Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Por uma nova ética e moral


ALTO!

Os animais são sagrados e divinos.


Abolição Animal
junho/2009

Noções Básicas de Qualidade


AS DUAS MOSCAS

1º PARTE

Contam que certa vez duas moscas caíram num copo de leite.

A primeira era forte e valente, assim logo ao cair nadou até a borda do copo, mas como a superfície era muito lisa e ela tinha suas asas molhadas, não conseguiu sair.

Acreditando que não havia saída, a mosca desanimou, parou de nadar e de se debater e afundou.Sua companheira de infortúnio, apesar de não ser tão forte, era tenaz. Continuou a se debater, a se debater e a se debater por tanto tempo, que aos poucos o leite ao seu redor, com toda aquela agitação, foi se transformando e formou um pequeno nódulo de manteiga, onde a mosca conseguiu, com muito esforço, subir e dali levantar vôo para algum lugar seguro.

Esta história é um elogio à persistência, que sem dúvida, é um hábito que nos leva ao sucesso.
Mas...

2º PARTE

Tempos depois a mosca, por descuido ou acidente, novamente caiu no copo.

Como já havia aprendido em sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, se salvaria. Outra mosca, passando por ali e vendo a aflição da companheira de espécie, pousou na beira do copo e gritou: "Tem um canudo ali, nade até lá e suba pelo canudo".

A mosca tenaz não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater e a se debater, até que, exausta afundou no copo cheio de...água.

Fazemos isto quando não conseguimos ouvir aquilo que quem está de fora da situação nos aponta como solução mais eficaz e, assim, perdemos a oportunidade de "reenquadrar" nossa experiência.

Ficamos paralisados, presos aos velhos hábitos, com medo de errar.

"Reenquadrar" é permitir-se olhar a situação atual como se ela fosse inteiramente diferente de tudo que já vivemos. "Reenquadrar" é buscar ver através de novos ângulos, de forma a perceber que, fracasso ou sucesso, tudo pode ser encarado como aprendizagem.

Quantos de nós, baseados em experiências anteriores, deixamos de notar as mudanças no ambiente e ficamos nos esforçando para alcançar os resultados esperados até que afundamos na nossa própria falta de visão?

OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL

É necessário adotar novos valores e atitudes: conheça os princípios da gestão pela qualidade e comece a mudar. É necessária a introdução de uma nova cultura na empresa, o que só será possível a partir do Dez mandamentos da Qualidade Total.

Novas atitudes, valores e objetivos - os mais importantes - estão presentes nestes dez princípios. Estes são as mudanças que as empresas estão adotando ou virão a adotar quer queiram quer não, como conseqüência da revolução da qualidade.

1. TOTAL SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:

A empresa precisa prever as necessidades e superar expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos, diretos e indiretos, parceiros e empregados.

2. GERÊNCIA PARTICIPATIVA:

É preciso criar a cultura da participação e passar as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões, mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja: responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o "efeito sinergia", onde o todo é maior que a soma das partes.

3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS

A adoção de novos valores é um processo lento e gradual que deve levar em conta a cultura existente na organização.Os novos princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e continuidade.

4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO

O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes. Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade [com o contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades de negócios. Além disso, não se pode ignorar a crescente organização da sociedade civil, que vem conquistando novas leis e regulamentos para a garantia dos produtos e serviços.

5. DESENVOLVIMENTO DE RH

É possível ter o máximo controle sobre os empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que acreditam no trabalho.

6. DELEGAÇÃO

O melhor controle é aquele que resulta da responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos - onipresença, onisciência e onipotência - seria fácil ao empresário desempenhar a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.

7. GARANTIA DA QUALIDADE

A base da garantia da qualidade está no planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta formalização estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo identificar o caminho percorrido.

8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS

O padrão de desempenho desejável na empresa deve ser o de "Zero Defeito". Este princípio deve ser incorporado à maneira de pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.

9. GERÊNCIA DE PROCESSOS

A gerência de processos, aliada ao conceito de cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa, elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.

10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

A implantação da Qualidade Total tem como pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos empresariais.

SOBREVIVÊNCIA

Garantir a sobrevivência de uma empresa é cultivar uma equipe de pessoas que saiba montar e operar um sistema , que seja capaz de projetar um produto que conquiste a preferência do consumidor a um custo inferior ao do concorrente.

Uma empresa honesta só pode sobreviver dentro de uma sociedade se for para contribuir para a satisfação das necessidades das pessoas.

A primeira prioridade de uma empresa são os seus consumidores.

Um segundo tipo de pessoa afetada pela empresa é seu empregado.

Um terceiro tipo de pessoa é o ACIONISTA.

A empresa deve ser lucrativa de tal forma a poder pagar dividendos a seus acionistas e se expandir, criando novas oportunidades.

A produtividade gera lucro que, reinvestido, é o único caminho seguro para a geração de empregos.

Finalmente , os vizinhos da empresa devem ser respeitados através do controle ambiental, evitando que a empresa polua o meio ambiente em que atua.

Todos esses objetivos só são atingidos pela prática do CONTROLE DA QUALIDADE

PRODUTIVIDADE

Por que razão o ser humano se organiza, constituindo empresas, escolas, clubes, hospitais, governos, etc ? Diante deste quadro, qual poderia ser o objetivo do ser humano na Terra, senão sobreviver da forma mais amena e agradável possível ?”

“O grande objetivo das organizações humanas é atender às necessidades do ser humano na sua luta pela sobrevivência na Terra”.

Diante disto podemos também definir mais facilmente o que é qualidade.

Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente.

O verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor. É isto que garantirá a sobrevivência de sua empresa: a preferência do consumidor pelo seu produto em relação ao seu concorrente.

Para garantir a sua sobrevivência estas organizações têm, pois, uma única grande missão final: satisfazer as necessidades do ser humano.

Para aumentar a produtividade de uma organização humana, deve-se agregar o máximo de valor (máxima satisfação das necessidades do cliente) ao menor custo. Não basta aumentar a quantidade produzida, é necessário que o produto tenha valor, que atenda às necessidades dos clientes.

Só é possível melhorar os procedimentos ou métodos de uma organização através das pessoas. Não é possível simplesmente comprar um procedimento sem que este passe pelas pessoas. As pessoas podem absorver ou desenvolver métodos ou procedimentos . Para melhorar o ser humano é necessário fazer “APORTE DE CONHECIMENTO”.

O conhecimento pode ser levado às organizações de várias maneiras: pelo recrutamento de pessoas bem-educadas (aqui entra o valor da educação básica fornecida ao indivíduo pela sociedade), pela contínua educação dos empregados em cursos formais, pelo auto-aprendizado , pelo treinamento no trabalho, pela assistência técnica adquirida de outras empresas (contato com pessoas de outras organizações), pelo contato com consultores, etc.

Portanto, considerando-se apenas os fatores internos de uma organização, a produtividade só pode ser aumentada pelo aporte de capital e pelo aporte de conhecimento.

Essa conclusão é válida para qualquer organização humana, desde uma pequena loja, passando por grandes empresas, até mesmo para Países.

Não se pode economizar sem educação. Estas deveriam ser as grandes prioridades de qualquer organização, sejam empresas ou nações.

O aporte de capital pode ser feito em curto espaço de tempo. Havendo dinheiro compra-se o que se desejar.

O aporte de conhecimento só pode ser feito de forma lenta e gradual pois o ser humano é limitado na sua velocidade de aprendizado. Se assim não fosse, não seriam necessários cinco anos para o curso primário, sete anos para o secundário e cinco anos para o superior!

PROGRAMA 5 S

O Programa 5S proporciona melhor organização, arrumação, limpeza, asseio e disciplina, eliminando os desperdícios, aumentando a produtividade e criando um excelente ambiente de trabalho.

A intensa competição empresarial faz com que sobrevivam e progridam somente os mais competentes.

Diante disso, as formas tradicionais de gerenciamento devem ser revistas e atualizadas.

A tecnologia aproximou tanto os povos, que transformou o mundo numa "aldeia global", onde a comunicação passou a ser, mais do que nunca, uma necessidade básica e vital.

Os 5 Sensos que estão promovendo mudanças nas organizações e dando sustentação aos programas de Qualidade e Produtividade:

SEIRI SENSO DE UTILIZAÇÃO

SEITON SENSO DE ORDENAÇÃO

SEISO SENSO DE LIMPEZA

SEIKETSU SENSO DE SAÚDE

SHITSUKE SENSO DE AUTODISCIPLINA

Sendo um Programa voltado para os funcionários, podemos destacar alguns resultados positivos que se obtêm com sua implementação:

. Mudanças das atitudes e hábitos.
. Melhoria do desempenho em trabalhos em equipe.
. Conscientização da importância da redução de custos e desperdícios.
. Redução de estoques do Almoxarifado.
. Redução e prevenção de acidentes.
. Melhoria da produtividade.
. Melhoria da aparência pessoal.
. Melhoria da imagem da Empresa.
. Mudança da postura no atendimento ao público.
. Elevação do moral das pessoas.
. Melhoria da comunicação através de maior integração.
. Melhoria nas condições ambientais.
. Elevação do nível de participação dos funcionários na busca de melhorias.
. Zelo pela saúde física e mental.
. Crescimento da iniciativa do ser humano.
. Desenvolvimento da criatividade.
. Respeito às pessoas.
. Aumento da motivação para o trabalho.
. Influência positiva na família.
. Segurança no trabalho.
. Referência de sucesso para o Programa de Qualidade Total.

T Q C

O Controle da Qualidade Total - TQC ("Total Quality Control") é um sistema gerencial baseado na participação de todos os setores e de todos os empregados de uma empresa, no estudo e na condução do Controle da Qualidade.

Numa empresa, a grande maioria das pessoas consome a maior parte do seu tempo trabalhando nas funções operacionais.
Dessa forma, é muito difícil que as funções gerenciais possam ser conduzidas de forma eficaz se as funções operacionais não funcionam bem.

"Arrumar a casa" significa essencialmente tomar providências para que as pessoas, ao exercerem as funções operacionais sejam "as melhores do mundo naquilo que fazem".

Praticar um bom controle da qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto de qualidade que seja mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor.

Para atingir este objetivo, todos na empresa (diretores, gerentes, técnicos e operadores) precisam trabalhar juntos.

Os seguintes itens formam o "Conceito do TQC "

Orientação pelo Cliente

Qualidade em Primeiro Lugar

Ação Orientada por Prioridades

Ação Orientada por Fatos e Dados

Controle de Processos

Controle da Dispersão

Próximo Processo É Seu Cliente

Controle a Montante

Ação de Bloqueio

Respeito pelo Empregado como Ser Humano

Comprometimento da Alta Direção

DIAGRAMA DE PARETO

O que é?

É um diagrama que permite selecionar itens ou fatores, em sua ordem crescente de importância para a melhora da qualidade, redução de custos, acidentes, racionalização de serviços, etc.
Permite a visualização da importância de cada componente do problema.

O diagrama de Pareto é uma forma especial do gráfico de barras verticais que nos permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. O diagrama de Pareto elaborado com base em uma folha de verificação ou em outra fonte de coleta de dados direciona nossos esforços para problemas verdadeiramente importantes.

Esse método é um dos mais antigos e conhecidos, além de muito aplicado, devido a possibilidade de reduzir custos se entendermos que nem todos os itens merecem o mesmo tratamento ou atenção pela administração ou para atender as necessidades dos clientes.

O diagrama de Pareto deverá ser usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre os vários problemas ou condições, no sentido de escolher ponto de partida para a solução de um problema, avaliar um progresso ou identificar a causa básica de um problema.







MANDAMENTOS DA QUALIDADE


Alguns preceitos de Qualidade, através de regras simples de convívio e atitudes positivas.







DIAGRAMA DE PARETO

O que é?

É um diagrama que permite selecionar itens ou fatores, em sua ordem crescente de importância para a melhora da qualidade, redução de custos, acidentes, racionalização de serviços, etc.
Permite a visualização da importância de cada componente do problema.

O diagrama de Pareto é uma forma especial do gráfico de barras verticais que nos permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. O diagrama de Pareto elaborado com base em uma folha de verificação ou em outra fonte de coleta de dados direciona nossos esforços para problemas verdadeiramente importantes.

Esse método é um dos mais antigos e conhecidos, além de muito aplicado, devido a possibilidade de reduzir custos se entendermos que nem todos os itens merecem o mesmo tratamento ou atenção pela administração ou para atender as necessidades dos clientes.

O diagrama de Pareto deverá ser usado sempre que for preciso ressaltar a importância relativa entre os vários problemas ou condições, no sentido de escolher ponto de partida para a solução de um problema, avaliar um progresso ou identificar a causa básica de um

DIAGRAMA DE ISHIKAWA

O que é?

Conhecido também como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de Peixe, é um diagrama que expressa, de modo simples e fácil, a série de causas e efeitos de um processo ou um problema.

O diagrama é uma forma seqüencial e ordenada para se descrever ou separar todas as fases e partes de um problema.

As causas são buscadas ativamente e de forma sinérgica e representa o grau de conhecimento do grupo sobre o problema, bem como as etapas que atuam no processo, assim como, se todos os elementos e departamentos envolvidos na abordagem do problema o estão interpretando do mesmo ponto de vista

O diagrama pode ser usado para qualquer problema.

Causa e Efeito

Efeito = Característica da Qualidade

Causa = Fatores diversos

Os fatores envolvidos nos problemas de qualidade são incontáveis. Os Diagramas de Causa e Efeito permitem equacionar as causas de dispersão e organizar as relações mútuas entre os fatores envolvidos.

O diagrama de causa e efeito, foi desenvolvido para apresentar a relação entre o "efeito" e todas as possibilidades de "causa" que podem contribuir para este efeito.

Um diagrama de causa e efeito bem detalhado tomará a forma de espinha-de-peixe e daí o nome alternativo de diagrama espinha-de-peixe.


O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO?

ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization ) localizada em Genebra, Suíça.

A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade.

O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 130 países membros. A ABNT é o representante brasileiro.
A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.

O QUE É A SÉRIE ISO 9000?

A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para "Gestão da Qualidade" e "Garantia da Qualidade". Ela não é destinada a um "produto" nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.

As regras e os padrões da Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade são complementares aos padrões do produto, e são implantados para melhorar a sua qualidade, com impacto na funcionalidade do Sistema da Qualidade.

A série é composta das seguintes normas:

ISO 9000 - Fundamentos e Vocabulário

ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade – requisitos

ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia para melhoramento da performance

ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e ambiental.

A série ISO 9000 foi adotada no Brasil, palavra por palavra pela ABNT com o nome de NBR 9000.

QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ENCONTRAMOS NA SÉRIE ISO 9000?

A ISO 9000 e a ISO 9004 são guias e a ISO 9001 representa requisitos de Sistema da Qualidade para uso em situações contratuais, que exijam a demonstração de que a Organização fornecedora é administrada com qualidade. Mais detalhadamente temos:

ISO 9000 - Descreve os fundamentos do sistema de gerenciamento da qualidade e especifica a sua terminologia

ISO 9001 - Especifica os requisitos do Sistema da Qualidade para uso onde a capacidade da organização de prover produtos que atendam ao cliente e aos requisitos regulatórios precisa ser demonstrada.

ISO 9004 - Fornece diretrizes para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, incluindo os processos para melhoria contínua, que contribui para a satisfação dos clientes da organização e outras partes interessadas

ISO 19011 - Provê guia para o gerenciamento e condução de auditorias da qualidade e ambiental.


COMO FORAM DESENVOLVIDAS AS NORMAS ISO 9000?

Foram desenvolvidas pelo comitê técnico TC-176 da ISO no período de 1980 a 1987.
No Brasil elas foram desenvolvidas (traduzidas) pelo Comitê Técnico Brasileiro - CB 25.

COM QUE FREQÜÊNCIA ELAS SÃO REVISADAS?

Elas são revisadas a cada 5 anos. A primeira revisão foi em julho de 1994 e a última no ano 2000.

QUAL O IMPACTO DA ISO 9000 NOS NEGÓCIOS?

Acredita-se que a política de comércio tende para o processo de Certificação de Sistemas da Qualidade. A Certificação de Sistemas da Qualidade será fundamental para negociar produtos e serviços a nível mundial.

Mais de 270.000 organizações já foram certificadas no mundo e pelo menos 130 países já adotaram as normas ISO 9000. O Brasil conta com cerca de 6.000 organizações certificadas ( dados de dez/99).
As organizações já certificadas estão exigindo dos seus fornecedores e prestadores de serviços a implantação de sistemas de qualidade na linha da ISO 9000. Portanto para vender para essas 6000 organizações brasileiras é fundamental implantar sistema de qualidade de acordo com as normas da série ISO 9000.

QUE SIGNIFICA OBTER A CERTIFICAÇÃO ISO 9000?

Significa que o Sistema de Qualidade da Organização foi avaliado por uma entidade independente reconhecida por um organismo nacional de acreditação, e considerado de acordo com os requisitos da norma ISO 9001.

QUAL A VALIDADE DA CERTIFICAÇÃO?

O certificado tem validade de 3 anos. Após esse prazo ele precisa ser renovado. Além disso a cada 6 meses o sistema é auditado para verificar se ele continua a atender aos requisitos da norma. O certificado poderá não ser revalidado se a organização deixar de cumprir os requisitos.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS DA ISO 9001?

A ISO 9001 agrupou os requisitos em quatro grandes grupos:

Responsabilidade da Administração
Gerenciamento de Recursos
Produção
Medição, Análise e Melhoria

QUAIS SÃO AS ETAPAS NECESSÁRIAS PARA A CERTIFICAÇÃO?

Comprometimento da alta administração

É fundamental o comprometimento da direção da organização. Além dos benefícios e vantagens, a Diretoria deve estar consciente das dificuldades da implantação e do investimento necessário ( tempo das pessoas, recursos financeiros para consultoria, treinamento e certificação )

Seleção e designação formal de um coordenador

O coordenador tem um papel importante no processo. Além de conhecimentos específicos de qualidade, deve Ter características que facilitarão o trabalho como: facilidade de comunicação, acesso fácil aos membros da organização, conhecimento da instituição, etc.

Formação do Comitê de coordenação

O Comitê é normalmente formado pela Diretoria, pelos Gerentes ou Chefes e pelo Coordenador da Qualidade. Tem como responsabilidade a realização da análise crítica periódica do sistema de qualidade implantado.

Treinamento

Implantar um processo de qualidade significa mudar a forma de atuação das pessoas. Isso só é conseguido através de um plano de treinamento adequado.

Elaboração e divulgação da política da Qualidade

A Política da Qualidade expressa o comprometimento da organização com o processo de qualidade. A Política é elaborada pelos membros do Comitê.

Palestra sobre qualidade para todos os funcionários

É necessário obter a adesão de todos os funcionários. Para isso eles precisam ser informados sobre o processo que está em andamento e receber os conceitos básicos da qualidade.

Divulgação constante do assunto qualidade.

É preciso introduzir o assunto Qualidade na cultura da organização. Por isso a necessidade de uma divulgação constante do assunto.

Estudo de cada um dos requisitos da norma e realização do diagnóstico da organização em relação ao requisito.

A ISO 9002, a mais adequada para indústrias, tem 19 requisitos. É necessário estudá-los, interpretá-los e adaptá-los às necessidades da organização.

Plano de trabalho para implantação de cada requisito

Para atender aos requisitos da norma ISO 9002 é necessário uma série de ações. Essas ações envolvem recursos e tempo. Por isso é necessário um plano de trabalho formal para permitir o acompanhamento da implantação.

Formação de grupos de trabalho com a participação dos funcionários para elaborar as instruções de trabalho

A participação dos funcionários é fundamental para que o processo implantado reflita a realidade e possa ser mantido no futuro. É necessário obter o seu comprometimento para que a documentação gerada seja de fato utilizada.

Elaboração do Manual da Qualidade

O Manual é um documento que descreve o sistema implantado. É muito utilizado nas auditorias e é uma exigência da Norma.

Treinamento dos funcionários na documentação da Qualidade

Uma vez elaborados os procedimentos e instruções de trabalho, é necessário que todos os funcionários sejam treinados a fim de que todas as operações sejam executadas da mesma maneira, assegurando a sua qualidade.

Formação dos Auditores Internos da Qualidade.

Para a manutenção do sistema implantado é necessário um plano de auditorias internas. Para isso precisamos formar os auditores internos.

Realização das auditorias internas

As auditorias indicarão pontos do sistema que não estão sendo seguidos e, portanto, precisam ser melhorados.

Implantação das ações corretivas para as não conformidades

São as ações corretivas que vão introduzir as melhorias no sistema. Sua correta implantação vai melhorar os indicadores da organização. É o tópico que assegura o retorno do investimento feito através da redução do re-trabalho.

Seleção da Entidade Certificadora.

Para escolher a Entidade Certificadora é necessário identificar a expectativa dos clientes.


QUAIS OS BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO DA ISO 9000?

Para a Organização:

Maior participação no mercado;
Maior satisfação dos clientes;
Redução de custos;
Melhoria na produção;
Maior lucro.

Para os Clientes:

Maior confiança nos produtos da organização;
Satisfação em relação aos produtos adquiridos;
Melhor atendimento em caso de reclamações;
Redução de custos;

QUAIS OS NOVOS REQUISITOS INTRODUZIDOS PELA REVISÃO DO ANO
2000?

Foco no cliente
Objetivos da qualidade
Planejamento da qualidade
Comunicação interna
Provisão de recursos
Outros recursos
Planejamento da produção
Identificação dos requisitos do produto
Revisão dos requisitos do produto
Comunicação com o cliente
Validação de processos
Planejamento
Satisfação do cliente
Medição e monitoramento dos processos
Planejamento para a melhoria contínua

QUE ORIENTAÇÃO POSSO OBTER PARA IMPLANTAR A ISO 9000?

A ISO publicou uma série de normas que complementam as normas básicas, orientando a sua implementação. Essas normas serão gradativamente substituídas por Relatório Técnicos. Segue relação de todas as normas ISO sobre o assunto:


Iso DIS 9000:2000
Quality Management Systems - Fundamentals and vocabulary
Iso DIS 9001:2000
Quality Management Systems - Requirements
Iso dis 9004:2000
Quality Management Systems - Guidelines for performance improvements
Iso wd1 19011:1999
Guidelines on Quality and Environmental Auditing
NBR ISO 8402/1994
Gestão da qualidade e garantia da qualidade - Terminologia
NBR ISO 9000-1/1994
Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 1: Diretrizes para seleção e uso
NBR ISO 9000-2/1994
Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 2: Diretrizes gerais para aplicação dos NBR ISO 9001, 9002 e 9003
NBR ISO 9000-3/1993
Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 3: Diretrizes para aplicação da NBR ISO 9001 ao desenvolvimento, fornecimento e manutenção de "software"
NBR ISO 9000-4/1993
Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade - Parte 4: Guia para a gestão do programa de dependabilidade
NBR ISO 9001/1994
Sistemas da Qualidade - Modelo para a garantia da qualidade para projetos/desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados
NBR ISO 9002/1994
Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em produção, instalação e serviços associados
NBR ISO 9003/1994
Sistemas da Qualidade - Modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais
NBR ISO 9004-1/1994
Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 1: Diretrizes
NBR ISO 9004-2/1993
Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 2: Diretrizes de serviços
NBR ISO 9004-3/1994
Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 3: Diretrizes para materiais processados
NBR ISO 9004-4/1993
Gestão da qualidade e elementos do sistema da qualidade - Parte 4: Diretrizes para melhoria da qualidade
NBR ISO 10005/1997
Diretrizes para plano da qualidade
NBR ISO 10007/1996
Diretrizes para a gestão da configuração
NBR ISO 10011-1/1993
Diretrizes para auditoria do sistema da qualidade - Parte 1: Auditoria
NBR ISO 10011-2/1993
Diretrizes para auditoria de sistema da qualidade - Parte 2: Critérios para qualificação de auditores de sistemas de qualidade
NBR ISO 10011-3/1993
Diretrizes para auditoria de sistema da qualidade - Parte 3: Gestão dos programas de auditoria
NBR ISO 10012-1/1993
Requisitos de garantia da qualidade para equipamento de medição - Parte 1: Sistema de comprovação metrológica para equipamento de medição
NBR ISO 10013-1/1995
Diretrizes para o desenvolvimento de manuais da qualidade


QUAL É A RELAÇÃO ENTRE A ISO 9000 E OS PRÊMIOS DE QUALIDADE?

A ISO 9000 deve ser considerada como requisitos mínimos para um Sistema da Qualidade. Implantar a ISO 9000 não significa automaticamente ter padrão elevado de qualidade. Depende da forma como foi implantado. Ter o sistema de qualidade certificado pela ISO 9000 significa que todos os processos da organização são executados de forma controlada.

Os Prêmios Nacionais de Qualidade, como por exemplo, o brasileiro (Prêmio Nacional da Qualidade - PNQ), o americano (Prêmio Malcolm Baldrige) e o japonês (Prêmio Deming) têm requisitos de avaliação muito mais exigentes do que as cláusulas da ISO. São utilizados para avaliar organizações consideradas de Classe Mundial. Organizações que tem sistema de qualidade certificado pela norma ISO 9000 tem de 30 a 50% dos pontos requeridos por esses prêmios.