Páginas

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Saia das trevas e entre na era das luzes" Leia Revista Humanidade

Junho de 2004


Um trabalho respaldado pela racionalidade cientifica para esclarecer e elevar moralmente a humanidade, dissipando as trevas da ignorancia e da superição.


"Não permitam que as doutrinas vigentes entorpeçam seus cérebros" Alexander Fleming (1881-1955)


Por uma cultura da PAZ


Reflexões


Sant'ana do Livramento/Rivera - Santuário da Civilização.


Editorial
O que desejamos é colaborar para uma nova ordem social, e assim evitar sofrimentos. O Movimento Humanidade tem por principio a reorganização do mundo, tão elevada, como os seus propósitos, com um suficiente numero de inteligencias através de todos os povos, sem considerações de etnia, origem, nem de costumes economicos ou sociais.
Levado ao reconhecimento livre e sincero dos problemas, então ficará asegurado sua colaboração efetiva em um esforço decidido, consciente e explicito pela reconstrução humana. E, para começar deverão fazer todo o possível por expandir e pefeccionar esta concepção de uma nova ordem mundial, que considerarão como um programa pratico para suas atividades, enquanto ao mesmo tempo tratarão de descobrir e catequizar, por todas as partes, a toda pessoa intelectualmente capaz de aderir a tão amplas idéias e moralmente dispostas a realizá-las.
A distribuição desta concepção essencial pode chamar-se propaganda, mais em realidade é educação.
Considerando que em seu presente nivel mental, a humanidade não pode obrar melhor do que esta comportando-se atualmente.
Vigorar a educação só é possível quando se encontra baixo a influencia de gentes realmente cultas, e animadas pela insesante investigação científica.
Este Movimento de iniciativa evolucionária deve ao mesmo tempo levar verdadeiras atividades sociais e políticas, e trabalhar constantemente pela coletivização dos povos e da vida economica.
Cada pessoa embandeirada neste Movimento deve pensar por sí mesmo e não esperar fazé-lo por ordens, pelo puro entendimento e o féito invencível.
Evolução definida, decidido socialismo mundial, cientificamente planejado, sobre a lei basada na Declaração dos Direitos Humanos.
Socialismo - Ley - Conhecimento.
Adaptado do livro "O Novo Ordem MUndial", de H. G. Wells - 1940.


Síntese do Livro
Capitalismo para Principiante
de Carlos Eduardo Novaes/Vilmar Rodrigues.

Apresentação.
"O capitalismo é o mais desumano, injusto, perverso e antidemocrático de todos os sistemas economicos".C. E. N.
No principio era o verbo "eu trabalho, tu trabalhas, ele trabalha" - Com a chegada do capitalismo mudou o principio: "eu lucro, tu trabalhas".
Voltemos ao ponto de partida. Depoi do sujeito e do verbo, veio o clã, a primeira forma de organização social, sobreviviam na base do slogan dos Tres Mosqueteiros: "um por todos e todos por um!". Todos trabalhavam na medida de suas capacidades voltadas para o bem comum, (a média de vida era de 18 anos). Clã destino 897 habitantes. Apareceu então, a propriedade privada dos meios de produção; num momento, eu creio, em que o Criador, estava distraído. Séculos mais tarde, um cidadão com idéias socialistas, chamado Proudhom, afirmou: "a propriedade é um roubo". Propriedade privada, favor não entrar, mamute brabo.
Os grupos (clãs, tribos) mais fortes, produtivos, bem armados, começaram a oprimir os mais fracos. Instituindo-se a Lei da Selva.
Modificação na historia. Sai o clã entra a escravatura. O escravo era apenas um homem que não pertencia mais a ele mesmo, tratava-se de um animal. Tudo que ele produzia pertencia ao senhor. Carregando o berço da civilização nas costas, um dia não aguentaram mais e viraram a mesa da historia: sai a escravatura entra o feudalismo. Um regime que se apoiava na propriedade da terra, sociedade medieval na Europa. Foi a base da exploração dos camponeses.
Na realidade os homens se dividiam em duas categorias: os que tinham e os que não tinham terra, estes pagando impostos aos que tinham. As camadas inferiores eram muito ignorantes e acreditavam que Deus dividira os homens entre ricos e pobres.
O mercador. A sociedade feudal foi surpreendida com a chegada deste novo personagem. Quem é?. O mercador, estou vendendo...
Os portugueses, ninguem acredita... desembarcaram nos centros comerciais da costa africana e foram se apoderando das cidades: matando, dominando, saqueando. Invadiram as casas dos mercadores árabes e roubaram tudo (civilização ocidental chegando). Na America não foi diferente. Os espanhois, chegando com soldados, canões, armas de fogo, mas sempre com a cruz na frente. Os camponeses sem escolha: "ou viram mendigos ou assaltantes de estrada". Estou impressionado com o índice de criminalidade. Por que será?
Não tenho a menor idéia, mas precisamos criar lei para nos proteger desses assaltantes. Como acontec até hoje, as leis eram feitas pelos poderosos: os senhores feudais eram os próprios juíozes. Assim até eu!. Todo homem é igual perante a lei. A lei é que não é igual perante o homem.
O capitalismo em campo. Proudhom "o salario é uma forma de escravidão... desculpe".
Burguesia: "O Estado sou eu!". O Estado era capitalista. Os politicos representavam o capitalismo; os juízes faziam leis para proteger o capital; a polícia fazia com que se cumprissem essas leis. Tudo exatamente como hoje. A consciencia de classe do trabalhador, começaram a perceber que, embora fracos como indivíduo, adquiriam forças quando unidos. "O banco é a exploração legal do próximo" León Daudet. É o sistema económico que determina como as pessoas vivem (regimes políticos). A base de uma sociedade é a sua estrutura economica.Sobre ela é que se assentam as forças políticas, jurídicas, morais, etc... Gerando o que se costuma chamar de consciencia social.
Marx: "Não é a consciencia dos homens que determina seu comportamento numa sociedade, mas sim o contrario, é a sua existencia social que determina sua consciencia"(Contribuição à Crítica da Economia Política- 1859).
Ditadura da burguesia a partir do sistema economico: a política, a justiça, o direito, a saúde, a habitação, enfim. Nas sociedades socialistas, tanto a produção como o lucro tem um caráter social. O Estado controla as atividades economicas.. O socialismo nasceu no ventre do capitalismo. Se os capitalistas soubessem de antemão como seu filho sería rebelde e desobediente, teriam abortado antes. O sistema só anda quando prometem lucro. Lei é um instrumento de dominação do direito, que é um instrumento de dominação da classe dominante. "O Estado sou eu".
Marilena Chauí: "A função do direito é fazer com que a dominação não apareça como uma violencia. Se o Estado e o direito fossem percebidos como instrumentos de dominação, os dominados se revoltariam. A função da ideologia consiste em impedir essa revolta, fazendo com que o legal apareça para os homens como legítimo, isto é, justo e bom".
A pobreza, é a privação do necesario. A UNESCO informa: 40% dos brasileiros em estado absoluto de miséria. A ideologia dominante protege o mais que pode a palavra capitalismo. Prefere sempre substituí-la por uma expressão mais sedutora: Democracia".
Este livro encontra-se no acervo da Biblioteca Municipal Rui Barbosa.


Opiniões

"Abandono, miseria e morte!
Enquanto os politicos intrigam, futricam, improvisam golpes e mutualmente se destratam, sofrem os pobres.
Os caçadores de votos, na época das eleições, furam morros e percorrem bibocas. Querem ser eleitos para receberem dinheiro.
Mas trabalhar pelo povo, pois sim..." Ivo Caggiani

"Srs. escritores: Façamos correr rios de tinta para contrabalançar os rios de sangue"

"Tudo é economico". Marx

"Presos não, reeducandos". Olga Bongiovani, programa Dia a Dia, Band.

ARMAS = MORTE

"La astúcia puede ser moral como cuando nos salva de un peligroi, pero el fraude es siempre imoral". Jose Ingenieros - 1920

Deputados x Vereadores: "O lagarto quando não tem o que comer, come a cola". Dr. Nery Pereira


"O homem nasce livre e em toda parte encontra-se a ferros. O que se cre senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles". La Boétie

"As nações que procuram protetores terão donos". Louis Fisher

Crime e Castigo: "Trabalhar é trabalhador, bandido é bandido", Cléu Machado

Sr. Motorista: "Não corra, não mate, não morra".

"Não busques lucros desonestos, pois eles dão prejuízo". Hesíodo

"Se nos calarmos, as próprias pedras falarão". Jesus Cristo

"Dos mais diferentes modos Deus castiga os infieis: O Egito com gafanhotos, o Brasil com bachareis". Pe. Correa de Almeida

"O analfabeto é aquele que tendo aprendido a ler, não lê". Mario Quintana

ENTREVISTAS

Programa Valdir Penedo Radio Lider FM - 26/08/2002

Entrevista a escrivâ de polícia da delegacia da mulher de S. do Livramento a policial Leda Marisa: Seria ótimo se tivessemos debates, tratamos segurança pública, só como caso de polícia, donde é falta de saúde e educação. O indivíduo que vive do delito se especializou. Familia, se gera ou degenera 'valores'. Violencia na familia: Tendencias agressivas, e as drogas frazem estrapolar. Os homens violentos são vítimas de si mesmo. Não basta um instituto de policia para cuidar da mulher. Desde 1993 estamos pletiando a casa de passagem para mulheres vítima de violencia, donde se passaram muitos governos e nada foi feito. O índice de violencia em Livramento tem sido dos mais altos. Homens violentos se comunicam assim por ignorantes. O ideal não termos nunca mulher, filhos, marido. Delegacia da Mulher tel. 32423366.

"O mundo se move, se eu me movo". Jarí

Emissora RCC

"Agressão de adolescente doente mental em criança. Roubo de motos. Em Dom Pedrito não tem plantão policial nos fins de semana. Um comerciante foi obrigado vir a Livramento para registrar o roubo de seu automóvel, em donde se encontrava um revolver calibre 38 de propriedade de seu pai. Ataque ao Iraque não pode demorar, diz vice dos EUA. Bush pode atacar o Iraque sem consultar congresso".

PESQUISAS 28/10/2003

TV5 entrevista Guillermo Stirling Ministro do Interior do Uruguai: "Ataquemos las causas que producen la personalidad deletiva. Políticas sociales, no mas cárceles y policías. Defensor de la vida. Delicada idea de defender valores. Tiene que generar responsabilidad delicada. Metas comunes".

"De que adianta os cordeiros serem vegetarianos, se o lobo mantém opinião diferente".

Bangú XXI: "Temos que mudar a legislação e tratar criminosos como tais!". Jose Serra, candidato a pte. do Brasil ao Bom Dia Brasil(Rede Globo)

"Desarmarte é amarte". Luis Eduardo Garzón, prefeito d Bogotá.

"Civil armado é ameaça a sociedade". Eduardo Jorge, deputado de Brasilia.

Contraponto:"Seria mais seguro se todos andasem armados. Em vez de proibirmos as armas, deveríamos ensinar todos a usá-las corretamente". Tadeu Viapana, consultor jurídico da Forjas Taurus de Porto Alegre, em entrevista a Revista Super Interessante 11/2003.

"Psiquiatras/psicólogos, por favor, soltem o verbo, pois o mundo enlouqueceu!".

Juntos: "Estar com Deus é ser delicado nas relações com os outros".


FORUM

Sociedade Militarizada

Escritores... doces transgressores!

A miséria anda solta... O abandono anda solto...
A violencia anda solta... e ainda tem gente querendo prender a vítima (o marginalizado).

O conhecimentoé poder. Francis Bacon

Pode-se morrer de indigestão, tanto como de fome. Juan Pablo Perez Alfonso

El terrorista tiene educación funesta, viendo infámias, sugestinándose por lecturas que le fanatízan, haste que percibe el testemento de su padre, que precipita su mente por caminos de indignación y de venganza. Dejando los sentimientos de solidariedad social, y engendra un anarquismo que no es piedad por el humilde sinó rencor por el poderoso. Jose Ingenieros, La Psicologia en el Arte.

Mission Accomplised: Vencer el terrorismo no se necessita solo accion militar: salud, formación y bien estar. Discurso do pte. dos EUA, George W. Bush no parlamento da Alemanha.



PODER CIDADÃO

"Governo faz terrorismo" Paulo Paim - Senador.

"As pessoas precisam saber o que querem fazer de suas vidas, governo neo-liberal vinculado ao FMI, continuação de Fernando Henrique". Angelo Santana - Vice-prefeito de Sant'Ana do Livramento.

"O neo-liberalismo apresentou os tentáculos de um polvo para defender os previlegios das classes dominantes". J. Luiz Marques.

"Nada mais parecido a um conservador do que um liberal no poder".

"Não tem justiça sem perdão, nem perdão sem justiça". Papa João Paulo II

"A esperança muitas vezes se parece com um perdigueiro sem rasto". Shakespere

"Matar/comer os animais contamina e brutaliza o espírito".

"Prevenção sai barato". Dr. Luiz Freitas

"Cadim é a polícia do FMI". Glenio Lemos, ex-prefeito de Lvto.

"Não tem o bom ou o mau; sim o inteligente e o estúpido".


Mensagem - Aos entusiastas iguais que nos, que acreditam em um amanhá melhor que o de hoje, deixamos o recado de que: As ciencia sociais não só nos dizem que sim é possível, como tambem nos mostra o caminho, sevindo-nos de guía, cabendo a nós, somente executá-las. Porém, tambem sendo nos conscientes de nossas limitações, entendemos, de que se não contarmos com a sua colaboração seremos como uma pomba de num asa só, nunca poderemos levantar voô, e pegando por princípio do célebre filósofo alemão Marx, de que "tudo é economico", acresentamos ainda, "alem da alfabetização servir como contribuinte do desenvolvimento, ela é o meio de elevar o lucro dos empresarios".
Trecho do livro "Educação e Desenvolvimento Social no Brasil", de Luiz Antonio Cunha, que encontra-se no nacervo da Biblioteca do Sesi.

Orientador: Dario Correa, Educador para a Paz - Pesquisador.



PAZ é a gente que faz.


"O homem não deveria nunca envegonhar-se de reconhecer um erro. Afinal é uma evidencia de sua evolução pelo fato de saber hoje mais do que sabia ontem." Jonathan Swift (1667-1745)


"Somos todos responsáveis; vele por vossa cidade 30-07-1823 Santa'Ana do Livramento"