Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Educar...

Educação é uma palavra que é necessario rehabilitá-lo, porque o futuro há de pertencer aos povos mais educados.
Só a educação fecunda os sonhos de gloria, abre caminho às realizações audaciosas, torna possíveis as reformas profundas e permite uma adaptação proveitosa às novas formas de viver. Sem educação não havera reforma social que vingue! Debalde se renovarão as leis, se não se modificarem os costumes.
Os individuos educados dominam a vida, modificam-na, aperfeiçoam-na. Os que desprezam a educação deixam-se viver... ate que chega a ocasião de morrerem.
Já Kant escreveu: "Só pela educação o homem pode vir a ser um homem. Ele sera o que a educação dele fizer".
A educação aproximara os homens. O progresso material ameaça a segurança da sociedade pela má utilização que dele se faz: a educação dará ao homem a justa medida das suas possibilidades e a verdadeira noção dos seus direitos e deveres.
A educação é a última ratio do equilibrio social.
Educar!...
Mas o que é que se deve entender hoje por educar?
Educar é formar homens. É transferir às gerações novas o patrimonio acumulado à custa do labor esforçado das gerações passadas: patrimonio intelectual, moral, artistico e tecnológico.
Educar é desenvolver a personalidade do indivíduo de modo que se lhe faculte a realização das suas potencialidades, a expansão das aptidões que possue um germe.
Educar é cuidar do desenvolvimento da pessoa, cultivando-lhe os bons instintos e propórcionando-lhe um derivativo para os maus.
Educar é formar hábitos úteis e positivos com a natureza e fins do homem.
Educar é cultivar o esforço e formar a vontade.
Educar é desenvolver na pessoa a capacidade de compreensão, domínio e apreciação da vida.
Educar é abrir ao homem o caminho da perfeição e amparar-lhe os primeiros passos na senda difícil; é ajudá-lo a libertar-se das grilhetas que o prendem à miséria da sua condição.
Educar é fazer do homem lobo, de Hobbes, a pessoa humana sagrada de Cristo.
Educar é assegurar o aperfeiçoamento social, e disciplinar a actividade humana, é melhor a vida e torná-la digna de ser vivida.
Mas educar é terefa muito complexa!
A obra educativa tem algo de arte, muito de ciencia e muito de filosofia. De arte, enquanto pratica um método; de ciencia, enquanto se preocupa com o ser a educar; e de filosofía, quando olha ao ideal, ao fim da educação.
Educar - obra necessária.
Educar - empresa difícil.
Educar - tarefa mal compreendida.
Pais, professores, chefes! Eis a nossa principal missão: educar.
Se não cumprirdes traireis a vossa função humana.

Do livro "O GRANDE PROBLEMA, Estudos Sobre Educação", de Jose F. Rodrigues, 1943 Lisboa.

Nenhum comentário: