeitos de longo alcance. Dizem que os animais humanos são tão evoluídos, com tantos dons... Não deveríamos usar o dom da compaixão para salvar outros animais? - Lise
Para redimir-se da culpa de saber que algum animal morreu por você. Isso não basta? Mas para os céticos, é também um hábito saudável. - Lauren
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos que a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram. Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraçosSérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraços
Platão admirava a caça?




A idéia de que Platão fosse vegetariano provavelmente deriva de uma passagem de 'A República' onde ele descreve um diálogo que teria acontecido entre Sócrates e Glauco. Eles estariam especulando sobre o que seria o mínimo que uma cidade deveria ter para ser auto-suficiente, supondo que cada cidadão poderia exercer um único ofício. Desta forma estabeleceu-se que a cidade deveria possuir 3 ou 4 agricultores (um de trigo, um de cevada, um de oliveiras, etc), um artesão, um ferreiro, etc, etc. A certa altura Glauco diz que talvez também fosse necessário um criador de animais "vai que alguém quer comer carne". Sócrates então diz que se houvesse na cidade um criador de animais, seria necessário possuir alguém que os abatesse, alguém que trabalhasse o couro, etc. Portanto a cidade teria que crescer.As terras logo se tornariam poucas e os cidadãos olhariam para além dos limites de sua cidade para expandir os pastos. Logo a cidade disputaria terras com seus vizinhos, seria necessário a existência de soldados (que não poderiam ser os próprios cidadãos, já que no começo eles disseram que cada cidadão deveria exercer um único oficio, para exercê-lo bem).Com isto, Sócrates conclui (e Glauco concorda) que a existência de animais de criação inevitavelmente levaria a cidade a uma condição insustentável, pois as pessoas teriam de trabalhar além do que precisam para sustentar o exército, a terra seria pouca e sempre haveria necessidade de expansão.Se podemos dizer que Platão era vegetariano? Não sei de outros indícios além deste trecho, mas em um livro que li questiona-se até mesmo a existência de um Platão histórico. É possível que ele fosse contra a criação de animais para o consumo por demandar maior quantidade de terras, o que ele via como insustentável, mas que não se opusesse à caça. Quando nos atemos às suas biografias vemos que a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram. Apenas algum aspecto de suas vidas aponta para o vegetarianismo, mas não seus hábitos alimentares em si (Vide Pitágoras, da Vinci, S. Francisco etc).abraçosSérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
Sérgio Greif - resposta a pergunta de Leandro Costa
a maioria dos vultos que são geralmente considerados vegetarianos não o eram.
O "agribusiness" é uma atividade competitiva em que não há mais lugar para sentimentos ou integração com plantas, animais e com a natureza. Os métodos adotados cortam custos e aumentam a produção. Animais são tratados como máquinas que convertem rações baratas em carne, ovos e leite mais caros.
Sob esses métodos, os animais vivem vidas miseráveis do nascimento ao abate. As galinhas têm a má sorte de servirem aos humanos de duas maneiras: pela sua carne e pelos seus ovos.
Fecho deixando esta reflexão:
"Todo homem e todo ser vivo aspiram alcançar a paz e a felicidade. As pessoas procuram vários caminhos para experimentar a bem-aventurança duradoura. Todos aspiram conhecer o objetivo da vida, mas não conseguem obter sucesso em seus esforços. Uma pessoa em um milhão persistirá com forte determinação e não desistirá até atingir a meta. Os comuns mortais não farão esforço algum nessa direção, já que pensam que isso é algo além do seu alcance. Eles gastam suas vidas na busca de prazeres físicos e efêmeros, e estão sob a ilusão de que a comida, o vestuário e o abrigo são os três objetivos principais da vida humana. Eles não percebem que há um propósito mais elevado na vida". Sai Baba.
* É escritor e jornalista em Natal/RN
-- Seja feliz, Flávio Rezende 9902 0092Casa do Bem - Ajude a Construir !Acesse: www.casadobem.org.br
Retomando: já que pesquisas científicas comprovam ser suficiente para a nutrição humana, já que nós temos alternativa – porque continuarmos financiando este injusto processo de transformação da vida animal em produto? Já que o homem, desde os primórdios, aprendeu a cultivar os frutos da terra, que nos saciam organicamente, porque continuamos submetendo a este processo, seres vivos que possuem uma dimensão a ser podada, castrada, reprimida, como ocorre com os animais? As plantas, segundo a sua gênese, por não possuírem dimensões físicas (estruturas) que possibilitariam a sensação, a consciência, a memória associativa e a inteligência prática (elas não possuem cérebro nem sistema nervoso), - características estas, todas presentes nos animais - não seriam, então, o alimento mais adequado nesta tentativa ávida que o homem perfaz todos os dias e a cada dia mais intensamente, na sua busca por justiça e paz? É “só” pararmos para pensar a respeito. Então vamos lá.
* Informe-se sobre o desmatamento da Amazônia, que tem a pecuária como seu maior responsável.
fim de satisfazer a dieta carnívora da humanidade, são executados em todo o mundo aproximadamente 57 bilhões de animais anualmente. Além disso, o número de carnívoros tende a aumentar, conforme o assim-chamado terceiro mundo melhora progressivamente suas condições de vida e é atraído para a idolatria da alimentação carnívora como sinal de prestígio ou condição social superior.
Números gigantes como esses 57 bilhões são difíceis de compreender na sua grandeza prática, por isso podemos lembrar que isso equivale a aproximadamente 6 milhões de animais abatidos por hora, ou aproximadamente 1.800 animais abatidos por segundo.
o preconceito de que o homem necessita de carne para alimentar-se, quando inúmeros estudos científicos têm comprovado que uma boa saúde se obtém através de uma dieta baseada em produtos vegetais, limpos, puros e ricos em nutrientes.
ABAIXO O PRECONCEITO COM OS ANIMAIS DARIO CORREA EDUCADOR SOCIAL PESQUISADOR