Páginas

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Agencia Humanidade/ONG PIDS.



Projeto Inclusão Digital chega até o Projeto Criança Feliz




O Projeto de Inclusão Digital e Social (PIDS) é a iniciativa de uma ONG que tem como meta formar 1 mil alunos em Informática e, para tanto, elege uma comunidade por ano para ministrar aulas. Neste ano, o curso está acontecendo no assentamento São Leopoldo, na Faxina, por intermédio da Cooperforte, e também no projeto Seces - Sociedade Eclética Caridade Esperança Solar, por meio do Projeto Criança Feliz, onde são atendidos 80 alunos, nos turnos manhã e tarde.

A presidente da Seces, Cléia Gonçalves, conta que os computadores do Projeto Criança Feliz estavam à espera de um professor voluntário. Também era preciso trocar algumas peças. Assim, o presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, César Paulo Mossini, realizou a reforma nas máquinas antigas e doou 11 computadores novos para o projeto, os quais serão utilizados nas aulas. Os que sobrarem serão doados às famílias que estão cursando a capacitação.

O PIDS conta com o auxílio do professor Luis Claudio Carvalho, Dário Corrêa e Fabiana Asconavieta, trazendo os conhecimentos de informática para crianças e adultos. Os alunos contribuem com R$ 10,00 mensais, de março a dezembro. Carvalho relata que a ideia do PIDS é tornar-se uma escola itinerante para levar a todos os bairros o projeto, que acontece desde o ano 2000. Um dos registros do professor é que são vários os ex-alunos - em todos os bairros que visita pode ver um ex-aluno.

A ONG aceita doações de computadores periféricos tendo apoio de empresas. Neste ano já teve doação da loja Augusto Leonel Fernandes, Polícia Civil, Alatec, Virtual Informática, Global Informática, Shopping Informática, LCD Informática e Posto Fortím.

Além das aulas de informática, o Programa de Inclusão Digital está oferecendo aulas de reforços que entram no pacote de R$ 10,00, para aulas de português, matemática, espanhol e inglês e também aulas de flauta doce e violão. "Temos que preparar as crianças para o futuro", diz Cléia. O projeto continua mantendo-se com doações da comunidade. Para os cursos oferecidos pela ONG, ainda há vagas para os turnos manhã e tarde, das 9h ao meio-dia ou das 13h às 19h. Cléia lembra que o advogado do projeto continua à disposição das famílias do Criança Feliz, atendendo sempre que é solicitado.



ONG PIDS



Os avanços dos meios de comunicação oferecem hoje inúmeras possibilidades para aqueles que têm acesso, encurtando as distâncias e redefinindo a relações sociais. Para a ONG PIDS, o papel dela dentro desta nova geração de dezenas de milhares de aparelhos cibernéticos é servir como ferramenta de alcance para aqueles que não disponibilizam destes meios, enfim as comunidades carentes. Ao mesmo tempo deste crescimento virtual é gerada uma nova massa de pessoas que não dispõem destes equipamentos ou dos conhecimentos necessários para estar em dia com tudo que as novas tecnologias oferecem.

Assim, surgiu entre muitas outras ferramentas, o Programa Inclusão Digital e Social, desenvolvendo ações cidadania nas periferias de nossa cidade de Sant'Ana do Livramento, travando um alto desafio não só para equipe de diretores, coordenadores, monitores e alunos, mas sim, também, neste ano de 2010, às novas parcerias que neste projeto virão somar forças.

O objetivo é atingir as crianças de 6 a 13 anos de idade, incentivando, auxiliando no estímulo do processo de estudo nas escolas do ensino secular padrão, os alunos de 14 a 21 anos com os mesmos fins. Trazendo não só a informática como principal bandeira, mas também outros processos sociais educadores como reforço escolar, idiomas, meio ambiente, esportes, teatro comunitário, música e dança, incentivo ao serviço voluntariado, e cursos que promovam uma autosustentabilidade capacitando estes para o primeiro emprego e uma vaga no mercado de trabalho, onde juntamos com estes objetivos mais estas ferramentas uma forma de provocar o distanciamento destes da situação de risco, das idades de 22 em diante com treinamentos e capacitação em cursos de artesanato, padaria e confeitaria, confecções, secretariado básico e horta comunitária.

O programa informática na comunidade apresenta este projeto como justificativa diante de um contexto atualizado e real onde a falta de capacitação e despreparo profissional tornam nossos cidadãos sem condições de desempenharem uma função nas áreas informatizadas, mesmo sabendo que ela faz parte de nosso dia a dia de forma direta ou indireta, e para muitos seja esta para manutenção de suas vagas no mercado de trabalho como para a conquista da mesma. “Para escalar o muro social, pois quebrá-lo é quase impossível, pois ele sempre existiu no passado no início da criação dos primeiros computadores e ainda resiste até agora, ainda que a parte logística criou meios da população adquiri-lo com facilidades, mas o acesso ao técnico-físico; sensibilização, contato e uso básico e ao intelectual; educação,formação ou seja geração do conhecimento andam juntos”, registra a ONG.



Atuando a

todo vapor



Cooperforte - Em uma parceria com a Cooperforte, que abriu um espaço para ser executado durante o ano de 2010 o PIDS lá no Assentamento São Leopoldo, onde o Programa Informática na Comunidade estará durante toda as sextas-feiras do ano até dezembro, com aulas de inicialização à informática. O sucesso desta parceria já é notável, pois além da comunidade assentada local, participam em grande números os assentamentos Fidel Castro, Sepe Tiarajú, Santa Rita e outros, hoje já se somam mais de 70 alunos.

Após a publicação de uma reportagem no Jornal A Plateia, onde Terezinha e Cléia expressavam os sentimentos de grandes vitórias em seu Projeto Criança Feliz, que atendia em média 40 famílias, somando um total de 120 crianças que se beneficiavam com diversas ações sociais deste grupo e para esse ano de 2010.










Nenhum comentário: