Páginas

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

SOCIUS

Dicionário básico de Sociologia

Absolutismo – Sistema de governo em que o poder dos governantes é absoluto; forma na qual o poder supremo é exercido por um monarca ou por um grupo, com ou sem Constituição.
Ação conjugada – Todo esforço despendido por pessoas que agem em conjunto.
Aceitação social – O mesmo que grau de prestígio social de um indivíduo na sociedade.
Acomodação – É o processo social em que o individuo ou um grupo se ajusta a uma situação de conflito, sem que tenha sofrido transformações internas. Todo conflito tem um fim. Termina ou é adiado, temporiamente, pela acomodação. A acomodação é uma forma exterior de conflito.
Aculturação – Quando dois ou mais grupos entram em contato direto e contínuo, geralmente ocorrem mudanças culturais nos grupos, pois se verifica a transmissão de traços culturais de uma sociedade para outra. Alguns traços são rejeitados e outros aceitos, incorporando-se, freqüentemente com alterações significativas, à cultura resultante. È a fusão de culturas diversas, dando origem a uma nova cultura.
Acumulação – Processo pelo qual as culturas crescem e se desenvolvem. O patrimônio cultural de um grupo humano cresce de geração em geração.
Adaptação – Conjunto das modificações que um ser vivo experimenta para se ajustar ao ambiente social. É também um processo biológico pelo qual o organismo se adapta ao meio físico.
Agregação – É uma reunião de indivíduos, uma associação, um agrupamento físico.
Agregado – Tipo de agrupamento social não-homogeneo, mas organizado.
Agrupamento social – É uma reunião de indivíduos, uma associação.
Ajustamento social – Todo processo social que tende a estabelecer relações de equilíbrio entre pessoas, entre grupos, entre elementos de uma cultura. São processos de ajustamento: a culturação, a acomodação, a assimilação, a socialização.
Alienação – È antes de tudo, uma forma de relação entre os seres humanos e, ao mesmo tempo, entre os seres humanos e determinadas coisas que lhe são exteriores. Essa forma de relação não é natural. Ela surge em um determinado momento, no processo do desenvolvimento histórico das sociedades humanas. O ser humano pode ser a conseqüência pessoal, sem identidade e personalidade, que é esmagada pela consciência social na consciência do grupo. Ele se massifica, passa a pertencer á massa e não a si mesmo.
Anarquia – Ausência de controle social pelo estado; desordem e confusão na sociedade.
Anarquismo – Doutrina política e social que preconiza uma organização social sem qualquer controle do estado, em que os indivíduos viveriam livremente. Para isso, espera-se um grande nível de consciência social de cada individuo, já que anarquismo, como doutrina, não significa anarquia.
Ancien regime – Antigo regime. É uma expressão francesa usada durante e depois da Revolução Francesa para designar o absolutismo derrocado pela própria revolução.
Animismo – Teoria segundo a qual a natureza e regida por almas ou espíritos. Crença primitiva segundo a qual todas as coisas animadas ou inanimadas são dotadas de almas. Essa teoria designa também que o animismo é a origem da religião.
Antropocentrismo – Doutrina que considera o ser humano como centro do Universo.
Antropologia – Ciência social que estuda e pesquisa as semelhança e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas. São objeto de estudo da Antropologia os tipos de organização familiar, as religiões, a magia, os ritos de iniciação dos jovens, o casamento, etc. A palavra antropologia – do grego antropos, homem, e logia, estudo – é etimologicamente a ciência do homem. Divide-se em Antropologia Social ou Cultural e Antropologia Filosófica.
Área cultural – É a região em que predominam determinados complexos culturais, determinados padrões de cultura, que lhe conferem características próprias, diferenciando-a das demais.
Aristocracia – Sistema político em que o governo e exercido por pessoas da nobreza, por uns poucos privilegiados.
Ascensão social – Melhora de posição no sistema de estratificação social, quando o individuo passa a integrar um grupo de situação superior á de seu grupo anterior. É a subida social do individuo.
Asiático (modo de produção) – Predominou no Egito antigo, na China, na Índia, entre astecas do México e os incas do Peru, e também na África do século XIX.
Assimilação – Processo social que da solução definitiva e tranqüila ao conflito social; é pela assimilação que se suspendem os conflitos; trata-se de um processo de ajustamento pelo qual os indivíduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes. Difere da acomodação porque implica modificações internas no individuo e no grupo, que geralmente são inconscientes e involuntárias. É uma forma interiorizada de solução de um conflito.
Assíncrona – Segundo Gino Germani, a assíncrona ocorre quando os vários aspectos da sociedade e da cultura não marcham no mesmo ritmo; é a qualidade do que não ocorre ao mesmo tempo, sincronicamente.
Assistencialismo – É o esforço feito pelo poder publico para destituir do grupo, da associação, do sindicato e de outros tipos de organização seu poder de debate sobre a causa dos problemas sociais. Assim, por exemplo, uma comunidade de bairro pode chegar a participar da discussão e ate da execução de um posto de saúde, mas não é convidada a discutir as causas que provocam doenças na população.
Associação – Forma básica de integração social; e o conjunto de ações recíprocas, por meio das quais as pessoas se associam se aproximam.
Atitude – Forma de proceder que uma pessoa mantém em determinada situação. Sociologicamente, podemos destacar: atitude conservadora – e a que se mostra contraria ou temerosa as mudanças; nela se enquadram o tradicionalismo e o reacionarismo (reacionária é a pessoa de um conservadorismo exagerado, opondo-se, mesmo pela violência, a qualquer tipo de mudança das instituições sociais); atitude reformista ou progressista – é aquela que vê com agravo a mudança moderada; é o desejo de mudança gradativa dos modos de vida existentes e das instituições; atitude revolucionaria – é a que defende transformações profundas, ate mesmo com o emprego de métodos violentos, para mudar o status quo.
Autocracia – Governo despótico, absoluto, exercido por uma única pessoa.
Automação – Introdução de sistemas de computadores para a realização de tarefas repetitivas antes desempenhadas por trabalhadores, pode ser implantada em qualquer setor da economia de uma sociedade. Também chamada de automatização.
Autonomia – Independência administrativa de se dirigir por leis próprias uma comunidade, região, país, partido político, sindicato, etc.
Autoridade – É a pessoa, ou grupo, que detém a prerrogativa de se mandar e se fazer obedecer.
Background cultural – Expressão que designa o alicerce cultural, o substrato cultural de uma sociedade.
Barreira social – Todo elemento cultural capaz de tornar difícil ou impossível o acesso a um grupo ou a uma camada social; ocorre por obstáculos e resistências: obstáculos – são barreiras oriundas da própria estrutura social, que dificulta ou impede a mudança social. Resistências – são atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social.
Bens – São todas as coisas palpáveis, concretas, e que são produzidas para satisfazer as necessidades humanas; propriedade, o que se tem o que se possui.
Bias – No levantamento de um fenômeno social, o condicionamento social do pensamento pode provocar distorção dos fatos por causas inconvenientes; podem ocorrer preconceitos, parcialidade na análise; o mesmo que viés.
Boicote – Sanção social negativa que suspende as relações sociais.
Bolchevismo – Doutrina política dos socialistas russos que preconizava a aplicação integral do programa de seu líder revolucionário, Lênin.
Burguesia – Camada social que surgiu na Europa com o advento do capitalismo comercial, numa posição intermediaria entre a nobreza e os trabalhadores. Atualmente o termo é utilizado para designar os capitalistas (grande burguesia) e a classe media (pequena burguesia). A classe social capitalista proprietária dos meios de produção e que possui empregados assalariados.
Burocracia – Designa a ação e a influencia exercida pelos funcionários públicos no governo do país.
Camada social – O mesmo que extrato social. É cada uma das partes de uma sociedade hierarquicamente sobreposta. São formas históricas de camada social: as castas sociais, os estamentos e as classes sociais.
Capilaridade social – Movimento ascensional, dirigido a um status social mais elevado, de membros de classes sociais consideradas inferiores.
Capital – É todo bem utilizado pelas pessoas na produção de outros bens ou serviços. A pessoa recorre ao capital ou instrumentos de produção na sua atividade produtora, pois dessa forma obtêm maior eficiência no seu trabalho. O dinheiro é o capital sob a forma financeira.
Capitalismo – Sistema econômico que comporta a propriedade privada (individual ou coletiva) do capital; é o sistema econômico em que o uso do capital e da riqueza exclui o limite e a restrição bem como a intervenção do Estado.
Carisma – Significa o conjunto de qualidades excepcionais inerentes a um líder. A liderança carismática é aquela que se fundamenta nas qualidades do líder.
Casta social – Grupo social fechado, endógamo, cujos membros seguem tradicionalmente uma determinada profissão herdada do pai. É uma forma de estratificação social rígida, geralmente de fundo religioso.
Caudilhismo – Forma de poder ou de governo baseada nas qualidades pessoais do dominador e exercida de maneira mais ou menos arbitraria.
Centro – Conjunto de pessoas cuja política se situa numa posição intermediaria entre o governo e a oposição.
Choque cultural – Conflito cultural muito violento, capaz de desintegrar grande parte de uma ou de todas as culturas em contato.
Cibernética – É a técnica cientifica das maquinas, dos robôs, dos computadores, dos cérebros eletrônicos.
Cidadania – Relação entre o individuo e o pais em que vive. Qualidade ou estado do cidadão.
Ciência Política – Estuda a distribuição de poder na sociedade, bem como a formação e o desenvolvimento das diversas formas de governo. É a Ciência Política que estuda, por exemplo, os partidos políticos, os mecanismos eleitorais, etc.
Ciências Sociais – Estudo sistemático do comportamento social humano. As principais Ciências Sociais são: Sociologia, Economia, Antropologia e Ciência Política.
Circulação das elites – Movimento ascensional de indivíduos ou de um grupo que chega a ocupar uma posição dominante na sociedade.
Civilização – É um conceito que designa a parte mais material da cultura, com um estado de organização social caracterizado por um relativo desenvolvimento no domínio das ciências, das artes, da religião, da educação, da política, dos meios de comunicação, dos costumes e das leis.
Clã – Conjunto de famílias que tem ou presumem ter uma ascendência comum. O clã totêmico é aquela cujos membros compartilham do mesmo totem.
Classe social – É todo grupo de pessoas que apresenta uma mesma situação com relação aos elementos da produção (trabalho, capital e recursos naturais). É um grupo social mais ou menos fechado, determinado pela propriedade, pelo gênero de trabalho e pela formação profissional.
Coalizão – Acordo ou aliança de partidos políticos para um fim comum. Combinação de indivíduos ou grupos para uma ação comum, temporária ou permanente.
Coerção social – O mesmo que pressão social, controle social.
Coercitividade – Caráter do que, pela coerção social, obriga os indivíduos a seguir o comportamento estabelecido.
Coetâneos – Indivíduos que tem a mesma idade.
Coligação – Aliança de diversas pessoas ou partidos políticos que visa a um fim comum; união, ligação; a coligação partidária não leva em conta o “voto ideológico” (voto por principio), mas o “voto útil”.
Colonização – Processo de ocupação e exploração econômica e política de novas áreas geográficas. A colônia, por sua vez, é o território controlado politicamente pela metrópole.
Competição – É o processo social pela qual os indivíduos e grupos procuram na luta pela vida, alcançar uma nova posição social e apoderar-se de bens que geralmente existem em quantidade inferior à dos concorrentes. Ela é inconsciente, impessoal e permanente, por oposição ao conflito, que é consciente, pessoal (e, portanto emocional) e intermitente.
Complexo cultural – Combinação dos traços culturais em torno de uma atividade básica.
Comuna – Comunidade local, urbana ou rural, com relativa autonomia administrativa.
Comunicação – Processo pelo qual existem e se desenvolvem as relações humanas. A transmissão de idéias e sentimentos de individuo para individuo torna possível a interação social.
Comunidade – É uma sociedade geograficamente delimitada que participa de uma mesma cultura.
Comunismo – Para os teóricos do socialismo, o comunismo é a etapa posterior do socialismo. No comunismo, segundo eles, acabariam as diferenças sociais entre as pessoas por que todos teriam tudo em comum, e o Estado deixaria de existir. É o sistema econômico e social que visa estabelecer a comunhão de bens, com a abolição do direito de propriedade.
Concentração de renda – É o fenômeno que ocorre nos países subdesenvolvidos e que se caracteriza pela renda nacional mal distribuída, concentrada nas mãos de uma minoria.
Conciliação – Acordo, harmonia entre indivíduos.
Conduta – É o comportamento social do individuo orientado pelos padrões culturais vigentes.
Conflito – Processo social que decorre da luta pelo status social. Quando os indivíduos ou grupos procuram derrotar ou destruir um rival, de forma consciente e pessoal, surge o conflito.
Consciência coletiva – É o que chamamos de “sentimento de nos”. É o estudo cognitivo e emocional que abrange, alem de cada individuo todos os demais indivíduos do próprio grupo social, bem como interesses e valores culturais.
Consciência de classe – Percepção que um individuo ou um grupo tem de sua situação de classe numa sociedade estratificada em classes sociais.
Consenso social – Conformidade de idéias, opiniões, sentimentos e ações que caracterizam os componentes de determinado grupo ou sociedade.
Conservantismo – Atitude contraria a qualquer idéia de mudança social. O mesmo que conservadorismo.
Constituição – A Carta Magna, a lei fundamental de um país.
Consumo – Uma das quatro atividades econômicas básicas do ser humano. É a fase final do processo econômico. Para alguns, o consumo é a distribuição de bens para a satisfação de necessidades humanas; para outros, é o emprego da riqueza disponível.
Contato cultural – Relação que indivíduos ou grupos culturais diferentes estabelecem, determinando, geralmente, conflitos ou mudanças.
Contato social – É a base da vida social, o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana; é a fase da associação humana em que ocorrem as interações sociais, aproximando ou dissociando os indivíduos. O contato social pode ser: primário (fase a fase) – que se da diretamente; secundário – é o contato formal, calculado; é mais um meio para atingir determinado fim.
Contemporâneo – Do mesmo tempo ou época.
Contracultura – Cultura alternativa, cultura marginal, underground. É uma forma contraria de cultura, com o fim de combater os valores culturais vigentes numa sociedade. Movimento de pessoas que se opõem radicalmente a valores, como, por exemplo, patriotismo, trabalho, acumulação de riquezas, ascensão social, consideradas importantes em uma sociedade.
Controle social – Formas pelas quais a sociedade inculca os valores do grupo na mente de seus membros, para evitar que adotem comportamento divergente. O controle social funciona como maior instrumento de socialização.
Conurbação – Integração de varias cidades e sua fusão numa única área metropolitana.
Conversão – Consiste na substituição de uma crença religiosa ou política por outra, fenômeno nitidamente interior, ainda que possa ser coletivo.
Cooperação – É a forma de interação social na quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim.
Corporação – Tipo de organização social que congrega os que exercem uma mesma profissão, a fim de alcançar objetivos comuns de ordem econômica, social ou política.
Corporativismo – Sistema social e político pelo qual as corporações profissionais constituem a base do estado. A corporação era a organização medieval do trabalho dos artesãos urbanos.
Costumes e usos – Mecanismos de controle social que variam de uma sociedade para outra. Antes de nos submetermos às leis, submetemo-nos aos costumes e aos usos do nosso grupo social. O costume é o padrão de comportamento aprovado pela sociedade que o adota e que gera em cada um de nos os hábitos pessoais (por exemplo, acordar, comer e dormir sempre na mesma hora, sem nenhuma prescrição legal a não ser a contida nos costumes do grupo social em que vivemos). O uso e um padrão de comportamento passível de punições brandas em caso de inobservância (por exemplo, uma pessoa com traje esportivo num ambiente que pede traje a rigor pode ser salva de zombarias por parte do grupo). Juntando os dois conceitos, podemos dizer: tenho o costume de me alimentar sempre a mesma hora e de me alimentar sempre a mesma hora e uso talher (conjunto de garfo, faca e colher).
Crescimento econômico – Aumento de capacidade produtiva da economia de um país; é o processo de expansão quantitativa do produto e da renda.
Crime – Transgressão de um preceito legal; infração da lei ou da moral.
Crise – É uma conjuntura difícil, perigosa. Pode se caracterizar como uma alteração repentina na estrutura socioeconômica, por exemplo.
Cultura – Conjunto de bens materiais que caracterizam um determinado agrupamento humano. A cultura compreende um conjunto complexo que inclui conhecimentos, artes, leis, crenças, moral, costumes, enfim tudo o que o ser humano adquire como membro de sua comunidade.
Cultura de folk – É a cultura do povo iletrado. Por oposição ao conceito de civilização, é um conceito utilizado pela Antropologia Cultural para designar o sistema de crenças e valores das sociedades mais ou menos isoladas e predominantemente rurais, que se diferenciam por uma cultura predominantemente oral.
Cultura de massa – Não esta ligada a nenhum grupo especifica, pois e transmitida de maneira industrializada para um publico generalizado, de diferentes camadas socioeconômicas, pelos meios de comunicação de massa. Surge daí a indústria cultural.
Cultura erudita ou “cultura superior”, cultura de elite – É a cultura que se adquire de maneira organizada, como nas escolas e nos livros, ou pela aceitação de instituições, como o Estado, a Igreja, ou ainda por meio de jornais, revistas, televisão, radio, cinema.
Cultura popular – Trata-se da cultura mais simples, que se adquire com a experiência do contato entre pessoas; e a chamada cultura espontânea, mais próxima do senso comum; transmitida em geral oralmente, registra as tradições e os costumes de um determinado grupo social. Da mesma maneira que a cultura erudita, a cultura popular alcança formas artísticas expressivas e significativas.
Cultural lag – Demora cultural, atraso cultural, abismo cultural; decalagem.
Decalagem cultural – Demora cultural, atraso cultural.
Demagogia – Conjunto de processos políticos hábeis, tendentes a captar e utilizar, com objetivos menos lícitos, a excitação e as paixões populares. É uma deformação da democracia.
Democracia – É a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo, o qual delega poderás a representantes periodicamente eleitos.
Demografia – Estudo das populações humanas. Do grego demos povo, e grafia, descrição.
Demora cultural – É o resultado do crescimento desigual dos diversos setores da cultura; é uma diferença no ritmo com que os diversos aspectos da cultura (material e imaterial) se desenvolvem, criando-se desajustamento entre ambos.
Desajustamento social – Desadaptação dos indivíduos ou dos grupos ás condições e exigências da sociedade.
Descoberta – É a aquisição de um novo conhecimento, de uma informação nova, com possibilidades de aplicações praticas.
Desemprego – Estado de desocupação do emprego assalariado, que dispensa o empregado apto ao trabalho e desejoso de exercê-lo.
Desenvolvimento – É o processo de mudança social que consiste na transformação qualitativa da sociedade, na mudança de suas características.
Desorganização social – Ruptura da solidariedade entre os membros de uma sociedade, acarretando o desequilíbrio da organização existente; processo pelo qual os laços que unem os membros de um grupo se afrouxam e este se desfaz, procurando cada membro emancipar-se do controle social.
Despotismo – Sistema de governo que se baseia no absoluto.
Difusão cultural – É uma força exógena, externa, que ocasiona as mudanças sociais; elementos culturais de uma sociedade são transferidos para outra por meio da difusão cultural. É o processo social que difunde, geralmente pelos meios de comunicação, alguns traços culturais que tiveram origem na própria sociedade ou em culturas diferentes.
Dinâmica social – Para Augusto Comte, fundador da Sociologia, esta se divide em Dinâmica Social e Estática Social. A Dinâmica Social consiste no estudo dos vários tipos de progresso encontráveis na sociedade.
Direita – Termo político que designa a parte conservadora ou reacionária da opinião publica.
Direitos humanos – Os direitos das pessoas ou são naturais – como direito a vida, a liberdade, a igualdade – ou são civis – isto e, fruto da organização social e política de um povo. Direitos humanos básicos: direito a vida, direito a liberdade, direito a igualdade, direito a saúde, direito a moradia, direito a educação, direito a defesa, direito a propriedade, direito ao trabalho e a remuneração digna, direito de associação e reunião, direito a participação política.
Distancia social- Afastamento existente entre os membros de um grupo ou dos grupos em relação uns aos outros; maior ou menor afastamento ou aproximação dos indivíduos ou grupos no espaço social.
Ditadura – Uma só pessoa, o ditador, impõe a sua vontade e dispõe de poder ilimitado; é a forma de governo em que os poderes do Estado são exercidos por uma só pessoa, o ditador.
Divisão do trabalho – É a distribuição e a diferenciação de atividades e funções entre indivíduos ou grupos da mesma sociedade; é a divisão de tarefas e funções nas sociedades contemporâneas.
Dominação – Relação que faz com que aquele que tem o poder domine, subordine explore de muitas formas aquele que não tenha poder.
Ecologia – Do grego oikos, casa, ambiente, e logia, estudo; é a parte da Biologia que estuda o relacionamento do ser vivo com seu ambiente.
Economia – Ciência social que estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços; são fenômenos estudados pela Economia a distribuição de renda em um país, a política salarial, a produtividade de uma empresa, etc.
Educação – Transmissão cultural das gerações adultas as gerações mais jovens; a ação exercida pela geração adulta sobre a imatura, com o fim de suscitar e desenvolver certo numero de estados físicos, intelectuais e morais reclamados pela sociedade em seu conjunto e pelo meio especial a que o individuo se destina.
Elemento cultural – Traço cultural; é a unidade menor, mais simples, de uma cultura.
Elite – É uma minoria prestigiada e dominante dentro de uma sociedade, com atuação destacada nos setores político, econômico, social e intelectual. Pode ser composta por elementos retirados das varias camadas sociais.
Emigração – Saída; êxodo de individuo ou grupos, considerado do ponto de vista do país de origem.
Empírico – O conhecimento empírico é sinônimo de conhecimento popular, isto é, não cientifico; o mesmo que factual.
Empresa – Instituição econômica que reúne os fatores de produção, trabalhos, recursos natural e capital para realizar alguma atividade produtora.
Enculturação – É o processo de introduzir na mente do individuo a cultura; o mesmo que inculturação.
Endoculturação – Processo social de introduzir na mente do individuo a cultura do grupo social em que vive.
Endogamia – Norma segundo a qual o individuo deve casar co outro do mesmo grupo; é proibido o casamento fora do grupo social.
Escola – Instituição social especificamente organizada para transmitir às crianças a herança cultural, visando integrá-las na sociedade em que vivem; é a instituição social destinada a transmitir a educação de forma sistemática.
Escravagismo – Regime econômico e social caracterizado pela utilização do trabalhador como escravo, como propriedade do dono.
Escravidão – É a instituição social que consiste no direito de propriedade sobre outros seres humanos e na utilização de seus serviços.
Escravismo – O mesmo que escravagismo.
Espaço social – É o espaço abstrato onde se processam os fenômenos sociais.
Espirit-de-corps – Expressão francesa que significa consenso, coesão social entre os elementos do grupo.
Estado – Instituição social destinada a manter a organização política de um povo; é a instituição básica de controle social das nações civilizadas; detém a exclusividade, o monopólio da violência considerada ‘legítima’.
Estamento – É uma camada social semelhante à casta, porem mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social vertical ascendente e difícil, mas não impossível, como na sociedade de castas. A sociedade feudal da Idade Media, na Europa ocidental, constitui um exemplo de estamento.
Estática social – Parte da Sociologia que estuda a ordem social na sociedade.
Estereotipo – Chavão, clichê, lugar-comum, o que não varia; o que é sempre o mesmo. A expressão inglesa pictures in our head (“imagens em nossa cabeça”) é utilizada para fazer referencia a ele. Idéia aprendida e não reavaliada no decorrer do tempo.
Estratificação social – Divisão da sociedade em estratos ou camadas sociais hierarquizadas; é a diferenciação de uma sociedade em camadas sociais superpostas.
Estrutura social – É o conjunto ordenado de partes encadeadas que forma um todo; é a totalidade dos status existentes num determinado grupo social ou numa sociedade. A estrutura social é o aspecto estático da organização social.
Ética – Estudo dos juízos de apreciação, de valores referentes á conduta humana, e suscetível de qualificação do ponto d vista do bem e do mal.
Etiqueta – Ética menor que se ocupa das aparências, da polidez e da cortesia. Equivale aproximadamente aos falkways.
Etnia – Grupo biológico e culturalmente homogêneo.
Etnocentrismo – Crença primitiva resultante do isolamento em que vivem certos povos, que consiste em supor esse povo (etnos) como centro do universo.
Etnologia – O mesmo que Antropologia Cultural.
Evolucionismo – Doutrina filosófica, definida principalmente por Herbert Spencer, segundo a qual a evolução seria a mesma lei universal dos seres, do mundo material ao mudo moral e à sociedade.
Ex-post-facto – Depois do fato. Diz-se do experimento não provocado, mas de realização possível, porque o pesquisador tem controladas as situações contrastantes que já se deram na realidade; é uma forma experimental de observação.
Exogamia – É uma norma estabelecida que o casamento deve ser efetuado entre pessoas de grupos diferentes, sendo proibido o casamento entre membros do mesmo grupo social.
Exterioridade – Caráter de o fato social ser exterior ao individuo, existir independentemente a sua vontade.
Família – é o primeiro grupo social a que pertencemos; é uma instituição social constituída pelo conjunto de pessoas unidas por vínculos de parentesco e consangüinidade.
Fascismo – Sistema político fundado por Benito Mussolini, na Itália, em 1922, cujo conteúdo era a ditadura baseada num partido único. Forma de nacionalismo totalitário em que a nação e absorvida pelo Estado, que é dirigido por um partido que encarna os ideais nacionais. Versão italiana do nazismo.
Fato social – São as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir imposto coercitivamente ao individuo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais.
Feminismo – Movimento social para que se conceda à mulher direito civil e políticos iguais aos do homem.
Fenômeno social – é todo fato social analisado, definido, interpretado sociologicamente; é todo fato que pode ser objeto da ciência.
Fetiche – Objeto a que se atribui poder sobrenatural.
Fetichismo – Crença no poder sobrenatural de um fetiche, culto ou adoração de uma pessoa ou coisa.
Feudalismo – Modo de produção que vigorou durante a Idade Media, nos países da Europa ocidental, principalmente, baseado em obrigações mutuas de senhores feudais e servos.
Filosofia social – Estudo filosófico dos fenômenos sociais; interpretação especulativa da natureza dos fatos sociais.
Física social – Primeira designação atribuída por Augusto Comte à Ciência Social, que, mais tarde, abandonou essa denominação pelo hibridismo Sociologia (de socius, social, do latim; logia, estudo, do grego; portanto: estudo do social).
Folclore – Conjunto das tradições, lendas ou crenças populares de um país ou região, expressas em cantos, provérbios, canções ou danças.
Folkways – Termo inglês que literalmente significa “modos de vida de um povo”; são os costumes considerados seculares, não sagrados, pelos membros de uma sociedade; são as normas de trato social que dirigem os aspectos mais exteriores e superficiais da convivência humana.
Força de trabalho – É a capacidade física e intelectual que o ser humano possui para trabalhar.
Força produtiva – Conjunto dos meios de produção, mais a força de trabalho.
Fundamentalismo – Corrente surgida no Egito, em 1929, em oposição à colonização britânica. O fundamentalismo prega a institucionalidade do Estado islâmico puro, à volta ao estrito respeito aos fundamentos do islã e ao que prega o Corão e o Hadiz.
Gemeinschft – Termo alemão que significa comunidade.
Generalidade – Qualidade de todo fato social ser comum aos membros do grupo, isto é, de ser geral.
Genocídio – Emprego deliberado da foca visando ao extermínio ou à desintegração de grupos humanos por motivos raciais, religiosos, políticos, etc.
Geração – Grupo social formado pelos que tem aproximadamente a mesma idade; o período varia entre 15 e 30 anos de geração a geração, conforme a cultura do grupo.
Gesellschaft – Termo alemão que significa sociedade ou associação; designas a forma de convivência em que o individuo predomina sobre o grupo.
Governo – Conjunto de pessoas que, colocadas a frente dos órgãos fundamentais do Estado, exerce o poder publico.
Grande burguesia – A classe alta, proprietária do grande capital, incluindo-se grandes indústrias, banqueiros, grandes comerciantes e grandes proprietários de terra.
Grupo social – Reunião de duas ou mais pessoas associadas permanentemente pela interação, e, por isso, capazes de ação conjugada visando a um objetivo comum. Temos: grupo primário – em que predominam os contatos primários; grupo secundário – em que predominam os contatos secundários.
Gueto – Bairro onde minorias raciais ou econômicas levam uma vida segregada do resto da população.
Guilda – Associação de mutualidades formada na Idade Media entre as corporações de artesãos, comerciantes ou artistas.
Habitat – Lugar onde um ser vivo nasce e vive naturalmente. Em relação à espécie humana, seu lugar no mundo e mais propriamente chamado ambiente por exibir aspetos culturais ale dos naturais.
Habito – Disposição adquirida pela repetição para conservar ou reproduzir, com facilidade crescente, atividades exercidas anteriormente.
Herança social – É a parte da cultura que as gerações adultas transmitem as gerações mais jovens.
Holismo – Doutrina que considera que a parte só pode ser compreendida a partir do todo. Privilegiada a totalidade na explicação da realidade e sustenta que o todo não e apenas a soma de suas partes: o todo possui uma unidade orgânica.
Homo-ferus – Animal humano que, por causa do isolamento social, foi privado durante os primeiros anos de vida da interação com outros seres humanos, fator essencial para a sua socialização.
Ideologia – Conjunto de idéias que explicam e caracteriza um sistema, uma corrente filosófica. Trata-se de um sistema de idéias peculiar a determinado grupo e ligado, geralmente, aos interesses desse grupo. Ideologia e a forma de ver o mudo.
Igreja – Instituição social de caráter religioso. É a religião institucionalizada, isto é, que supõe, alem da crença, de sentimentos e pratica uma doutrina, uma organização.
Imigração – É à entrada de indivíduos ou grupos, considerada do ponto de vista do país que os recebe.
Imperialismo – Tendência de um Estado a estender, constantemente, a sua área de influencia (sobretudo no setor econômico), ou ampliar cada vez mais o seu território; doutrina política que defende a unificação política e econômica de uma metrópole e de suas colônias.
Incesto – É a relação sexual entre parentes próximos. O conceito de incesto varia de sociedade para sociedade e é comum apenas quando se refere às relações sexuais entre pais e filhos.
Inculturação – O mesmo que enculturação.
Individualismo – Doutrina que defende o primado absoluto do individuo sobre a sociedade; a sociedade seria simples resultante de ação individual, e nada mais representaria do que uma soma de indivíduos; cada ser humano é dono de si: o seu interesse pessoal, o zelo por suas coisas particulares, o apego ao bem individual devem prevalecer sobre os interesses, o zelo e o bem social. O individualismo se manifesta na iniciativa privada e no lucro.
Indústria cultural – A industrialização em larga escala inclui os elementos da cultura erudita e da popular, dando inicio a indústria cultural; o incessante desenvolvimento da tecnologia, principalmente nos meios de comunicação (fotografia, disco, cinema, radio, televisão, etc.), passou a atingir um grande numero de pessoas, dando origem à chamada cultura de massa.
Inércia cultural – Capacidade de certos elementos culturais de resistir à mudança social.
Informacionismo – É um novo modo de desenvolvimento, historicamente moldado pela reestruturação de modo capitalista de produção do século XX, com mudanças de tecnologia mecânica para as tecnologias de informação. Também chamado pos-industrialismo ou “economia de serviços”
Infra-estrutura – É a parte inferior de uma estrutura; a base material ou econômica de uma sociedade ou de uma organização.
Iniciação – Consiste na cerimônia e nas provas por meio das quais os jovens são iniciados nos ritos, nas técnicas e nas tradições da tribo a que pertencem, para serem considerados aptos a ingressar na comunidade dos adultos.
Instabilidade social – Fase de transição entre a desorganização e a organização social.
Instinto – Impulso interior e inconsciente, que tanto impede como impele os indivíduos a realizar certos atos, independentemente da experiência e da vontade consciente.
Instituição social – É um conjunto de regras e procedimentos produzidos, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade e que tem grande valor social; são os modos de pensar, de sentir e de agir que a pessoa encontra preestabelecida e cuja mudança se faz muito lentamente, com dificuldade.
Instrumento de produção – São todas as coisas que diretamente ou indiretamente nos permitem transformar a matéria-prima num bem final; são as ferramentas de trabalho, os equipamentos e as maquinas.
Insulamento – Segregação de grupos em conseqüência de fatos socioculturais, podendo resultar de preconceitos de etnia, de religião, etc., impedindo ou restringindo os contatos sociais.
Integração social – Conjunto social de indivíduos e grupos cuja convivência reflete um equilíbrio social.
Interação social – É a reciprocidade de ações sociais entre indivíduos, por meio da qual os homens se aproximam ou se afastam, se associam ou se dissociam.
Invenção – E o elemento ativo, a aplicação da descoberta; dizemos, por exemplo, descoberta da eletricidade e invenção da lâmpada.
Isolamento social – Ausência de contatos sociais por fatores físicos, psíquicos ou sociais.
Jacobinismo – Doutrina ou partido dos jacobinos, à época da Revolução Francesa.
Liberalismo – Doutrina segundo a qual a liberdade, independentemente de qualquer obstáculo, é o único meio de progresso, harmonia e paz social. O liberalismo reduz o papel do Estado à função negativa de reprimir os atentados a ordem publica.
Libertarismo – Doutrina da liberdade absoluta.
Líder – Aquele que ocupa posição preeminente numa sociedade; chefe, guia, condutor; pessoa que dirige um grupo, conseguindo impor-lhe idéias e valores.
Liderança – É a ação exercida por um líder.
Linchamento – É a execução sumaria de um individuo por uma multidão.
Linguagem – Forma de comunicação simbólica, oral ou escrita, que consiste em suas representações gráficas ou orais.
Marginalidade cultural – É o conflito originado pela posição dúbia da pessoa colocada entre duas culturas. Alem da aculturação, quando duas culturas entram em contato pode ocorrer uma serie de conflitos mentais nos indivíduos pertencentes a essas culturas, e aqueles que não conseguem se integrar completamente em nenhuma das culturas que os rodeiam fica na situação de marginalidade cultural.
Marxismo – Doutrina de Karl Marx, segundo a qual a organização política e jurídica, a religião e as culturas são estritamente determinadas pelas condições econômicas, pela indústria e o comercio, pela produção e pelas vendas. O marxismo da um papel de grande relevo a luta de classes e, sobretudo, ao proletariado que, por meio da revolução, transformaria as sociedades capitalistas, divididas em classes, em sociedades comunistas, isto é, sem classes.
Mass comunication – Comunicação de massa.
Mass media – Meios de comunicação de massa; são os modernos veículos de comunicação, como a imprensa, o radio, o cinema e a televisão.
Massa – É formada por indivíduos que recebem, de maneira mais ou menos positiva, opiniões formadas, que são veiculadas pelos meios de comunicação de massa. Também se considera massa qualquer ajuntamento de grande numera de indivíduos, formando um grupo instável e transitório, sem unidade coletiva.
Matéria-prima – Os objetos que, no processo de produção, são transformados para constituir o bem final.
Matriarcado – Tipo de organização social em que a mulher exerce autoridade preponderante.
Meios de produção – São os meios materiais para realizar qualquer tipo de trabalho; são a matéria-prima e os instrumentos de produção.
Método – Do grego metá = segundo, de acordo, de conformidade com, e ódos = caminho. Assim, método seria, “segundo um caminho”, “caminho para atingir um objetivo”.
Mídia – Meio de comunicação de massa.
Migração – Deslocamento de indivíduos ou grupos no espaço geográfico, que pode ser interno, isto é, dentro do próprio país, ou externo. Costuma-se denominar imigração a entrada de estrangeiros em um país e emigração a saída de pessoas se uma nação.
Miscigeneraçao – E a mistura, o cruzamento de raças; mestiçagem.
Mobilidade social – Movimento, no espaço social, executado por indivíduos ou grupos que sobem ou descem na escala de uma sociedade estratificada em camadas sociais. A mudança de posição social do individuo pode ser tanto no sentido horizontal como no sentido vertical ascendente e descendente.
Modo de produção – É a maneira pela qual a sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e como os distribui; o modo de produção de uma sociedade formada por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. Modos de produção: primitivo, escravista, asiático, feudal, capitalista e socialista.
Modus faciendi – Expressão que significa modo de fazer.
Modus vivendi – Expressão latina que significa modo de vida.
Monarquia – Forma de governo em que o poder e exercido por uma só pessoa (o rei), que herda o poder e o mantém ate a renuncia ou a morte.
Monogamia – Forma de casamento de um homem com uma só mulher.
Monopólio – Privilegio exclusivo; exploração; trafico; posse ou direito.
Moral – É o conjunto de princípios e normas éticas, aceitos e sancionados por determinadas sociedades; distingue-se da ética, que e o estudo filosófico dos fundamentos da moral.
More – Do latim mos, mores= costume. São os costumes de uma sociedade; tabu; os modos de agir mais prezados, mantidos com tenacidade e que são considerados essenciais para a vida social.
Mudança cultural – Qualquer alteração na cultura da sociedade.
Mudança social – Qualquer alteração nas formas de vida de uma sociedade, nos processos e nas instituições sociais.
Multidão – É um agregado físico de pessoas, instável e transitório, que sofre influencia de um impulso ou emoção comum e é capaz de ação conjugada; turbamulta.
Nação – Conjunto de habitantes de um território que tem geralmente a mesma língua, ligado por tradições, interesses e aspirações comuns e subordinado a um poder central, que mantém a unidade do grupo.
Nacionalismo – Preferência por tudo o que é próprio da nação; doutrina política que defende a nacionalização de todas as atividades de um país.
Nazismo – O mesmo que nacional-socialismo. Movimento ideológico e político fundado por Adolf Hitler em 1919. Doutrina do nacionalismo totalitário em que a nação é absorvida pelo Estado, dirigido por um partido único (o partido nazista) que encarna os ideais nacionais.
Nepotismo – Significa favoritismo; é caracterizado por nomeação de parentes para altos cargos; concessão de cargo publica sem previa avaliação do mérito do candidato.
Nível de renda – É o total de rendimentos obtidos por uma pessoa num determinado período de tempo.
Nível de vida – Decorre sempre do nível de renda. É a situação media de uma pessoa ou grupo social, no que diz respeito á maneira de satisfazer as necessidades básicas da vida.
Nomadismo – Sistema de vida dos povos nômades, isto é, que não tem habitação fixa.
Normas sociais – São regras de conduta que orientam e controlam o comportamento das pessoas.
Obscurantismo – É a atitude dos que fazem oposição sistemática a todo progresso material, intelectual ou moral; estado de completa ignorância.
Oligarquia – Forma de governo em que o poder esta nas mãos de um pequeno grupo de indivíduos ou poucas famílias.
Opinião publica – Poderoso meio de controle social de que são instrumentos, hoje, os meios de comunicação de massa: imprensa, radio, televisão e cinema; são as maneiras de pensar, sentir e agir do publico em relação a determinados fatos sociais.
Ordem social – É o equilíbrio e a harmonia das instituições e atividades de uma determinada sociedade. A ordem social é um dos objetivos do controle social.
Organização social – Cada um dos participantes de uma estrutura social desempenha o papel correspondente à posição social que ocupa, ao status que possui. O conjunto de todas as ações que são realizadas quando os membros de um grupo desempenham seus papeis sociais constitui a organização social; é a parte dinâmica da estrutura social.
Ostracismo – Desterro por dez anos a que os atenienses condenavam os cidadões que, por seu mérito ou influencia, se tornavam politicamente suspeitos ou perigosos; de maneira geral, significa condenar alguém ao esquecimento.
Padrão cultural – É uma norma de comportamento estabelecida pela sociedade; os indivíduos numa sociedade normalmente agem de acordo com os padrões estabelecidos pela sociedade em que vivem.
Padrão de vida – Nível de consumo real alcançado em uma população.
Pânico – Conduta descontrolada; terror; medo súbito e infundado.
Papel – É o comportamento que o grupo social espera de qualquer pessoa que ocupa determinado status social; é o aspecto dinâmico do status, a realização dos direitos e deveres referentes ao status social. Termo Frances correspondente a papel (role).
Pária – É o individuo hindu sem casta social; são grupo de pessoas miseráveis, sem direitos ou quaisquer privilegio, sem profissão definida e que estão fora da pirâmide social.
Participação – É o ato de compartilhar da interação social; processo de associação pelo pensamento, pelo sentimento ou pela ação.
Partido político – Associação política em que os indivíduos professam as mesmas idéias sociais e políticas. No Estado moderno, os partidos políticos se organizam para a disputa, a conquista e o exercício do poder.
Patriarcado – A organização social que se caracteriza não só pela autoridade do pai, como também pela superioridade do homem na vida em geral e no controle da sociedade.
Pequena burguesia – A classe media aquela que vive do pequeno capital, como os pequenos industriais, pequenos comerciantes, pequenos fazendeiros, alem dos profissionais liberais.
Personalidade – É a característica total do comportamento do individuo; representa o conjunto de tendências, disposições e caracteres, fisiológicos e psicológicos, formando uma unidade, o eu.
Pirâmide social – Representação gráfica das diferentes camadas sociais, de acordo com o critério de distancia social existente entre elas.
Plutocracia – É a dominação exercida pela classe alta, que detém os meios de produção, circulação e distribuição de riquezas, sobre a massa proletária, por intermédio de um sistema político e jurídico que assegura o controle social econômico.
Poliandria – Matrimonio da mulher com vários homens; é uma forma de poligamia em que uma só mulher é esposa de vários homens.
Poligamia – Forma de matrimonio de um com muitos; casamento plural entre um homem e varias mulheres (poliginia), ou entre uma só mulher e vários homens (poliandria).
Poliginia – Forma de matrimonio de um homem com varias mulheres.
Política – Ciência social dos fenômenos referentes ao Estado; sistema de regras no governo de uma sociedade; segundo alguns, a “arte do possível” na administração dos negócios públicos.
Posição social – É o status social relativo que o individuo ocupa no grupo, quando comparado com o status de outro individuo ou grupo.
Positivismo – Sistema filosófico criado por Augusto Comte que pretende reduzir a filosofia a limites e métodos científicos.
Povo – Conjunto de habitantes de um país ou território, geralmente com direitos políticos.
Preconceito de classe – Atitudes de discriminação dirigida de forma incondicionada contra pessoas de outra classe social.
Preconceito racial – Atitude diversa em relação a um individua ou grupo, baseada em traços ou características de origem racial.
Pressão social – É a coação exercida sobre indivíduos ou grupos a fim de se conseguir deles uma mudança de atitude ou de idéias.
Prestigio social – Aceitação social do individuo por sua superioridade pessoal, que tem por base o êxito individual, em qualquer setor de atividade.
Primitivo – São assim chamados os povos de cultura ágrafa, isto é, aqueles que ainda não inventaram um processo de comunicação escrita.
Processo social – São as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns sobre os outros, isto é, de que forma eles estabelecem suas relações sociais. Qualquer mudança numa sociedade, proveniente da interação dos seus membros. É um processo social.
Produção – É a transformação da natureza, da qual resultam bens que vão satisfazer as necessidades humanas; portanto, produzir e dar uma nova combinação aos elementos da natureza.
Produtividade – Capacidade de produção com um dado numera de trabalhadores; aumentar a produtividade é aumentar a produção sem aumentar o numero de trabalhadores, o que pode ocorrer pela mecanização, pela introdução de novas tecnologias, etc.
Progresso social – Significa mudança para melhor. Como o conceito de melhor e relativo, dizemos que há progresso quando o ser humano descobre ou utiliza as leis e os princípios da natureza em seu proveito.
Proletariado – A camada social constituída de indivíduos que são proprietários da força de trabalho e vivem como assalariados; na sociedade capitalista essa classe é constituída pelos trabalhadores.
Propaganda – Uma incentivação que tem por finalidade criar atitudes, despertar motivos, levar os indivíduos a fazer certas coisas ou a se comportar de determinada maneira.
Publico – É um agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos; é espontâneo, amorfo não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação.
Racionalização – Substituição consciente dos verdadeiros motivos de uma nação por outros motivos socialmente aceitáveis.
Racismo – Doutrina que admite a superioridade de certas raças; é falsa diante das conclusões da Antropologia moderna e dos ensinamentos da historia.
Razão de Estado – Tradução da expressão italiana ragione di stato, termo empregado por Maquiavel para designar os interesses do poder político, que deveriam prevalecer sobre qualquer outro interesse ou razão.
Reforma social – Mudança gradativa que procura melhorar as instituições sociais sem destruí-las ou sem romper frontalmente com os costumes; e uma mudança social planejada, deliberada, racional.
Região cultural (ou área cultural) – E onde predominam determinados complexos culturais; e, portanto, a área geográfica por onde se distribui certa cultura.
Regime político – Forma que, num grupo social, assume a distinção geral entre seus governantes e governados; exemplo: regimes autocráticos e regimes democráticos.
Relação social – É o conjunto de interarações sociais.
Relações sociais de produção – São as relações que os homens estabelecem entre si no processo produtivo.
Religião – Crença em poderes sobrenaturais ou misteriosos, associados a sentimentos de respeito e veneração e que se expressam em atividades publicas destinadas a lidar com esses poderes; os membros de uma determinada religião geralmente se reúnem em uma comunidade espiritual, como as igrejas católicas, os templos budistas e evangélicos, os centros espíritas, etc.
Renda – É a soma dos rendimentos de uma pessoa, num espaço de tempo determinado.
Renda nacional – Soma das rendas de todas as pessoas, no espaço de tempo determinado.
Renda per capita – É igual a renda nacional dividida pelo numero total de habitantes de uma nação, renda por cabeça. Renda per capita = R N/Pop.
Republica – Forma de governo em que o poder e exercido por representantes eleitos periodicamente pelo povo.
Resistência social – São atuações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social; são obstáculos ou barreiras oriundas da própria estrutura social, que dificultam ou impedem a mudança social.
Retardamento cultural – Ocorre quando há um equilíbrio entre os diferentes aspectos da cultura.
Revolução – É toda mudança social violenta, brusca e radical das instituições fundamentais da sociedade ou do Estado.
Rito – Cerimônia ou conjunto de cerimônias de uma religião; o rito também se encontra em outros setores da vida cultural; há, por exemplo, ritos de iniciação, ritos de puberdade, ritos natalícios, ritos núpcias, etc.
Sanção social – É uma punição que o grupo ou a sociedade atribui ao individuo; em função de seu comportamento social; é um instrumento de controle social que consiste em punir o transgressor de alguma norma.
Secularização – Processo social que consiste em reduzir o significado social do sagrado; é um fenômeno histórico dos tempos modernos, pelo quais certas crenças e instituições religiosas se transformam em doutrinas filosóficas, teológicas e modo de vida diferente. Por exemplo, na sociedade contemporânea, o padre católico se seculariza ao dispensar o uso da batina como traje diário, passando a usar roupas iguais as dos outros homens. Antigamente a batina distinguia o eclesiástico do leigo.
Segregação – Processo de dissociação mediante o qual indivíduos e grupos perdem o contato físico e social com outros grupos; a segregação racial é a forma externa de preconceito racial, e consiste em isolar os elementos considerados de raça inferior.
Serviços (prestações de) – Os bens são materiais que tem um valor econômico na sociedade; toda sociedade no processo produtivo produz bens e serviços; são exemplos de prestação de serviços: a consulta de um medico, a aula de um professor, o corte de cabelo, etc.
Servidão – É a relação de dependência entre uma cama da social e outra sobreposta, e que se liga à obrigação de prestar serviços e pagar tributos.
Servilismo – Regime de trabalho peculiar ao feudalismo em que o trabalhador e considerado um acessório ligado a terra de maneira indissolúvel, daí a expressão “servo da gleba” para designá-lo.
Setor externo – Conjunto das operações comerciais que envolvem as exportações e as importações.
Setor privado – É composto pelas empresas pertencentes a particulares.
Setor publico – É composto pelas instituições do Estado.
Setores produtivos – São três os setores produtivos de uma economia: setor primário – abrange o conjunto da atividade agropecuária e extrativa; setor secundário – abrange o conjunto das indústrias; setor terciário – abrange o conjunto das empresas prestadoras de serviços.
Símbolo – Algo cujo valor ou significado é atribuído pelas pessoas que o utilizam; em nossa sociedade, por exemplo, a aliança e um objeto que simboliza a união e a fidelidade entre os conjugues.
Sincretismo – É a fusão dos elementos culturais, dando como resultado um novo elemento.
Sindicato – Associação profissional que tem por objetivo a defesa dos interesses dos que exercem uma mesma atividade.
Sistema de ensino – Conjunto de normas que disciplinam em seus vários aspectos, o processo educativo.
Sistema escolar – Conjunto de organizações escolares e paraescolares que se articulam e se integram, ordenada e progressivamente.
Soberania – Poder de autodeterminação do Estado (política e administrativa), tanto em âmbito interno como externo; poder do Estado dentro do seu território e independente dos demais Estados.
Sociabilidade – É a tendência natural para viver em sociedade.
Socialismo – Sistema econômico que propõe a incorporação dos meios de produção pelos trabalhadores, a entrega dos bens e propriedade a coletividade, e a repartição, entre todos, do trabalho comum e dos objetos de consumo.
Socialização – É o processo social global pelo qual o individuo se integra ao grupo em que nasceu assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo social; e o ato de transmitir, de inculcar na mente do individuo os padrões culturais da sociedade; pela socialização o individuo naturalmente social, torna-se sociável.
Sociedade – É a reunião de indivíduos para um determinado fim; todo grupo ou agregado social que vive submetido às mesmas leis e cujas instituições fundamentais são determinadas por padrões culturais comuns.
Sociograma – Gráfico elaborado pelo sociólogo romeno J. L. Moreno, criador da sociometria, que revela as relações de atração e repulsa vigentes no interior de um grupo social.
Sociologia – É a ciência social que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade; a Sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais, da divisão da sociedade em camadas sociais, da mobilidade social, dos processos de cooperação, competição e conflito na sociedade, etc.; a Sociologia é a ciência social que estuda os fatos sociais.
Sociologismo – Tendência para explicar todos os fenômenos sociais exclusivamente pelas formas de organização ou estrutura social.
Sociometria – É a mensuração ou o estudo quantitativo dos fatos sociais.
Socius – O ser humano considerado como membro da sociedade, como participante da vida social.
Solidariedade social – Relação pela qual os membros de uma sociedade são interdependentes; processo em virtude do qual os membros de uma sociedade participam das mesmas vantagens e assumem os mesmos encargos.
Status quo – Expressão latina que significa o estado atual em que se encontram as coisas; ordem social.
Status social – É a posição social ocupada pelo indivíduo no sistema de estratificação social; essa posição social determina o conjunto de deveres e direitos do individuo na sociedade. O status básico ou principal é o status pelo qual o individuo é classificado e por cuja referencia sua conduta NE julgada; a personalidade status ou personalidade padrão é o tipo ideal de personalidade, exigida com referencia a determinado status; status atribuído é o que e escolhido voluntariamente pelo individuo e não depende de suas ações ou qualidades; status adquirido e obtido em função das qualidades pessoais do individuo, de capacidade e habilidade.
Subcultura – Existe quando no interior de uma cultura aparecem diferenças significativas; no Brasil, por exemplo, há as subculturas nordestina e gaúcha.
Subdesenvolvimento – Considerado por alguns autores como um estagio anterior ao desenvolvimento, e, por outros, como uma situação permanente. Os países subdesenvolvidos têm a estrutura econômica, social e política atrasada.
Subemprego – Emprego temporário, não qualificado, não coberto pela legislação trabalhista em vigor e em geral mal remunerado.
Subgrupo de ensino – Numa escola, considerada como grupos sociais aparecem às classes, que são subgrupos de ensino, artificialmente formados por designação da administração da escola.
Superestrutura – É a parte superior da estrutura social; o conjunto das ideologias, filosofias, religiões, princípios jurídicos e políticos de determinada camada social dominante da sociedade.
Tabu – Aquilo que e proibido de ser violado. Trata-se de um termo polinésio usado para designar todo objeto que, nas culturas totêmicas, e protegido pela interdição. Instituição religiosa que atribui a uma pessoa ou objeto um caráter sagrado. Nas tribos primitivas, o totem seria usado para manter os tabus, evitando principalmente o incesto. (Veja o verbete totem.)
Take off – Expressão inglesa que define o arranco, a decolagem de um pais para o desenvolvimento.
Taylorismo – Sistema de organização racional do trabalho, baseado na psicotécnica, elaborada por Frederick Winslow Taylor (1856-1917).
Técnica social – Conjunto de princípios, métodos e processos para o estudo e melhoramento pratico da vida social.
Tecnocracia – Sistema de organização política e social baseado no predomínio dos técnicos.
Tecnologia – Sistema de aplicação técnicas e praticas do conhecimento cientifico.
Tensão social – Estado emocional que resulta das oposições e conflitos que ocorrem nos grupos sociais.
Teocracia – Sistema de governo em que o poder reside na classe sacerdotal.
Tirania – Governo de tirano, isto é, governo opressor e cruel.
Totalitarismo – Sistema de governo em que um grupo político centraliza todos os poderes administrativos, não permitindo a existência de outros partidos políticos e sobrepondo, aos interesses e aos direitos individuais, os da coletividade.
Totem – Animal, vegetal ou determinado objeto (como mascara fincada em mastro no centro das tribos) de que toma o nome certos grupos primitivos levados pela crença num laço de filiação entre eles e esses símbolos. Serve para identificar laços de parentesco entre as tribos. Para Sigmund Freud, resumidamente falando, ao identificar laços de parentesco entre as tribos, o totem evita o tabu do incesto e o cruzamento entre parentes próximos.
Totemismo – Crença do totem; conjunto dos atos ou ritos em que se exprime essa crença; as diversas formas de totemismo exercem profundas influencia sobre a organização social de certos povos primitivos.
Traço cultural – A unidade mais simples de uma cultura; a menor unidade mensurável da cultura.
Tradição – Conjunto de idéias, sentimentos e costumes que, numa sociedade, se transmite de uma maneira viva de uma geração a outra; parte da herança social (cultura) valorizada pelo que representou no passado.
Transculturação – Troca de elementos culturais entre os povos diversos.
Transição social – É o processo de mudança na estrutura social de uma sociedade, de um estagio mais atrasado para um estagio mais avançado.
Transmição social – Difusão de elementos culturais pelas sociedades humanas; transferência de patrimônio cultural de uma geração a outra.
Tribo – cada uma das divisões de um povo em algumas nações antigas.
Urbanização – Concentração de população em cidades; processo social que consiste na adoção de hábitos e atitudes peculiares a vida urbana, marcada, geralmente, por certo individualismo e pela secularização.
Utopia – De u, negação, e topos, lugar, emprego. Significa o sistema econômico, social e político que, por perfeito e ideal, não se encontra em nenhum lugar.
Valor social – Significado ou preço que a sociedade atribui a idéias, fatos, conhecimentos, objetos e normas.
Volkgeist – Termo alemão que significa “espírito do povo” ou “alma nacional”; usada pela Sociologia, o conceito equivale a uma peculiar consciência coletiva de uma nação.

Soldado universal SU missão: salvar o mundo. Contato: soldadouniversalparasalvaromundo@gmail.com
Ah transição social.



Apêndice/Glossário (Sociologia Geral)

AÇAO SOCIAL. De forma ampla, pode ser conceituada como todo esforço organizado, visando alterar as instituições estabelecidas. De forma particular, é conceituada pelos autores que utilizam a abordagem de ação na análise sociológica da sociedade, sendo que os principais representantes são Max Weber e Talcott Parsons. Para Weber, a ação social seria a conduta humana, pública ou não, a que o agente atribui significado para o próprio agente. Por sua vez, Parsons tem como ponto de partida a natureza da própria ação: toda ação e dirigida para a consecução de objetivos. Um undividuo (ator), esforçando-se por atingir determinado objetivo, tem de possuir algumas idéias e informações sobre os “objetos” que são relevantes para a sua consecução, alem de ter alguns sentimentos a respeito deles, no que concerne ás suas necessidades; e, finalmente, tem de fazer escolhas. Outro aspecto é a necessidade de possuir certos padrões de avaliação e seleção. Todos esses elementos ou aspectos de motivação e avaliação podem tornar-se sociais por intermédio do processo de interação (veja INTERAÇAO). Assim, a açao social é vista por Parsons como comportamento que envolve orientação de valor e como conduta padronizada por normas culturais ou códigos sociais (veja CODIGOS).
ACOMODAÇAO. É um processo social com o objetivo de diminuir o conflito entre indivíduos ou grupos, reduzindo ou mesmo encontrando um novo modus vivende (veja MODUS VIVENDI). É um ajustamento formal e externo, aparecendo apenas nos aspectos externos do comportamento, sendo pequena ou nula a mudança interna, relativa a valores, atitudes e significados.
ACULTURAÇAO. Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contato contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas.
ADAPTAÇAO. De maneira ampla, significa o ajustamento biológico do ser humano ao ambiente físico em que vive. Pode também ser aplicada á vida em sociedade, que ocasiona o surgimento de certo denominador comum entre os componentes de uma sociedade particular, certo grau de adesão e conformidade às normas estabelecidas, que varia com a margem de liberdade ede autonomia que o meio social permite ao indivíduo.
AGREGADOS. Constituem uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade física, tem um mínimo de comunicação e de relações sociais. Apresentam as seguintes características: anonimato, não- organização, limitado contato social, insignificante modificação no comportamento dos componentes, são territoriais e temporários. Os principais agregados são: manifestação publica (agregados cder pessoas reunidas deliberadamente com determinado objetivo); agregados funcionais (constituem uma zona territorial onde os indivíduos têm funções especificas); multidões (agregados funcionais (constituem uma zona territorial onde os indivíduos têm funções especificas); multidões (agregados pacíficos ou tumultuosos
gRavar em CD depois de digitados 12 de setembro de 2008 pode ser parte do livro “O Sistema”.dc.

Nenhum comentário: