Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

MINHA, NOSSA TUA, SANTANA...

Santana do Livramento
Plantada na fronteira oeste do Rio Grande, sobre as ondulações da coxilha de Santana, a cidade de Livramento é um marco de tradição e progresso, que exalta e enobrece o espírito de iniciativa do seu povo, tão lhano na sua hospitalidade proverbial, como altivo e bravo na defesa das suas liberdades democráticas.
A terra, imensa planura verde, que constitui, em geral, a “fácies” do município santanense, plasmando o caráter dos seus habitantes, indicou-lhes a atividade que seria preponderante na formação de sua invejável riqueza: a indústria agro-pecuária, vastos rebanhos de alta estirpe, apascentados nos mais belos campos do País. A matéria prima, abundante e selecionada, permitiu a industrialização em grande escala. Explorando concomitantemente a agricultura de plantas nobres, incentivando o comercio, fomentando o intercambio com a Republica do Uruguai, criando instituições culturais e de assistência, amando a tradição, sem ser impermeável ás sugestões de progresso, Santana do Livramento, sua cidade e seu município, se destacam no panorama das coletividades rio-grandenses, como uma força de expansão incoercível, projetando-se para um futuro de grandeza e bem-estar coletivos.
O Rio Grande do Sul situado no extremo meridional do Brasil foi, historicamente, destinado a justas heróicas, que definiram a fisionomia territorial da mesma pátria.
O Brasil e a America Espanhola herdaram e mantiveram, ate a maioridade política das novas Pátrias sulamericanas, os ressaibos das velhas das rivalidades das metrópoles ultramarinas. O santanense, desde a fundação de sua cidade, foi, sobretudo soldado e campeiro. As paginas da historia de Livramento foram escritas, muitas delas, nos campos de batalha e foi aí que Caxías fez, em 1851, a concentração do Exercito Brasileiro, quando na guerra entre o Brasil, o Uruguai e a Argentina.
A 10 de fevereiro de 1957, Livramento comemora o primeiro centenário da criação do município, pela Lei Provincial 351, desmembrando-se, então de Alegrete. E a 29 de junho do próximo ano, transcorre o primeiro centenário da instalação de sua primeira Câmara Municipal.
Hoje, Livramento é um exemplo, único no mundo, da cordialidade entre dois países. Livramento e Rivera se confundem e se completam.

Nenhum comentário: