Páginas

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

GEORGE BUSH X SADAM HUSSEIN

GUERRA NO GOLFO

O Iraque invade o Kuwait em 2 de agosto de 1990. Sadam Houssein reivindica esse rico territorio como parte integrante de seu país.
Grande parte dos países do mundo não concordam. O Iraque é invadido pelas forças aliadas comandada pelos Estados Unidos, e em 7 de agosto, forças norte-americanas começaram a chegar à Arabia Saudita. É a chamada operação Escudo no Deserto.
Em 17 dejaneiro de 1991 um maciço ataque aéreo é desfechado contra o Iraque.
As tropas aliadas ultrapassam a 600 mil soldados, sendo 550 mil, norteamericanos. O nome código da operação dos aliados passa a chamar-se Tempestade no Deserto.
27 de janeiro, as forças iraquianas estão batidas e a guarda republicana, encurralada no vale do Eufrates.
Em 27 de fevereiro de 1991, o presidente norte-americano George Bush declarava "A partir da meia-noite de hoje, as ações militares ofensivas contra o Iraque serão suspensas."
Sadam havia perdido a guerra. O Kuwait estava libertado.
Os acontecimentos posteriores mostraram que, apesar dos granddes danos materiais, o poderio militar dos iraquianos não se enfraqueceu muito. Embora tenha abdicado das atitudes belicosas anteriores a 1991, Hussein continua no poder, consolidando sua ditadura, massacrando as minorias etnicas dentro de sua fronteira - como os curdos - que se opõem a seu poder. Ficou no ar uma incomoda pergunta: "Não seria melhor levar a guerra até o fim, mesmo ao custo de muitas vidas perdidas, eliminando-se porém do cenario internacional a figura de Hussein a tecer comentarios sobre seus genros "

(Manual Dudático de Pesquisas)

Nenhum comentário: