Páginas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ONG PIDS.

SUMÁRIO


0. Sumário

1. Capa

2. Apresentação da coordenação da ONG PIDS

3. Justificativas

4. Contrapartida (ONG PIDS e Comunidade)

5. Valores

6. Parcerias

 
ONG PIDS


Programa Inclusão Digital e Social

Projeto informática na comunidade 2010



Criador e elaborador do Projeto

Luis Cláudio da Rosa Carvalho

Presidente da ONG PIDS



Responsável técnico

Dario Correa

Coordenador geral da ONG PIDS,

Historiador e Escritor



Secretária Executiva

Fabiana Asconavieta Silva Bueno



Secretária Financeira

Rosangela Pereira



Responsável na área de música Instrutor violão

Daniel








Nossa justificativa

Vivemos em um mundo que hoje é valorizado as estruturas que o povo do passado construiu, nos quais são denominados como patrimônio históricos, em meios de tantos centros referendados de norte a sul, de leste ao oeste em nosso Brasil, conserva-se junto a estes patrimônios a história de muitos povos que ajudaram a construir este país, sim, os Alemães com sua cultura germânica, os italianos, os japoneses, o próprio povo indígena, o povo africano, os portugueses e os holandeses, em fim cada um arquitetou em cada região o seu modo de viver.

Mas em meios a estas magníficas construções históricas, encontram-se outras maravilhosas obras, as LEMBRANÇAS VIVA, dentro da mente daqueles que hoje a guardam como ouro, aonde essa “rica” herança vai se espalhando por gerações em gerações, e muitas vezes essas histórias são passadas a beira de um fogão, pelos anciões que ouviram de outros anciões, que esperam que seus netos e bisnetos passem a outros membros de sua família.

Mas sabemos que na maioria das vezes os pedaços principais dessas histórias se perdem, e esse é o nosso papel, O Programa Inclusão Digital e Social vem através deste documento lançar junto a essa comunidade o PROJETO MEMÓRIAL QUILOMBOLA DIGITAL, das comunidades Quilombolas de Sant’Ana do Livramento, onde esses elaborarão neste ano de 2010 o início desta obra local. Um livro de contos, vividos pelos pais e avós desta comunidade, onde estas histórias serão digitadas e gravadas pelos netos e bisnetos destes, e todas as histórias se juntarão e formaram o livro PROJETO MEMORIAL QUILOMBOLA DIGITAL que será lançado no dia da formatura dos alunos da ONG, em dezembro de 2010.

É um desafio para nós da ONG PIDS, e sabemos que também será para aqueles que participarão do desenvolvimento desta obra sócio-cultural.

Neste documento estará exposto como se realizará esse projeto.

1° PASSO – Conhecer a diretoria da comunidade Quilombola através de uma visita da Diretoria da ONG na comunidade Quilombola;

• Salão comunitário,

• Escola local,

• Igreja,

• Casa de membros da diretoria ou um provável local cedido por moradores,

2° PASSO - Verificar se o local oferece uma infra-estrutura própria como: boa iluminação, banheiro com água, mesas e cadeiras, instalação elétrica com no mínimo 3 tomadas;

3° PASSO – Fazer a Instalação dos computadores e verificar se precisam de hardwares e softwares, tendo que ter o número de no mínimo 10 (dez) computadores completos, no caso de não ter, a ONG e os parceiros procurarão completar os que faltam,

4° PASSO - Reunir-se oficialmente com a diretoria para a apresentação e apreciação do Projeto;

5° PASSO – Confirmar os parceiros que caminharão juntos neste projeto, organizações públicas e privadas, empresas, Industrias; principalmente o transporte dos professores, instrutores e monitores;

6° PASSO – Preparar os materiais de divulgações, panfletos, cartazes, folder, jornal, internet radio e TV;

7° PASSO – confirmar a data de inicio na primeira reunião, data sugerida pela ONG ( 15 de junho de 2010).

NOSSO COMPROMISSO COM AS COMUNIDADES

• Deslocar em um dia da semana monitores de informática até o espaço que a comunidade destinou para o desenvolvimento do projeto.

• Podendo ser na escola local, salão comunitário, igrejas, galpões ou até na casa de membros da comunidade.

• Atender as crianças de idade escolar, adolescentes, pais e maturidade ativa, ensinando-os a usarem o computador como uma ferramenta de inclusão digital, aonde eles terão além de vários ensinamentos teóricos a um conhecimento prático no uso do mesmo e seus periféricos.



COMUNIDADE

Compromete-se em deixar a disposição do PIDS um espaço onde possa comportar o numero de 10 computadores para o desenvolvimento do curso que ocorrerá em um dia da semana dos horários das 09h00min da manha as 17h30min, no local terá os seguintes requisitos:

1. Um ambiente com uma boa iluminação.

2. Um ambiente bem ventilado.

3. Colocar a disposição mesas e cadeiras para o número de 10 computadores.

4. Disponibilizar banheiro para os monitores.

5. E no mínimo 3 (três) tomadas.



PIDS

Compromete-se em colocar a disposição da comunidade no mínimo 1 (um) Monitor de informática com total conhecimento e domínio em:



1. Programas do Computador,

• Microsoft Windows

• Microsoft Word

• Microsoft Excel

• Microsoft PowerPoint

• Monitor Voluntário

• Um Certificado na conclusão do curso

• 1(Uma)hora aula semanal por aluno de junho a dezembro.



Junto a essa programação de inclusão digital e social a ong leva mais 3 projetos:

1. VIOLÃO KA E LÁ. Projeto desenvolvido com fins de dar aulas de violão para comunidades carentes de todas as idades, onde a ONG disponibilizar um instrutor de violão com total domínio e conhecimento das técnicas de ensino, inicio junho de 2010.

2. FLAUTIANDO NA PERIFERIA. Neste projeto participarão as comunidades onde acontecem os cursos de informáticas, será elabora em um dia da semana e cada localidade, onde a ONG disponibiliza uma instrutora de flauta doce com total domínio e conhecimento das técnicas de ensino, junho de 2010.

3. REFORÇO ESCOLAR. Aulas ministradas por voluntários que tenham não só o domínio da matéria, mas também uma facilidade para passar a mesma, com inicio programado para junho de 2010.

VALORES

A ONG PIDS desenvolve esse projeto desde 2001 nos bairros e periferias de nossa cidade, e para manutenção e andamento do Programa ele tem um valor simbólico que os alunos contribuem, que é de R$ 10,00 mensais. (dez reais), esse valor que o aluno de *informática paga, lhe dá direito a fazer todos os outros cursos gratuitamente, isto é, violão, flauta doce e reforço escolar.

*Todos os que não estão matriculados e freqüentando o curso de informática pagaram o valor de R$ 10,00 (dez reais) pelo curso desejado.

O desafio foi lançado, e sabemos que os maiores beneficiados de todo esse fabuloso e educador projeto não é só a comunidade onde ele se instala, mas sim, a nossa sociedade em geral, pois estamos investindo em melhores cidadãos, melhores filhos, melhores pais em fim em um Brasil melhor.






PARCERIAS

Neste documento será definido as parcerias que farão parte deste projeto, onde cada um terá sua divulgação de sua empresa, industria, organização pública ou privada, produtos e serviços. Onde participaram por meio dos seguintes apoios:

• Financeiro

• Mão de obra (serviços a ONG)

• Meteríais (escritorio e Informática)

• Combústivel

• Transportes (dos monitores e equipamentos)

• Publicidades (site)

• Treinamentos

Onde a ONG PIDS divulgará por meio de contratos especificando detalhadamente o tipo de publicidade onde eles apareceram.

MÍDIAS

• Tele visionada

• Fonada

• Escrita

• Internet no site da ONG PIDS

• Folder

• Camisetas

• Adesivos

Cada mídia terá o valor exposto no contrato ou a troca de serviço prestado a ONG PIDS, onde o divulgado será colocado como PATROCINADOR, do Projeto PROGRAMA INFORMÁTICA NA COMUNIDADE.