Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Hierarquia do bixo homem

História

Postado por: Marcel Benedeti em: Leis e Animais


Na história da Humanidade algumas categorias e seres humanos eram tidos como inferiores (mulheres, crianças, escravos, etc). Existindo seres humanos classificados em categorias, inferiores aos seres humanos machos, ricos e escravocratas, os demais eram considerados descartáveis. Assim se alguns humanos eram considerados descartáveis, os animais eram tidos como meros objetos.Tomas de Aquino (séc 13) dizia que animais não possuem alma imortal como a do ser humano. Assim, apesar de os animais terem uma alma, por pertencerem a seres inferiores e suas almas também serem almas inferiores, nada havia de mal em fazer deles o que quisermos.
Renee Descartes (matemático e filósofo que viveu no séc 17) publicou em seu ensaio literário de pouco mais de quarenta páginas, que apesar de pequeno volume, causou e vem causando atrasos no que se refere a mudança cultural, pois considera que os animais são objetos sem alma e sem inteligência, que foram criados por Deus para servirem aos seres humanos. Segundo Descartes, os animais foram criados por Deus para nosso uso e abuso.
Não é de se admirar que os animais sejam considerados por muitos, ainda, como seres absurdamente inferiores ou simplesmente como objetos, pois foi somente no final do séc. 18, ou seja, em 1789 as mulheres começaram a ser vistas como seres humanos, mas ainda assim, eram considerados seres inferiores ou mesmo objetos. Somente na década de 60 as mulheres começaram a aparecer nos meios sociais e esportivos, podendo participar das Olimpíadas, por exemplo. Se até recentemente as mulheres ainda eram consideradas inferiores aos homens (até os anos sessenta as mulheres somente poderiam fazer trabalhos domésticos sem serem objetos de curiosidade e elas poderiam ser mortas pelo marido, sem penalidades a ele, em caso de adultério flagrante), imagine o que se pensava dos animais antes e ainda hoje por pessoas mais antigas, que concordavam que as mulheres e os negros são inferiores?

Nenhum comentário: