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quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Não se Torture.



O mestre Lu-Tzu diz:


"Quando se começa a levar adiante a decisão, cuidados
devem ser tomados para que tudo possa acontecer de uma

maneira confortável e relaxada."



Essa é a primeira coisa a ser entendida. Uma vez que você tome a

decisão de seguir o caminho para dentro, uma vez que você tome a

decisão de ser um sannyasin, de ser um meditador, uma vez que você tome a

decisão que agora o interior está chamando e você vai procurar

e buscar pela questão 'Quem sou?', então a primeira coisa a ser lembrada

é: não se mova de uma maneira tensa. Mova-se de uma maneira

muito relaxada, certifique-se de que sua jornada interior está

confortável. Isso agora é de imensa importância.


Normalmente esse primeiro erro acontece a todo mundo. As pessoas

começam a fazer sua jornada interior desnecessariamente

complicada, desconfortável. Isso acontece por uma certa razão. As

pessoas estão raivosas com os outros em sua vida normal. Elas estão

violentas com os outros. Em suas extrovertidas jornadas normais elas

são sádicas: elas gostam de torturar os outros, de derrotar os outros, de

competir com os outros, de conquistar os outros. Todo o seu prazer

está em como fazer os outros se sentirem inferiores a elas.

Isso é a sua jornada extrovertida. Isso é a política. Essa é a mente

política, constantemente tentando tornar-se superior aos outros,

legalmente ou ilegalmente, mas mantendo o constante esforço para

derrotar os outros, a qualquer custo. Mesmo que o outro tenha que

ser destruído, então que ele seja destruído. Mas há que se vencer: ser o

primeiro-ministro, ser o presidente, ser isto ou aquilo, a qualquer

custo. E todos são inimigos, pois todos são competidores.

Lembre-se disto: toda a sua educação prepara-o e dá-lhe prontidão para

lutar. Ela não o prepara para a amizade e o amor; ela o prepara

para o conflito, a inimizade e a guerra.

Sempre que há competição, é muito provável que exista

inimizade. Como você pode ser amigável com pessoas que estão

competindo consigo, que são perigosas para você e para quem você é

perigoso? Ou elas vencerão e você será derrotado, ou você será o

vencedor e elas terão que ser derrotadas.

Assim, tudo o que vocês chamam de amizade, é simplesmente uma

fachada, uma formalidade. É um tipo de lubrificante que faz a vida se

movimentar suavemente, mas no fundo ninguém é amigo. Mesmos os

amigos não são amigos pois eles estão se comparando, uns com os

outros, brigando uns com os outros. Este mundo tornou-se um campo

de guerra devido à educação orientada para a ambição e a política.

Quando um homem se volta para dentro o problema surge: o que ele

fará com sua raiva, inimizade, agressão e violência? Agora ele está só;

ele começará a se torturar, ele ficará raivoso consigo mesmo. Isto é o

que são os chamados Mahatmas. Por que eles se torturam? Por que eles

jejuam? Por que eles se deitam em camas de espinho? Quando existe

uma árvore com uma bela sombra, por que eles permanecem em pé sob

o sol quente? Quando está quente, por que eles se sentam ao lado do

fogo? Quando está frio, por que eles permanecem em pé nus dentro dos

rios ou na neve? Estes são os políticos invertidos. Primeiro eles

estavam brigando com os outros. Agora não há com quem brigar e eles

estão brigando consigo mesmos.

Eles são esquizofrênicos, eles estão divididos. Agora é uma guerra civil,

eles estão lutando contra o corpo. O corpo é a vítima dos seus

chamados Mahatmas. O corpo é inocente, ele não fez coisa alguma

errada para você, mas as suas chamadas religiões seguem ensinando

que o corpo é o inimigo; torture-o.

A jornada extrovertida era uma jornada de sadismo. A introvertida se

torna uma jornada de masoquismo, você começa a se torturar. E

existe um certo prazer, uma certa alegria pervertida em se torturar. Se

você pesquisar na história, ficará surpreso, você não acreditará no que

o homem tem feito consigo mesmo.

Pessoas têm ferido seus corpos e têm mantido aquelas feridas sem curá-

las; porque o corpo é o inimigo. Existem seitas cristãs, seitas hindus,

seitas jainas e muitas outras que se tornaram muito astutas, habilidosas

e eficientes no que diz respeito à tortura do próprio corpo. Eles

desenvolveram grandes métodos de como torturar o corpo. (...)

Toda espécie de estupidez tornou-se possível por causa de um simples

erro. O erro é: enquanto você vive externamente, você tentar fazer com

que a vida seja difícil para os outros; e quando você começa a se voltar

para dentro, existe uma possibilidade de que a velha mente tentará

fazer com que a sua vida seja difícil. Lembre-se de que o buscador

interior tem que estar confortável, porque somente numa situação

confortável, num estado relaxado, alguma coisa pode

acontecer.

Quando você está tenso e desconfortável, nada é possível. Quando

você está tenso e desconfortável, sua mente está preocupada, você não

está num espaço de silêncio. Quando você está faminto, como você

pode estar num espaço de silêncio. E as pessoas têm ensinado a jejuar e

dizem que o jejum o ajudará a meditar.

Uma vez ou outra, o jejum pode ajudá-lo a ter uma saúde melhor, ele

tirará alguns quilos do seu corpo, quilos desnecessários. Mas o jejum

não pode ajudar a meditação. Quando você está jejuando,

constantemente estará pensando em comida. (...)

As pessoas que estão reprimindo suas fomes, estão constantemente

pensando em comida. É natural. Como você consegue meditar? Quando

você está jejuando, cardápios e mais cardápios começam a flutuar em

sua mente, eles vêm de todos os lugares; belos pratos. Com todo o

cheiro de comida, pela primeira vez você começará a sentir que seu

nariz está vivo, e que sua língua está viva. É bom jejuar de vez em

quando para que você possa se interessar novamente pela comida, mas

isso não é bom para a meditação. É bom para que seu corpo fique um

pouco mais sensitivo e assim você possa saborear novamente. O jejum

deve estar a serviço da festa.

É bom não comer de vez em quando, assim o apetite pode voltar. Para a

saúde é bom, mas a meditação nada tem a ver com isso. Será mais

difícil meditar quando você está com fome do que quando você está

totalmente satisfeito. Sim, comer demais lhe trará problemas de novo,

porque quando você come em demasia você se sente sonolento. E

quando você não come nada você se sente faminto.

Estar no meio é o caminho certo: o Meio Dourado.

Coma de modo que você não sinta fome, mas não coma demais para

você não ficar sobrecarregado, sonolento. E a meditação será mais fácil.

O Meio Dourado tem que ser seguido de todas as maneiras, em todo

tipo de situações.

Esteja confortável, esteja relaxado. Não há qualquer necessidade de se

torturar, nem de criar problemas desnecessários. Abandone essa

mente de raiva, violência e agressão; e somente então você

conseguirá mover-se para dentro. Porque somente numa consciência

relaxada é possível flutuar internamente, cada vez mais fundo. Em

completo relaxamento alcança-se o centro mais interno. (...)"

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