Páginas

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Municipio de Sant'Ana do Livramento - CAMARA DE VEREADORES - Estado do Rio Grande do Sul


COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS

Termo de Registro de Denúncia

Aos oito dias do mes de junho de 2004, no Plenário da Camara de Vereadores, na condição de membro da Comissão de cidadania e Direitos Humanos da Casa e, comigo a Secretária da Comissão Aster Fernandes, a qual redige a presente Ata. compareceu o senhor Dario Alves Correa, para formalizar a seguinte denúncia, que no final vai por todos os presentes assinadas. Que no dia 26 de outubro de 1996, quando o denunciante transitava pela avenida Protásio Alves, dirigindo um automóvel marca Santana de cor azul, placas IBW 3512 em compania das pessoas Leandro e Baitaca, foram abordados por policiais civís lotados na Delegacia de Roubos a Banco, os quais apos revistarem o denunciante e seus colegas bem como o veículo

Rene Dario Correa Alvez ano de 2002

Nasceu em Rivera em 08 de setembro de 1962.
É casado e tem dois filhos.
Estudou em escolas do interior, tendo cursado até a primeira serie do 2º grau.
Ex presidiário, cumpriu pena no Uruguai e no Brasil, onde esteve recolhido de 1996 a 2002.
Durante o período em que esteve na penitenciaria de Livramento fez varios cursos e palestras, tais como:
- curso sobre a familia, ministrado pela Universidade do Vale dos Sinos - Unisinos - de São Leopoldo;
- curso de fruticultura, pastagens, produção e manejo da erva-mate;
- curso de educador social, equiulibrio psico-emocional e formação humana.
É fundador da Organização não Governamental "Movimento Humanidade".
Rene Dario é um assíduo colaborador dos meios de comunicação da região.
Tem feito palestras nas escolas, sobre bem estar social e prevenção à violencia.
Atualmente trabalha na campanha contra a miséria e a fome, liderada pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil).

(Biografia para apresentação do livro "Antinomia" nas dependencias da Casa da Cultura de Sant'Ana do Livramento)

171


PRESO LADRÃO QUE VENDIA E DEPOIS ROUBAVA CARROS
Vendia carros, depois roubava e comercializava novamente
João Antonio Vaz Pires, 32 anos, que estava pretendendo montar revenda de carros na cidade, teve sua prisão preventiva decretada ontem pelo juíz José Antonio Pretes Piccoli, após ter sido descoberto seu envolvimento frudulento na venda de veículos. Tudo foi investigado, em detalhes, pela Equipe de Investigadores, após denuncia do furto de um automóvel Fiat Premio, GS, do comerciante uruguaio Ruben Washington Rebollo da Costa, de 27 anos.
O estelionatário vendeu o veículo placas MH 9250 para o uruguaio (ele vendia preferencialmente para uruguaios), sem passar o recibo legal, com a via D. U. T., mas sim em papel comum. Tambem, no mesmo caso, somente era entregue uma via da chave da ignição, permanecendo com a outra. Assim, passado alguns dias, após haver premeditado sua ação, quando até mesmo já havia solicitado cópia do prontuario, foi até Rivera e furtou o veículo.
Foi bastante facil para ele. Controlou inicialmente a movimentação de Ruben, e por volta das 14h30min de 21 de junho, efetuou o furto, a rua Henrique Cotens, em frente ao numero 338.
Ruben havia estacionado o veículo e pretendia realizar serviço junto aos bancos. Deimediato, a vítima fez a denúncia junto a polícia de Rivera e na Delegacia de Livramento.
Foram os investigadores daqui que descobriram a farsa.
João Antonio já havia transferido o veículo em Quaraí, em seu próprio nome, vendendo após na cidade de Rio Grande com toda documentação legal.

FOLHA POPULAR julho de 1986


Brigada Militar continua firme no combate ao abigeato
A Brigada Militar no 1º semestre de 1986, atraves da exelente atuação de suas patrulhas de Combate ao Abigeato, reduziu 80% das ocorrencias de furto mde gado em Sant'Ana do Livramento.
O policiamento ostensivo preventivo no interior do municipio, é realizado atraves do patrulhamentoexecutado no processo montado e tambem motorizado, conseguindo assim reduzir as ocorrencias a numeros pouco significativos, sob o total controle, tornando dia a dia mais tranquilo a comunidade rural.
A maioria dos casos, porem, foram solucionados com as prisões dos elementos VITAL DE OLIVEIRA e o fazendeiro FLORIVAL OLIVEIRA, responsáveis pela maioria dos abigiatos praticados no municipio. Onde tambem foram envolvidos os elementos; Machado, vulgo "SOPA QUENTE" e MARIANO SILVA ALVES, dois conhecidos abigeatarios que agem na fronteira Brasil-Uruguai, ha 20 anos, que transportavam para a propriedade de Floribal Oliveira, gado roubado da cidade de Rivera, onde os mesmos estão refugiados, já que os dois são condenados pela justiça brasileira.
Nestes seis meses, as patrulhas de Combate ao Abigeato percorreram em recorrida aos establecimentos rurais, km 10.017, atraves dos meios materiais e humanos a sua disposição, a Brigada Militar continuirá intensificando cada vez mais os serviços que lhe estão afeto na zona rural, visando proporcionar a comunidade pecuarista do município, um perfeito estado de segurança e tranquiulidade.
Espera porém, contar com o apoio e a colaboração desta comunidade através de informações precisas que posibilite a prevenção ou repressõ de delitos.

A PLATÉIA geral quinta-feira, 23 de novembro de 2000

Projeto Humanidade apela à comunidade:
"Queremos sair da marginalidade"

"Humanidade 2000" é um projeto que está sendo desenvolvido pelos presidiários Dario Alves Correa e Eri Fernando Gonçalves da Silveira, com o apoio dos outros apenados do Presídio Municipal de Sant'Ana do Livramento. O projeto tem o objetivo de reeducar os presos, na esperança de regenerá-los e colocá-los novamente no convívio em sociedade ao deixarem a prisão, a fim de dá-los uma chance com aoprtunidade dos mesmos poderem desfrutar uma vida normal, na qual possam trabalhar sem serem descriminados e, deste modo, recuperarem a dignidade perdida, o que não é tarefa facil.
Dentro do "Projeto Humanidade", que conta com o apoio da Comercial Líder e da Wolpeças, acontecerá uma campanha de arrecadação de fundos para o projeto, que será realizada com a venda de adesivos que conterão frases de consientização como estas:
"Criminalidade: se combate com educação, não repressão. Previna: Eduque!" "Viva o mais natural possível - não use drogas!" "Precizamos estabelecer um clima no qual o desarmamento e a desativação militar sejam aceitos sem controversias".
"O humano aprende muito facil e rapido. Eduque e ensine. Não castigue".
Os adesivos da campanha serão vendidos por crianças carentes no valor de R$ 1.50.
O desemprego dos dias atuais afeta milhares de brasileiros, ex-apenados ou não, os quais encontram-se desqualificados para o trabalho, alguns sem estudo, e por isso mesmo, sem chances. Outros com um grau de estudo aceitavel, mas desestruturados para começarem no mercado de trabalho ou atá pouco apresentáveis segundo os padrões exigidos pelas empresas, o que é um reflexo da miséria em que vive uma grande parte do povo brasileiro.
As dificuldades encontradas pelos ex-detentos é dobrada, e exatamente por esse motivo, pela falta de um trabalho digno, eles caem na marginalidade outra vez, pois o mundo que se apresenta para eles é um "mundo marginal", frio, faminto, egoísta e preconceituoso.
Outro ponto negativo para os ex-apenados é a falta de documentação, pois geralmente é extraviada no presídio, alem disso, os trabalhos cumpridos durante o regime aberto não lhes dão carta de recomendação ou qualquer documento que comprove seu trabalho.
Dario e Eri procuram na reeducação a esperança para retornarem a fazer parte da vida comum do dia-a-dia, pois estão cansados da criminalidade por todos os lados e insatisfeitos com esse mundo cão, cada vez mais cruel, no qual até a esperança parece um sonho distante. O que esses homens não querem é voltar ao cárcere e à criminalidade.
Além da preocupação na recuperação dos ex-apenados, o "Projeto Humanidade" preocupa-se com o estado das crianças pobres que vivem pelas ruas, sem estudo e sem perspectiva de futuro, segundo disse Eri: "Agora vemos que estamos sendo esquecidos por nossos governantes, por exemplo, as crianças de rua que representam o futuro, serão marginalizadas amanhá e não podemos exigir nada delas, nem cobrar ou acusar, pois todos seus direitos estão sendo negados hoje. Nossa grande sociedade o que poderá exigir amanha? Nada! Porque é um mundo marginal".
Acresentado o seguinte por Dario: "O país precisa cuidar para que as crianças sem familia, sem teto e sem escola não encaminhem-se para o mundo do crime e é exatamente neste ponto que procuramos a ajuda de nossos governantes", esclareceu ele.
A vida dentro de umsa prisão muitas vezes faz o preso sair revoltado, humilhado e, consequentemente, outra vez marginal...
"Em muitos anos cumprindo pena para a regeneração diante da comunidae, aprendi que dentro do presídio existe uma outra sociedade na qual se perde familia, esposa e filhos... E eu me pergunto: Porque não dar oportunidade ao preso, um trabalho ou um estudo la dentro, para deste modo, eles podem sustentar suas familias, pois do jeito que esta, o apenado sai sem nenhuma educação, pois enjaulado durante 22 horas, 2 de sol, não se aprende nada, apenas se ve perdendo a familia e tudo o que tinha... Em onze anos eu perdi a minha familia, perdi a minha vida... E hoje o que eu penso? Eu sei que a minha familia não queria isso...", declarou Eri ao tentar descrever a vida na prisão.