Páginas

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

BOLETIM HUMANIDADE Ordem e Progresso

Assunto:

I SEMINÁRIO CONTRA A MISÉRIA E A FOME - CNBB
29/Set/2002 - Livramento-RS


Maria Helena Matchin= Vamos passar dados para traçar linhas de ação.
No Uruguay...
- de cada 10 pessoas 4 tem emprego de baixa qualidade;
- 570.000 desempregados= 42%, mais triste é que não terem salario, tenham que sobreviver igual, Rivera, população: 84.120, 16 assentamentos irregulares= 10% da comunidade, 3.000 crianças, como não se tem emprego, não tem aporte, dinheiro para a saúde pública, estado de emergencia, medicamentos vencidos pela burocracia. 30% dos riverenses necessitam solidariedade, somos os primeiros encarenciados do país, compromisso moral, político para sermos livres. Problema educação e moral. Não buscar responsáveis, princípios evangélicos para uns, éticos para outros. A superação esta no setor primario, sistema economico neoliberal em quebra.

Pe. Edio Fagundez= Se Brasil ou Argentina espirrar o Uruguay pega o resfriado, a Argentina esta com pontada dupla, imagina o Uruguay. O vergonhoso é que nos úlotimos meses gastaram reservas para sustentar um sistema derrocado. 25% da população do Uruguay esta abaixo da pobreza, nosso maior gerador de emprego é o comercio, de cada US$ 100 só US$ 1 nós produzimos, somos o 3º município mais pobre, dantesco, igual a Divina Comedia. O que o governo esta fazendo para solucionar a fome?. Pois não temos arrecadação. Responsabilidacde social das empresas.

Reverendo Odilon= Sabendo que não sou dono da verdade, a realidade de Sant'Ana do Livramento, não a conheço completamente. Conteúdo= síntese. Livramento cidade do interior com 90.700 moradores, 39% homens e 42% mulheres, 26% mais de 60 anos, 8,1 analfabetos, 44% sem saneamento básico. Motivar as familias, formação e lazer, luz. Luz vermelha para Livramento. Atraves da educação vem a liberdade.

Prof. Luiz Edegar Lima= 3º setor, 1º Estado, 2º Mercado, 3º Setor organizações que não visam lucros. O 3º setor é utilizado como ideología, cortina de fumaça. Espaço público com idéias. Falta gerenciamento, as vezes voluntarios comprometidos e envolvidos, profissionalizá-los. Frase: "As pétalas de uma flor são todas iguais, mas a beleza repousa na diferença".
3º setor não seria responsabilidade social, preparação, habilitação, gerenciamento, ética, pensar em modelos políticos, sem objetivos bem definidos, dificilmente chegaremos lá.

Pe. Aírton Gusmão= O nosso Deus e da revelação, faz historia da vida, se solidariza com o povo oprimido, sofredor, ele percebe o povo abandonado pelos governantes. "Eu vim para que todos tenham vida" Jesus, a vida é liberdade pára todos, não reduzir a caridade a mera prática assistencialista. Que os pobres excluídos possam tornar-se sujeitos, ressurreição, não após a morte, mas sim hoje. Missão de Cristão, na pessoa de Jesus Cristo, gerada por estrutura politica.

Pe. Alvaro= Exigencia éticas, todo mundo tem dignidade, não há contradição entre fé e razão. O homem não pode ser industrializado, ele é dispensável e tambem indispensável, não coisificado, autónomo. Ética só pode ser compreendida pelo homem. Ética= reponsabilidade, tudo que constroi, humanistíco. Matar um homem é matar Deus, homem medida de todas as coisas. Vida um bem pessoal, deve ser respeitada. Na teoria lembramos, na pratica esquecemos para preservar a vida o alimento é necessario. Homem não só individual, senão social. Sem um quarto para dormir e uma mesa para comer, esta não pode ser uma familia. Vida= qualidade de vida. Luta contra a miseria e a fome! Ética e moral.

Pe. Mateus Mendes= Las mentes son como paraguas, sirven cuando estan abiertas. Mientras sigamos sirviendo comida en los comedores, los pobres, quedaran como estan, tratar que esta maquina no siga produciendo pobreza, tenemos que tener conviccion que el cambio es posible, lo que no se asume no se transforma. Mirar para apreender.

Ass. Social Laura Chapitel= Conjunto de principios y valores politicas sociales paliativas, participacion y mas organizacion, sociedade civil fortalecida. Áreas de impacto, educacion y trabajo. Participacion; si no hay opinión, hay solo ejecución.

Maria Nolmi= Fome em meio da riqueza.

Tania da Silva= Temos que acompanhar os conselhos.

Mauricio Vidal= Pacote politico9 ultrapassado.

Marcos Soria= Superar a miseria e fome só com responsabilidade social, pirámide, repressão do Estado, polícia, ideia de dedo duro que só serve para desmoralizar o trabalhador. 30.000 morrem de fome por dia. Hortas comunitarias, artesanatos. Livramento/Rivera, fruto do individualismo, temos que lavar a vidraça da "nossa" janela. Trabalho do "grupo 11" analizar, sugerir propostas, viabilçidades: ver, julgar, agir.

Flavia Retamar= Na Camara de Vereadores é uma verdadeira palhaçada em dias de reuniões.
Proposta: pesquisas científicas, parcerias tecnicas temos que estar de acordo com as leis, só que não sabemos como fazé-lo. Hortas comunitarias. Trocar individualidade por coletividade. Orientação, capacitação, voluntario para fazer não para apreender, saber e gostar do que faz. O difícil se faz, o impossível custa um pouco mais. Os culpados são os que governam ate hoje. O esgoto pode se transformar em dinheiro. Buscar informar-se, responsabilizar governantes por crime de ação e omissão. Protesto contra o poder executivo de Santana/Rivera.


Reportero: Dario Correa, (ed. social/pesquisador)

Reportero: Escritor que se abre paso hacia la verdad para entonces dispersar en una tempestad de palabras.

"Um trabalho respaldado pela racionalidade cientifica, para esclarecer e elevar moralmente a humanidade, dissipando as trevas da ignorancia e da supertição"

Nenhum comentário: