Páginas

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Amor descartável... amor???????????

Exploração de animais domésticos

Postado por: Marcel Benedeti em: Leis e Animais

Quanto aos animais domésticos existe uma predisposição de muitas pessoas, inclusive, Levai, de sugerir que não mais se vendam animais, mas que sejam doados, como acontece em muitos estados nos EUA, onde o comércio é proibido em diversos Estados.
Quando se compra, há uma relação comercial e não afetiva e por isso os animais não são vistos como seres, mas como objetos.
Quando são vistos como objetos, os animais não estão ligados aos seus donos, que eu prefiro chamar de Tutor, afetivamente. Neste caso comercial, não existe realmente um tutorado, pois a pessoa é realmente dona do objeto, que ela adquiriu. Por isso quando perder o interesse acaba por cometer um crime, passível de punições legais, que é o abandono.
Abandono é crime! Mas quem toma as providencias atualmente nestes casos? Ninguém, exceto pessoas mais esclarecidas e conscientes (conhecidos popularmente como protetores, que eu preferia chamar de conscientizadores) que se articulam na tentativa de minimizar os traumas emocionais no animal.
No caso de animais explorados pela indústria de alimentos, o Estado fecha os olhos aos maus-tratos em nome de um bem-estar social humano (relacionado à fome), mas também não tenta abrir os olhos para esta industria milionária. O Estado compactua com todo tipo de atrocidades em nome da produção e do lucro aos cofres públicos e privados. Eu tenho até receio de tocar neste assunto, pois os donos desta indústria não são de brincar.
(Um aparte) Eu conheci uma pessoa, que tinha um amigo, que tinha um outro amigo, que tinha açougue. Em uma certa época as coisas começaram a ir mal em seu comércio e o “esperto” comprou uma grande quantidade de carne de um “fornecedor” sem poder pagar. Ele não pegou a mercadoria, vendeu tudo, guardou o dinheiro e fechou as portas do açougue e desapareceu com o dinheiro do todo. O homem desapareceu! Depois de alguns meses começaram a dar noticias dele. Ele estava escondido dos credores, no Mato-Grosso do Sul. Logo veio outra notícia: Foi morto com crueldade. Pode ter sido somente um assalto, mas tenho minhas dúvidas.
Mas, voltemos ao assunto.
Os animais, neste setor industrial, são considerados objetos, mesmo! Sendo objetos, quem se importa se sofrem ou não? Objeto não sente dor! São descartáveis. Aliás, a palavra descartável vem de Descartes (René Descartes, que considerava o materialismo como regra de vida).

Nenhum comentário: