Páginas

sábado, 15 de novembro de 2008

Agencia Humanidade

“Compreendemos desenvolvimento sustentável como sendo socialmente justo, economicamente inclusivo e ambientalmente responsável. Se não for assim não é sustentável. Aliás, também não é desenvolvimento. É apenas um processo exploratório, irresponsável e ganancioso, que atende a uma minoria poderosa, rica e politicamente influente.”

Modelo atual de desenvolvimento predatorio e insustentavel.

Desejamos a todas(os) uma proveitosa leitura.
Um abraço fraterno,
Dario Correa.
Coordenador do Projeto Humanidade.

«Roubar um banco é um crime. Um crime mil vezes menor do que fundá-lo.»Ainda haverá quem pense que Brecht não tinha razão?

Escravidão
Hoje em dia, em todo o mundo, e maciçamente no Brasil, escravos são forçados a trabalhar e agir de acordo com a ordem de seus mestres. Como nós, estes escravos querem viver e serem livres. Mas, diferentemente de nós, estes são vistos como mera propriedade perante a lei.Estamos falando dos animais não-humanos. Vendemos e compramos suas vidas como se fossem meros produtos destituídos de interesses e sensibilidade;Roubamos toda sua dignidade, os forçando a fazer números em circos, torturando-os em rodeios e retirando-os de sua família e seu habitat para trancafiá-los dentro de cercados nos zoológicos;Forçamos sua procriação e roubamos seus filhotes para nos fazerem companhia;Testamos nossa curiosidade científica neles, mas com o objetivo único de beneficiar a nós mesmos;Os criamos, engordamos e assassinamos para nos servirem de alimento ou somente para assassiná-los e arrancar sua pele.Em outras palavras: nós os usamos. Fazemos deles nossos escravos, coisas sem interesses ou sentimentos. Pensar que eles estão aqui para nosso proveito é tão sensível quanto o que pensavam os colonizadores a respeito dos índios, os brancos sobre os negros, os nazistas sobre os judeus. A vida dos animais não-humanos pertence a eles mesmos, não a nós! Como nós, eles possuem o interesse básico de não serem propriedade de ninguém. E, exatamente como nós, eles não abririam mão desse interesse por nada nesse mundo! Trata-se então de um direito deles e não um favor que devemos fazer.No século XIX, os negros se rebelaram contra a tirania dos brancos – a luta contra o racismo. No século XX, as mulheres se uniram contra a tirania dos homens – a luta contra o sexismo. Cabe a pessoas sensatas e respeitosas como você decidir se o século XXI poderemos nos unir pelo bem de seres que não são capazes de se organizar: os animais não-humanos. Essa é a luta contra o especismo, a discriminação de espécies.E para traçar o caminho da abolição, é necessário dar o primeiro passo: boicotar as empresas responsáveis por essa escravidão. Ninguém precisa comprar couro, nem poodles, nem ir a zoológicos. Ninguém precisa comer produtos de origem animal, todos podemos deixar de comprar produtos testados em animais e adotar animais que foram abandonados nas ruas. Chama-se VEGANISMO este ato abolicionista que é feito diariamente.